terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Geração Heidi vs. Geração Pokémon

por Paulo Neto

 


Ao remexer em papéis antigos numa gaveta, redescobri uma fotocópia com dois recortes do jornal do Fórum Estudante dos meus tempos de universitário em Coimbra, creio que datados de 2002. Segundo uma nota da edição do jornal, tinham recebido os dois textos por e-mail anónimo. Um dos textos resumia a Geração Heidi, correspondente àqueles que na altura tinham à volta de 30 anos, e o outro sintetizava por contraponto a Geração Pokémon a quem pertenciam aqueles então com cerca de 10 anos. Na altura os textos inspiraram-me a escrever um texto semelhante sobre a geração intermédia, a dos que tinham então cerca de 20 anos, à qual eu pertencia e que apelidei de "Geração Tartarugas de Ninja". Neste artigo, pretendo fazer uma transcrição dos textos pondo cada tópico em modo comparativo. O mais engraçado é que agora a Geração Pokémon está na casa dos vintes e já carrega a sua bagagem de nostalgia croma.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Os nomes
Geração Heidi: Chamavam-se Anas "qualquer coisa..." (especialmente Cristina, Filipa, Rita ou Sofia): As outras eram Carla, Sandra ou Sónia. Os rapazes eram João "qualquer coisa" (geralmente Pedro, Paulo ou Nuno) ou Luís Miguel.
Geração Pokémon: Chamam-se Joana, Inês ou Filipa. Ou então Marta, Mariana, Madalena, Mafalda ou Rita. Os rapazes são André, Tiago, Diogo ou Bernardo.

As mães
GH: Muitas eram domésticas e levantavam-se mais cedo para enfiarem almôndegas à força nos termos da escola. As que não eram andavam muito ocupadas nas manifestações e davam dinheiro para comer na cantina.
GP: As mães trabalham até às 8 da noite, passam duas horas paradas no tabuleiro da Ponte a ouvir a Rádio Nostalgia ou a pensar na vida e sabem que descongelar é uma arte.

Principal preocupação dos pais
GH: Que os filhos dessem em doutores.
GP: Que os filhos não dêem em drogados. 


Pequeno-almoço
GH: Papa de qualquer coisa, se possível com leite gordo e muito açúcar, ou então café com leite.
GP: Qualquer coisa que tenha crocante, chocolate e brinde escrito no mesmo pacote.

Lanche
GH: Uma carcaça mole ensopada de doce de morango ou marmelada.
GP: Donuts, batatas fritas, tiras de milho ou snacks de chocolate.

Comida da cantina
GH: Carne assada com massa, bife com massa ou jardineira.
GP: Carne assada com massa, frango com massa, bife com massa.



Levava-se para a escola
GH: Uma mochila verde tipo tropa com fechos de cabedal que encaracolavam ao segundo dia e com inscrições do grupos preferidos. Havia uma régua espetada nos dias de aulas de desenho. Pesavam toneladas.
GP: Uma mochila de rodinhas ou então mochilas impermeáveis de marca, pretas ou azul-escuras. Continuam a pesar toneladas.


Para o início das aulas
GH: Não se conseguia encontra logo os livros escolares. Estavam frequentemente esgotados porque eram os mesmos para toda a gente. Havia quem os forrasse para passarem ao irmão mais novo no ano seguinte. Na papelaria da esquina comprava-se uma embalagem de marcadores, um afia, uma borracha, um esquadro e era suposto que desse para todo o ano.
GP: Vão ao corredor do hipermercado que diz "Regresso às Aulas" e compram milhares de canetas, aguarelas e lápis de cera. Têm coisas sofisticadíssimas dentro dos estojos, principalmente as meninas: borrachas com cheiro a tangerina, elásticos e fitas do cabelo, autocolantes minúsculos e pulseiras.



Em Educação Física
GH: Usava-se sapatilhas brancas e fatos treino azul-escuros, encarnados ou verdes com uma risca branca e uns fechos desconfortáveis que faziam uma marreca à frente. E andava-se todo o dia com aquilo.
GP: As meninas vestem tops e calças de lycra, os rapazes calções. Ambos usam ténis com sola fluorescente e que não digam "Made in Indonesia".


Nas aulas
GH: Faziam-se cadernos de autógrafos onde se escrevia coisas como "Quando fores ao quadro/ não penses no teu amor/ porque podes te enganar/ e beijar o professor." Passavam-se papelinhos.
GP: Jogam Gameboy e mandam SMS pelo telemóvel.

Nas férias
GH: Iam para casa dos avós ou eram deixados à balda.
GP: Vão para campos de férias moer o juízo aos animadores. Os mais sortudos vão para casa de uma migo ou passam 15 dias em Inglaterra a estudar Inglês.



