sexta-feira, 6 de junho de 2014

A Guerra das Estrelas - A Estreia em Portugal

Pouco há a acrescentar ao que já foi escrito sobre a saga "Star Wars", "A Guerra das Estrelas" em português de Portugal. Mas achei interessante recordar a sua estreia em território nacional.

Star Wars” ("A Guerra das Estrelas"), futuramente conhecido por “Star Wars Episode IV: A New Hope” ("Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança"estreou nos EUA no dia 25 de Maio de 1977.
Em Portugal, a estreia ocorreu a 6 de Dezembro de 1977, com a classificação de ‘Não Aconselhado a Menores de 13 anos’.
E o que tinha a crítica nacional ( parte dela pelo menos) a dizer sobre este clássico intemporal, que revolucionou o cinema há quase quatro décadas? Vejamos:
"Um filme de delirante imaginação, espécie de colagens de todos os géneros cinematográficos unificado sob o rótulo de ficção cientifica, pretexto para um infindável número de trucagens.
Sem a perfeição e profundidade de 2001, A guerra das estrelas é um imenso divertimento, a exploração de todas as histórias da nossa juventude, um espaço de feliz relaxação. O que não nos deve fazer equecer outros aspectos do filme, menos evidentes”
in Diário de Lisboa 1977/05/10

"Com A guerra das estrelas entramos no domínio do filme fascinantemento lúdico, milimetricamente estudado para nos fazer (com gosto) nele entrar, uma amálgama de muito do imaginário contemporâneo condensado numa obra de ficção científica. e não há quem não goste de, com ele, brincar.
É porém essa evidência, esse operador universal mágico, que acaba por nos levantar algumas reservas. Jogando à defesa, escudando-se no perfeito domínio da técnica e da narrativa, Lucas fez sucesso imediato mas não para durar.” 
in Diário de Lisboa 1977/05/17

"De perfeição técnica e de uma sábia colagem de pedaços do imaginário de todos nós (os ocidentais que leram Flash Gordon vibraram com Shane, viram A Patrulha da alvorada de Hawks e adormecera, adolescentes, com Galahad, Lancelote e Ivanhoe) se faz este tremendo sucesso chamado A Guerra das estrelas.
Jogando, assim, na aceitação garantida, no jogo bonito, epidermicamente empolgante, George Lucas escuda-se numa segurança que não arrisca um milímetro.
É por isso que A Guerra das Estrelas, para além de um breve divertimento lúdico, fica com um certo sabor a desilusão.” 
in Diário de Lisboa 1977/05/24

Apesar do reconhecimento das raízes da saga, o autor das críticas obviamente não consegui prever a longevidade e influência da saga no cinema e na cultura pop das próximas décadas.

O Trailer:

Leitores que foram ver este filme no cinema, queremos saber as vossas experiências! Como foi ver o primeiro capítulo desta space opera no grande ecrán? Pessoalmente, só já assisti a Star Wars na televisão e mais tarde VHS e DVD. Mas fiquei fisgado logo à primeira visualização, mesmo no pequeno ecrã...

Actualização:Antes da estreia do "Episódio 7" da Saga, "Star Wars: O Despertar da Força" ["Star Wars: The Force Awakens"] o crítico de cinema Jorge Mourinha recorda a sua experiência pessoal por altura da estreia do primeiro "Guerra das Estrelas" em Portugal em 1977: "Há muito tempo na longínqua terceira fila do Monumental" [Público].
No Jornal "Público" um artigo assinado por Marco Vaza, desenvolve as reacções de outros críticos em diferentes fontes de imprensa da época: “Sucesso imediato, mas não para durar” [Público].

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

2 comentários:

  1. Gosto particularmente da parte "Lucas fez sucesso imediato mas não para durar.”... 40 anos realmente é pouquinho! Mas ainda assim, já se fazia boa crítica nos anos 70!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahah se adivinhassem!
      mas nesse jornal -de esquerda - lia-se muito ódio à maioria do que era americano ou que não considerassem artístico. muito mudou entretanto e... não :D

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...