sexta-feira, 28 de outubro de 2016

"You Spin Me Round (Like A Record)" Dead Or Alive (1984)

por Paulo Neto

O ano de 2016 continua a reclamar mortes no mundo da música e no domingo passado foi a vez de Pete Burns, o vocalista dos Dead Or Alive, vítima de ataque cardíaco aos 57 anos de idade.
Não podendo ser considerados one hit wonders, já que tiveram quatro singles no top 20 britânico e dois no americano, a discografia dos Dead Or Alive fica indelevelmente marcada pelo seu grande sucesso "You Spin Me Round (Like A Record)", uma daquelas canções indispensáveis em festas temáticas e/ou em compilações de música dos anos 80. 



Os Dead Or Alive formaram-se em Liverpool em 1980, após um efémero projecto punk gótico denominado Nightmares In Wax. Apesar desde logo terem-se destacado na cena independente, a notoriedade só começou a surgir em 1984 com o lançamento do primeiro álbum "Sophisticated Boom Boom", que continha uma versão do clássico disco-sound "That's The Way I Like It" de K.C. & The Sunshine Band chegou ao n.º 21 do top britânico. Por esta altura, e após diversas mudanças na formação da banda, os Dead Or Alive eram compostos por Pete Burns, Stephen Coy (bateria), Mike Percy (baixo) e Tim Lever (teclas). Um quinto elemento, Wayne Hussey, deixou a banda pouco antes do lançamento do primeiro álbum. Hussey seria mais tarde guitarrista dos Sisters Of Mercy e vocalista dos The Mission.


"You Spin Me Round (Like A Record)" foi o single de apresentação do segundo álbum "Youthquake". Editado em Novembro de 1984, enveredou numa lenta mas segura escalada pelo top britânico até atingir o primeiro lugar em Março de 1985. Nada mau para uma canção que, segundo Pete Burns, a editora da banda tinha odiado, ao ponto de ter sido a própria banda a financiar a gravação e a produção do vídeo. Foi também o primeiro single n.º1 produzido pelos Stock, Aitken & Waterman que nos anos seguintes seriam a equipa de produtores de maior sucesso. 
Além do Reino Unido, "You Spin Me Round (Like A Record)" foi n.º 1 no Canadá, na Irlanda e na Suíça. Pela sua imagem excêntrica e andrógina, Pete Burns foi comparado a outros cantores da época com o mesmo estilo como Boy George e Marilyn.   
Embora algo longe do sucesso desse tema, os Dead Or Alive continuaram a ter mais algum sucesso com os singles e álbuns seguintes, com destaque para "Lover Come Back To Me", "In Too Deep" , "Brand New Lover" e "Something In My House".   

A partir de finais dos anos 80, o sucesso dos tops desvaneceu mas os Dead Or Alive continuaram sempre no activo, com várias mudanças na formação, da qual Pete Burns e Stephen Coy foram os únicos que resistiram até ao fim, editando mais três álbuns entre 1991 e 2000. Entretanto, "You Spin Me Round" continuou a girar e voltou a fazer sucesso em mais ocasiões: em 1998 pela sua inclusão no filme "The Wedding Singer - Um Casamento Quase Perfeito", em 2003 numa nova versão para promover um álbum best of e em 2006, após a participação Pete Burns numa edição do Big Brother Famosos britânico.





No entanto, nos últimos anos Pete Burns fazia notícia por motivos que nada a tinham a ver com a sua música. Nomeadamente, o seu vício por cirurgias plásticas que o deixaram completamente desfigurado, incluindo uma que rebentou os seus lábios. A sua participação no Big Brother Famosos britânico, onde ficou em quinto lugar, também gerou controvérsia por trazer para a casa um casaco alegadamente feito de pele de gorila. Mais tarde veio-se a descobrir que era na verdade feito de pêlo de outro tipo de macaco e que tinha sido importado antes de artigos com pele deste macaco ter sido considerada ilegal, pelo que não foram apresentadas queixas. 
Curiosamente apesar da sua aparência, Pete Burns esteve casado durante 26 anos com uma mulher, Lynne Corlett, que conheceu quando trabalhavam ambos num salão de cabeleireiro. Sobre a sua sexualidade, afirmou uma vez: "Querem sempre saber: sou gay, bi, trans ou o quê? Eu digo, esqueçam tudo isso. [Para mim] terá de haver uma terminologia completamente diferente e não acho que ainda a inventaram. Sou apenas o Pete."

Pete Burns pode ter morrido mas a sua música continuará viva, nomeadamente uma certa canção que continua a girar nas rádios e nas discotecas um pouco por todo o mundo. Além da versão original e regravações dos Dead Or Alive, "You Spin Me Round (Like A Record)" já foi gravado por outros artistas, como Jessica Simpson, o cantor belga Danzel e a banda de nu metal Dope. Em 2009, o hit internacional "Right Round" de Flo-Rida com a participação de uma então pouco conhecida Kesha, tinha elementos de "You Spin Me Round (Like A Record)". O tema foi também eleito em 2015 como o 17.º mais popular single n.º 1 do top britânico dos anos 80 numa sondagem nacional no Reino Unido.

"Lover Come Back To Me" (1985)



"In Too Deep" (1985)


"Brand New Lover" (1986)


"Something In My House" (1987)

 

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...