Vestimentas
GH: Vestia-se aquilo que viesse à mão. Blusas verde-eléctrico com golas de bico, calças de bombazine com joelheiras. As meninas podiam ter aplicações de malmequeres de pano, vestiam saias de pregas sem nenhuma forma e sapatos rasos com lacinhos. Ambos usavam pullovers às riscas, camisolas tricotadas pelas mães dois números acima, kispos (que deviam durar no mínimo quatro anos). Não havia Zara. Era normal ser-se muito feio com 10 anos.
GP: Ambos vestem calças e sweatshirts com t-shirts por baixo e ténis em camurça. As meninas usam brincos, pulseiras, molas, ganchos, malinhas, gel fluorescente. Há calças especiais para meninas, mais justas em cima. Tanto eles como elas têm todos os anos roupa nova (alguns todas as semanas). Não é suposto andarem andrajosos, nem no recreio  Conhecem as tendências internacionais. Há marcas que usam e outras só por cima do seu cadáver. Dois anos depois, tornam-se dread.


Trocavam-se
GH: Cromos das Maravilhas da Natureza, da Kate Greenaway ou da caderneta do Benfica.
GP: Trocam-se cartas do Pokémon e brindes dos pacotes das batatas fritas.


Em casa
GH: Brincava-se às bonecas, aos carrinhos e com os bonecos dos Estrunfes. Jogava-se ao Jogo da Glória e ao Monopólio. Batia-se nos irmãos. Com os amigos, jogava-se ao elástico, ao bate-pé e ao quarto escuro. Alguns ficavam a tarde toda a jogar à bola e a andar de bicicleta.
GP: Quem pode, joga computador e fala num chat da Internet até às 4 da manhã. Vê-se televisão  Bate-se nos irmãos. (É bom ver que há coisas que nunca mudam!). Nunca se brinca na rua porque se pode ser raptado por pedófilo. O tempo que não se está na escola, está-se no Inglês, no kickboxing, na natação, na dança, ou então em casa a olhar para o ar. 


Lia-se
GH: A Condessa de Ségur, "Os Cinco", "As Gémeas do Colégio de Santa Clara" e a "Patrícia", a "Turma da Mónica", a "Mafalda" e o "Astérix". Os rapazes liam o "Michel Vaillant". 
GP: A colecção "Uma Aventura", os "Arrepios", o "Clube das Amigas". Os mais intelectuais já se atiraram ao "Harry Potter".


Na televisão
GH: A "Abelha Maia", o "Espaço 1999" (em reposição contínua) e a telenovela "Água Viva". O Vasco Granja e seus desenhos animados checoslovacos, a "Pantera Cor-de-Rosa" e o "Professor Baltazar". Aos domingos, o Júlio Isidro, o "Sítio do Picapau Amarelo", "Dallas", "O Homem da Atlântida", os Marretas, o "Verão Azul" e "Os Anjos de Charlie".
GP: Tudo o que os adultos vêem. Filmes de terror e desenhos animados (às vezes são a mesma coisa). O "Ranger do Texas", o "Zip Zap", programas de videoclips e o "Big Brother". Há quem veja o "Batatoon" por saudades, mas não o confesse. Quem tem TV Cabo, vê o Panda e  o Cartoon Network. Muitos têm toneladas de cassetes com filmes da Disney.


No cinema
GH: "Sete Noivas Para Sete Irmãos", "Sissi", "ET" e a "Música No Coração" pela 2934484.ª vez e "Os Malucos" em outras fases da sua existência.
GP: "O Professor Chanfrado", "Missão Impossível", tudo o que tenha um carro a perseguir um camião (os rapazes), o Brad Pitt ou o Leonardo Di Caprio a perseguir quem quer que seja (as meninas).Ofendem-se quando os querem levar aos desenhos animados, mesmo que depois gostem. 


Ídolos
GH: O Chalana, os Queen, Duran Duran, Bruce Springsteen, Madonna e Bryan Adams.
GP: O Figo, os Anjos, o Miguel e o André, Britney Spears, Jennifer Lopez e os Backstreet Boys. Qualquer banda rock em que pareçam agricultores suecos do século XVIII.


O que se vai recordar
GH: Esfregar a sola dos sapatos novos no passeio. A bola da comida de termo no prato. Verdade ou Consequência. Os "Porcos no Espaço". A tiara de lata da Supermulher, as barbatanas entre os dedos do Patrick Duffy. Os pacotes de Belinhas. 
GP: Ainda não se sabia. Embora alguns falem do cheiro dos ténis do irmão.   

