sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

Vinhetas e separadores da TVI (Anos 90)

No dia em que a TVI celebra mais um aniversário (já 33 anos?), propomos recordar alguns elementos da sua história mais antiga, nomeadamente separadores e vinhetas dos anos 90. Infelizmente, só a muitos espaços que a atual direção da TVI se propõe a relembrar este período e como tal existem muitos programas do canal da década de 90 que continuam como lost media. Por exemplo, só recentemente é que a telenovela "Telhados De Vidro" exibida nos seus primórdios foi disponibilizada no TVI Player, após largos anos a ser semi-ignorada pela estação. 
Mas vamos então analisar alguns destes elementos, graças ao acervo do canal do YouTube Grafismos Portugueses.

Quando iniciou as emissões no dia 20 de Fevereiro de 1993, a TVI apresentava-se como um projeto claramente associado à Igreja Católica e com um ligeira preferência para ser referida como "a 4". Daí que o seu primeiro logótipo foi um 4 que fazia lembrar a Cruz de Cristo das caravelas portuguesas. Algumas das vinhetas faziam mesmo lembrar velas de navios. O logótipo teve variantes de várias cores, mas a versão mais standard, que era aquela que aparecia no canto superior direito do ecrã, era com um 4 amarelo sobre um fundo vermelho.


Este grafismo foi concebido pela empresa de design britânica Lambie-Nairn. O seu líder, Martin Lambie-Nairn (1945-2020), foi o responsável pela criação, entre outros projetos, do icónico logótipo do Channel 4 britânico e de toda a remodelação visual da BBC em 1997. A sonoridade utilizada nestes separadores foi da autoria do conceituado compositor franco-libanês Gabriel Yared. (Não sei se foi composta propositadamente para o efeito ou se foi adaptada de outro trabalho dele.)

O genérico do bloco informativo "Informação 4" apostava num visual mais colorido.


A já referida telenovela "Telhados De Vidro" também viu o 4 a ser integrado no seu genérico de enceramento, para assinalar a co-produção entre a TVI e a Atlântida, a produtora de Tozé Martinho.


Nos seus primeiros sete meses de emissões, enquanto a RTP fechava as emissões com o hino nacional e a SIC com o seu próprio hino, a TVI optava por uma animação 3D de uma igreja, um frase inspiradora e uma versão suave ao piano da sua sonoridade. Mas depois de Setembro de 1993, passou apenas a utilizar uma versão ligeiramente mais prolongada da vinheta da vela com um 4 antes de passar para a mira técnica e a emissão nocturna da Rádio Renascença ou da RFM.



Já a partir de 1994, os separadores das velas foram paulatinamente substituídos por outros em animação 3D. 


E esta foi a vinheta do seu primeiro aniversário:


Estes foram os separadores do Verão de 1994




Em Setembro desse ano, com a rentrée e uma nova grelha, um novo logótipo coexistiu com o do 4, que foi gradualmente remetido quase apenas como o DOG no canto superior direito. Inclusivamente esse novo logótipo foi utilizado nas vinhetas do Natal de 1994.

  

No dia do seu segundo aniversário em 1995, a TVI estreava um novo logótipo deixando definitivamente de lado o grafismo e a nomenclatura do 4. Esta era a primeira abertura da emissão dessa era.


Os separadores do Verão de 1995


Na rentrée de Setembro de 1995, foram introduzidos novos separadores de publicidade e de promoção sem qualquer uso do logótipo.


A rentrée de Setembro de 1996 proporcionou a estreia do terceiro logótipo, o da esfera prateada com um I, que pessoalmente é o meu preferido. 


Com um e outro retoque este logótipo permaneceu durante quatro anos até ao dia 3 de Setembro de 2000 (quando estreou o primeiro Big Brother). Como tal, estes eram visuais vigentes durante aquele que terá sido o momento mais crucial da TVI, a sua aquisição pelo grupo Media Capital em 1998, que ditou o afastamento definitivo da Igreja Católica na sua influência.

Esta era a vinheta de abertura e fecho da emissão entre 1997 e 1999


Estes foram os separadores no Natal de 1998


Em 1999, os separadores incluíam imagens rápidas de vários programas emitidos pelo canal


Ainda antes da mudança para o novo logótipo entre 1999 e 2000, a TVI teve novos visuais para os seus separadores, alguns deles incluindo chamadas de elenco para programas de ficção como "Todo O Tempo Do Mundo", "Jardins Proibidos" e "Criança SOS".






Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...