segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Quando Eles Descobriram Que o Pai Natal Não Existia (1995)


Parafraseando Baptista Bastos: "Onde é que estava, quando descobriu que o Pai Natal não existe?". Inevitável como a morte e os impostos, descobrir a verdade sobre o simpático senhor de barbas pode ser um trauma que acompanha uma pessoa para sempre ou apenas mais uma lição de vida: "os adultos mentem". Interrogando-se sobre essa dúvida existencial, em 1995 a revista Maria decidiu perguntar ao famosos nacionais como tudo se passou. Não sou famoso, mas no meu caso, as primeiras dúvidas aconteceram por volta dos três ou quatro anos, quando vi num armário o tradicional fato vermelho. Também achei suspeito o Pai Natal chegar não pela chaminé, mas pela porta de um quarto na casa da minha avó paterna. 
Mas, vamos ao que interessa. Como sabem, basta clicar sobre as fotos para as ver em maior detalhe e mais fáceis de ler:
 
"Quando Eles Descobriram Que o Pai Natal Não Existia":
"Simpático e bondoso, o Pai Natal povoa a imaginação de todas as crianças, fazendo as suas delícias na época do Natal. Mas como qualquer outra fantasia, também esta acaba por se perder. Saiba como é que as figuras públicas descobriram que o Pai Natal era apenas fruto da sua imaginação."

Texto do inquérito: Sandra Silva, Daniela Oliveira e Teixeira Lopes.

Vamos ver em mais pormenor:
A primeira figura a ser inquirida foi Manuel Luís Goucha - na sua versão bigode farfalhudo, que nesse ano apresentou na RTP os concursos "A Grande Pirâmide" [video], e "Efe-Erre-A" (isso mesmo, competições entre tunas académicas). Segundo Goucha, descobriu com oito anos que o Pai Natal não existia por um "descuido" da mãe. Descuido é maneira de dizer, porque ele é que foi vasculhar debaixo da cama. Mas depois da desilusão garante que "o Natal foi ganhando outra magia". Ao lado do artigo, uma foto a preto e branco do jovem Goucha junto á árvore de Natal e presentes.
 A modelo, apresentadora e Miss Portugal 1990, Carla Caldeira - actualmente afastada da vida pública - diz que "foi um pouco traumático" descobrir, mas defende que "se deve transmitir aos filhos" essa fantasia.
 O futuro "tio careca" Nuno Graciano, (em 1995, apresentou com Julie Sargeant o "Televisto", na TVI) afirma que quando o pai "tirou as barbas e mostrou-me que era ele, o que eu já desconfiava" e ainda que "fiquei contente por (...) aquela figura simpática, ser o meu pai".
 A bela Sofia Alves, na altura com 22 aninhos, participava na novela da RTP "Desencontros". E conta que a desilusão aconteceu no colégio, onde "viu por acaso a educadora a tirar o fato e as barbas de Pai Natal". Em seguida, uma figura desconhecida do panorama artistico português: Herman José - na época á frente do talk-show "Parabéns" (1993-96) - descobriu na primária, através de colegas "menos sonhadores". No seu estilo afirma que "foi um choque do qual ainda não recuperou".
Pedro Abrunhosa, que no ano anterior lançou o album de êxito "Viagens" (1994) estava na ribalta com a sua voz e figura invulgares. E a sua resposta não podia deixar de ser irónica, referindo o caso da oferta de electrodomésticos na campanha eleitoral do major Valentim Loureiro, que em 1993 venceu a Câmara de Gondomar. Tal como no caso de Herman José, foram coleguinhas da escola que contaram a verdade a Anabela Mota Ribeiro, que em 1995 apresentava a "Praça da Alegria" (1995-2014) com Manuel Luís Goucha, e os "Jogos Sem Fronteiras". "Uma tristeza" recorda a apresentadora.

E vocês, caros leitores? Como e quando descobriram que o Pai Natal não existia?

Artigo retirado da revista Maria Nº 893, da semana de 20 a 26 Dezembro de 1995.

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

2 comentários:

  1. Belo artigo! Eu descobri que o Pai Natal não existia, ainda era um miúdo pequeno, mas a minha mãe ensinou-me uma coisa: O Pai Natal existe mesmo, mas não precisa de vestir-se de vermelho e branco e trepar pelas chaminés, pois o Pai Natal existe dentro do ego de cada pessoa. Pergunta: durante anos, qual foi o teu Pai Natal? Para mim, foi a minha mãe, para outros, sabe-se lá. Um Natal muito feliz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Miguel :)
      Era bom que mais pessoas abraçassem esse lado de Pai Natal que podemos ter dentro de nós, seria um Mundo melhor, concerteza.
      Boas Festas!

      David

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...