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Amanhã publico aqui o texto que escrevi sobre a geração intermédia entre estas duas, a Geração Tartaurgas Ninja, à qual eu pertencia. Já agora, lanço o desafio: como se poderá chamar e sintetizar a geração daqueles que hoje têm à volta de 10 anos?


Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

12 comentários:

  1. "Geração daqueles que hoje têm à volta de 10 anos?"

    Geração Wireless :)

    ResponderEliminar
  2. Muito bom o texto e as comparações. E ainda haveria mais, mas está muito bom assim. :)

    Podes chama-los de geração PSP ou geração LAN. :)

    ResponderEliminar
  3. Aquilo estava em muitos sites ;)
    Vou já fazer um trabalho no SkyDrive: Geração Pokémon vs. Geração Ben 10

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. GERAÇÃO POKÉMON VS. GERAÇÃO BEN 10
      Os nomes
      Geração Pokémon: Chamam-se Joana, Inês ou Filipa. Ou então Marta, Mariana, Madalena, Mafalda ou Rita. Os rapazes são André, Tiago, Diogo ou Bernardo.
      Geração Ben 10: Basicamente o mesmo.
      As mães
      GP: As mães trabalham até às 8 da noite, passam duas horas paradas no tabuleiro da Ponte a ouvir a Rádio Nostalgia ou a pensar na vida e sabem que descongelar é uma arte.
      GB: As mães ou trabalham em escolas, costumam trabalhar até por volta das 18 horas para ver a novela e/ou fazer o jantar.

      Principal preocupação dos pais

      GP: Que os filhos não dêem em drogados.
      GB: Que os filhos não dêem em... direi apenas: "homens das obras".

      Pequeno-almoço

      GP: Qualquer coisa que tenha crocante, chocolate e brinde escrito no mesmo pacote.
      GB: Basicamente era o mesmo.

      Lanche

      GP: Donuts, batatas fritas, tiras de milho ou snacks de chocolate.
      GB: Donuts, batatas fritas, snacks de chocolate ou tudo o que houver na cantina da escola.

      Comida da cantina

      GP: Carne assada com massa, frango com
      massa, bife com massa.
      GB: Qualquer coisa com massa ou qualquer coisa com nhanha verde por dentro.

      Levava-se para a escola

      GP: Uma mochila de rodinhas ou então mochilas impermeáveis de marca, pretas ou azul-escuras. Continuam a pesar toneladas.
      GB: Mochilas da série "Pucca", pese embora não haja um canal a emitir a série hoje em dia. Ou melhor mochilas do filme "Carros". Ou até mesmo mochilas da série "Ben 10". Ou até mesmo de outras séries como "Phineas e Ferb" ou "A Casa do Mickey Mouse".

      E o Pluto cagou-se :P

      Para o início das aulas

      GP: Vão ao corredor do hipermercado que diz "Regresso às Aulas" e compram milhares de canetas, aguarelas e lápis de cera. Têm coisas sofisticadíssimas dentro dos estojos, principalmente as meninas: borrachas com cheiro a tangerina, elásticos e fitas do cabelo, autocolantes minúsculos e pulseiras.
      GB: Mais uma vez, era basicamente o mesmo. Só que com tanto material escolar do Ben 10 ou do Phineas e Ferb... ou até mesmo da Hello Kitty.

      Em Educação Física

      GP: As meninas vestem tops e calças de lycra, os rapazes calções. Ambos usam ténis com sola fluorescente e que não digam "Made in Indonesia".
      GB: Uniformes escolares específicos que até estragam certos balneários escolares.

      Nas aulas

      GP: Jogam Gameboy e mandam SMS pelo telemóvel.
      GB: Nas salas de estudo, ouvem-se músicas no telemóvel com os fones nos ouvidos. Também mandam SMS.

      Nas férias

      GP: Vão para campos de férias moer o juízo aos animadores. Os mais sortudos vão para casa de um amigo ou passam 15 dias em Inglaterra a estudar Inglês.
      GB: Vão para casa de um amigo e jogam na consola, ou joga-se na consola em casa com ou sem um amigo.

      Vestimentas

      GP: Ambos vestem calças e sweatshirts com t-shirts por baixo e ténis em camurça. As meninas usam brincos, pulseiras, molas, ganchos, malinhas, gel fluorescente. Há calças especiais para meninas, mais justas em cima. Tanto eles como elas têm todos os anos roupa nova (alguns todas as semanas). Não é suposto andarem andrajosos, nem no recreio Conhecem as tendências internacionais. Há marcas que usam e outras só por cima do seu cadáver. Dois anos depois, tornam-se dread.
      GB: Quase o mesmo, só que há tanta roupa dos desenhos animados à venda nas lojas.

