terça-feira, 17 de junho de 2014

México 86 - Calendários de bolso do Mundial (1986)


O "México 86", a 13ª edição da "FIFA World Cup", o Campeonato do Mundo de Futebol da FIFA de 1986 (ou Copa do Mundo de 1986, como dizem no outro lado do Atlântico) foi o primeiro grande evento futebolistico de que tenho algumas lembranças; no de 82 tinha ai uns 3 anos, só me elmbro do Naranjito. Quer dizer, do México de 86 praticamente só me lembro de alguns produtos de merchandising que andaram cá por caasa, na altura já não ligava muito a futebol. E na década de 80, um produto inevitável, que surgiam como cogumelos, eram os famosos calendários de bolso dedicados ao acontecimento futebolistico do ano.
Escrevo isto em pleno Mundial de 2014 no Brasil, e pareceu-me a altura ideal para ir aos arquivos recordar alguns destes exemplares:

Este primeiro é decorado frontalmente por uma foto de um boneco do simpático masquote do México 86, a pimenta Pique:
 No verso do calendário, um logo que não é o oficial (desconheço se havia outros logotipos oficiais).
O mesmo logotipo surge no verso destes calendários, dedicados às selecções dos países participantes, neste caso a Bélgica, Brasil e Uruguai. Notem que os nomes dos países estão em francês, o que indicia que estes calendários tenham sido adaptados de alguma colecção do país do Asterix.
 De certeza que os nossos leitores mais fanáticos  fãs da bola, reconhecem todos estes individuos nas fotos!


Finalmente um calendário com o logo oficial, com a fonte de letra corecta e o símbolo da bola de futebol e os dois globos terrestres,a companhados de uma ilustração do Pique e o nome de três jogadores da selecção da Coreia (do Sul): Byung-Duk, Joo-Sung e Soon-Ho.
 No entanto, por ausência de créditos, não consegui identificar se este era oficial ou não.
 Um que decerto não é oficial, tanto a nível de ilustração como tipo de letra:
 As camisas "Califa" incluiram no calendário um útil guia das transmissões televisivas do Mundial.
No verso, um clássico dos calendários: uma régua, em centímentros e outra em polegadas!

E finalmente, um calendário oficial, que ao mesmo tempo é um crossover com outra marca famosa: "Sport-Billy", aqui o nº 30 da colecção de 104 da Impala. O "Sport-Billy" - originário da banda desenhada europeia e popularizado pela série animada da Filmation - foi a mascote de fair play dos Campeonatos do Mundo.





Mais calendários aqui no blog: "Enciclopédia de Cromos: Calendários" e no Tumblr: "Calendários".

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...