quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Tudo em Família (1977-1981)


“Tudo em Família” / "Soap" [1977-1981]
Sitcom que parodiava as novelas da TV americana (as “sopa operas”), durou 85 episódios, distribuídos por 4 temporadas. Deu origem a outra sitcom, mais tradicional: “Benson” (1979-1986), protagonizado por Benson (!), que em “Soap” era o mordomo  da rica família Tate, encabeçada por Jessica Tate e o infiel Chester Tate. A outra familia, os Campell são encabeçados por Mary, irmã de Jessica. Acrescenta-se traições, mentiras, gangsters, filhos, assassinatos, algumas bizarrias, etc, e estão postos os ingredientes  para exagerar e parodiar as situações típicas das novelas.
Apurei que terá sido exibido em Portugal em 1983 ou 1984, antes de ter “passado na SIC Comédia, era a história de duas irmãs”, que nas palavras da Mafalda Martins (que sugeriu este cromo) abordou com relativa  naturalidade “alguns temas, como por exemplo a homossexualidade”, questões raciais, infidelidade e outros tabus, que tornaram o programa polémico, ainda antes da exibição! Esta confusão só ajudou às audiências, desta comédia nocturna, que apesar de um mix de criticas negativas/positivas, e com o passar do tempo, principalmente depois do cancelamento, os elogios, principalmente para a força o elenco. O cancelamento foi oficialmente causado pela baixa de audiências, mas suspeita-se de pressões dos anunciantes. Em 2007, a revista Time incluiu “Soap” na lista dos “100 Melhores Programas de Todos os Tempos”.





Publicado anteriormente no Minicromo: http://enciclopediadecromos.tumblr.com/post/30167694006/soap-tudo-em-familia-1977-1981-sitcom-que

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

8 comentários:

  1. Sou sincera...gostei muito mais do spin-off "Benson" que durou mais tempo que a série original (1979-1986)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa também passou na SIC Comédia, ou foi na RTP?

      Eliminar
    2. Também passou na SIC Comédia, eu séries antigas só via nesse canal! :P
      Hás-de falar também aqui no Modelo e Detective! :)

      Eliminar
    3. sim, o "Modelo e Detective" é obrigatório!

      Eliminar
  2. Lembro-me de também ter passado na RTP 2 algures na segunda metade dos anos 90.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dai não me ser estranho o Benson...

      Eliminar
    2. Falo do Soap. O Benson deu nos anos 80 e depois na SIC Comédia (foi lá que se estreou em TV um tal de Jerry Seinfeld.)

      Eliminar
    3. Ok. E não sabia que o Seinfeld tinha começado assim :)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...