      Trocavam-se

      GP: Trocam-se cartas do Pokémon e brindes dos pacotes das batatas fritas.
      GB: As trocas foram reduzidas. Ainda há cadernetas dos cromos de futebol, só que o impacto não é tanto.

      Eliminar
    2. Em casa

      GP: Quem pode, joga computador e fala num chat da Internet até às 4 da manhã. Vê-se televisão. Bate-se nos irmãos. (É bom ver que há coisas que nunca mudam!). Nunca se brinca na rua porque se pode ser raptado por pedófilo. O tempo que não se está na escola, está-se no Inglês, no kickboxing, na natação, na dança, ou então em casa a olhar para o ar.
      GB: Facebook, ver tantas séries na net com legendas, mais Facebook, pouco tempo de estudo, enviar SMS.

      Lia-se

      GP: A colecção "Uma Aventura", os
      "Arrepios", o "Clube das Amigas". Os mais intelectuais já se atiraram ao "Harry
      Potter".
      GB: O Diário de um Banana, os livros da saga Crepúsculo e uns quantos livros de histórias de vampiros.

      Na televisão

      GP: Tudo o que os adultos vêem. Filmes de terror e desenhos animados (às vezes são a mesma coisa). O "Ranger do Texas", o "Zip Zap", programas de videoclips e o "Big Brother". Há quem veja o "Batatoon" por saudades, mas não o confesse. Quem tem TV Cabo, vê o Panda e o Cartoon Network. Muitos têm toneladas de cassetes com filmes da Disney.
      GB: Tudo o que os adultos vêem. Reality shows com badalhocas. Costumam ver alguns canais de séries e canais infantis. As cassetes de filmes da Disney? Ou foram para a vida do lixo ou foram entregues a escolas.

      Canais da moda

      GP: O Cartoon Network (para aprender inglês, claro), o Canal Panda (por causa do Doraemon e dos animes), a MTV (quando passava MUSIC na TELEVISION, para alguns), e é só.
      GB: O Disney Channel (só por causa das séries com risos enlatados), o Canal Panda (apesar de já ser meio infantil), o Panda Biggs (várias razões), o Nickeloden (séries, séries, séries, séries) e canais cujo nome começa em FOX ou em AXN (séries, séries, séries, séries, séries o_O). E o Cartoon Network? Já pouca gente vê. Ficou cansado de ver o canal.

      No cinema

      GP: "O Professor Chanfrado", "Missão Impossível", tudo o que tenha um carro a perseguir um camião (os rapazes), o
      Brad Pitt ou o Leonardo Di Caprio a perseguir quem quer que seja (as meninas).Ofendem-se quando os querem levar aos desenhos animados, mesmo que depois gostem.
      GB: Tudo o que envolva vampiros. Ah, e o Carros.

      Ídolos

      GP: O Figo, os Anjos, o Miguel e o
      André, Britney Spears, Jennifer Lopez e os Backstreet Boys. Qualquer banda rock
      em que pareçam agricultores suecos do século XVIII.
      GB: O Ronaldo, os One Direction, a Selena Gomez, o Justin Bieber, os Jonas Brothers, entre outros.

      O que se vai recordar

      GP: Ainda não se sabia. Embora alguns falem do cheiro dos ténis do irmão.
      GB: Talvez quase tudo.

      Eliminar
    3. Muito bem, o texto do Paulo a inspirar os leitores :)

      Eliminar
  4. Está demais este post... um comparativo realmente engraçado.

    E isto é tão verdade:
    "Tudo o que os adultos vêem. Filmes de terror e desenhos animados (às vezes são a mesma coisa)"

    Um nome para a geração actual? Talvez a "zapping"
    Sei lá... mas terá de ser algo relacionado com as altas-tecnologias (consolas, jogos portáteis, internet, smart-phones, tv por subscrição, os videos YouTube, etc...) São a geração de quererem ver no exacto momento o que lhes apetece ver e não como já fomos de aguardar pela hora de exibição. São inconstantes e voláteis no gosto... o que gostam muito hoje passadas semanas já não querem saber porque já adoram outra coisa.
    Daí me parecer a geração zapping... just saying.

    ResponderEliminar
  5. Armindo, Narrador, realmente foi uma excelente ideia do Paulo fazer esta comparação :)

    ResponderEliminar
  6. Geração Heidi, Tartarugas, Pokemon, Ben 10 etc etc não estou em nenhuma, é por estas razões que almoço sempre sozinho na cantina!!

    ResponderEliminar
  7. Eu sou da geração Pokémon!
    Também via o Zip Zap e ainda me lembro do Buéréré da Ana Malhoa! Já sou tão velho lol.
    Via tudo o que era desenho animado na altura.
    Bons tempos!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...