sábado, 28 de junho de 2014

Conheces a tua terra? (1985-86)



"Conheces a Tua Terra?". Como a minha recordação deste programa é zero, fui roubar a sinopse ao site da RTP:
"Com autoria de Santos Careto, a série juvenil "Conheces a Tua Terra?" pretende ser um trabalho que mostra as coisas boas de Portugal aos mais novos.
Assim, tomando como ideia central de cada episódio uma viagem de alguns jovens pelo país, os programas levam-nos a Alcácer do Sal, a Monchique, a Juromenha, a Sortelha, a Olhão e a Castro Marim, entre outros locais.
Estas viagens são um pretexto para que os jovens conheçam as paisagens, a culinária, as atracções turísticas, a cultura e outros aspectos característicos de cada uma das terras visitadas."

Vim dar com este programa por acaso, ao navegar pelo Facebook e deparar com uma imagem da programação juvenil (creio que da revista Maria, ou Nova Gente), marcada como sendo de Janeiro de 1984. E um dos programas previstos para as 12 horas de Sábado era "Conheces a tua terra?", com a indicação "Olhão I". 
Fonte: José Luis Proença

Fonte: Diário de Lisboa, 17 Janeiro 1986.

Ora, não podia deixar passar a oportunidade de saber mais sobre um programa dedicado à minha terra. Fui investigar, mas em  Janeiro de 1984, nenhum Sábado calhou no dia 18. Por palpite, experimentei saltar dois anos e lá estava em 18 de Janeiro de 1986. Infelizmente, sem mais indicações que o título do programa. Curiosamente o IMDB indica que este programa estreou em 1991! No entanto, fornece a informação que a actriz Isabel Simões fazia parte do elenco.
Quem souber mais detalhes, vídeos, etc, desta edição ou outra do programa, partilhem connosco!

Actualização:
Entretanto consegui confirmar as seguintes datas de emissão. Nota: Coloquei os links para os videos correspondentes no RTP Arquivos:

Fonte: 1)Anuário RTP 1986.
Fonte: 2)RTP Arquivos

Actualização: Um grande obrigado ao Paulo Neto que descobriu esta preciosidade no site "RTP Arquivos":
As duas emissões que chamaram a minha atenção, emitidas dias antes de eu completar 7 anos de idade. Portanto, se os vi na TV, há muito foram esquecidos. Mas claro que vou aproveitar para os assistir com atenção. Talvez eu apareça nas filmagens! 


Podem assistir os outros neste link. Mas vou colocar os links individuais acima junto ás datas de emissão.

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

2 comentários:

  1. Uma coisa: eu acho que a página de programação infantil em questão (que, claro, é de 1986) vem da TV Guia - isto pelo tamanho da fonte original por digitalização + pela grafia que a TV Guia começava a definir nos meados dessa década... e também pelo facto de que a Maria (para além de ser tamanho pequno) não dava assim tanto destaque à programação televisiva (pelo que já vi na vossa conta do Facebook) e de que a Nova Gente continuava nessa altura a ter a parte de televisão como destacável do tamanho da revista Maria...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É provável sim, eu sei que tenho algures em arquivo uma página da programação infantil parecida a esta, mas ainda não a encontrei para confirmar

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...