O algoritmo do Facebook tem-me sugerido páginas e imagens dedicadas à teledramaturgia brasileira e há uns tempos, dei com um post dedicado a esta telenovela, que eu não acompanhei mas que lembro da minha mãe ver.
No início dos anos 90, para além da habitual faixa para as telenovelas da noite de segunda a sexta-feira, a RTP também exibiu algumas telenovelas ao fim-de-semana, começando com "Kananga Do Japão", seguindo-se "Araponga" e "Felicidade". "Despedida De Solteiro" ocupou depois o lugar desta última aos fins-de-semana, porém com a ascensão da SIC, que tinha na sua pareceria com a Rede Globo um dos seus principais trunfos, sensivelmente a meio da trama passou também a dar durante a semana. Aliás foi a antepenúltima telenovela da Globo a passar na RTP (depois só "Mandala" e "Fera Ferida").
Da autoria de Walter Negrão, "Despedida De Solteiro" foi originalmente exibida no Brasil entre 1992 e 1993 na faixa das 18 horas, e em Portugal entre 1993 e 1994. Foi um projecto que avançou às pressas, uma vez que a produção de "Mulheres De Areia", prevista para ocupar a faixa horária, foi adiada devido à gravidez de Glória Pires. Aliás, a cidade cenográfica inicialmente concebida para "Mulheres De Areia" acabou por ser utilizada em "Despedida De Solteiro".
Pasqual Papagaio. Xampu, Pedro e João Marcos |
A trama era sobre quatro amigos em busca de justiça após terem sido condenados por um crime que não cometeram e que abalou toda a cidade de Remanso. Prestes a casar-se com Lenita (Tássia Camargo), o amor da sua vida, João Marcos (Felipe Camargo) prepara-se para uma festa de despedida de solteiro de arromba com os seus três melhores amigos: Pedro (Paulo Gorgulho), o líder do grupo, Pasqual (Eduardo Galvão), conhecido como Papagaio e Matheus (João Vitti), alcunhado de Xampu devido aos cuidados com a sua longa melena loura. Mas após uma noite de borga regada a álcool que culminou com um banho de cascata, a tragédia acontece: Salete (Gabriela Alves), uma prostituta que acompanhava os amigos, é encontrada morta junto à cascata e João Marcos é preso com os outros três durante a cerimónia do casamento. Com todos os indícios contra eles, João. Pedro, Pascoal e Xampu são condenados a 21 anos de prisão.
Porém, sete anos mais tarde, os quatro saem em liberdade condicional, decididos a limpar o seu nome a provar a sua inocência. Ao saírem, encontram uma cidade ainda muito abalada pelo acontecimento e dividida entre aqueles que os desprezam e aqueles que acreditam neles. Mas infelizmente, pouco depois, Xampu, que contraiu Hepatite B na prisão, acaba por morrer, mas antes ainda casa-se com Bianca (Rita Guedes), com quem namorava informalmente antes de ser preso.
Flávia |
Endurecido pelo tempo na prisão, além de limpar o seu nome, Pedro também está determinado a lutar pelo amor de Flávia (Lúcia Veríssimo), a irmã de Xampu, que assumiu a direção das empresas da família e que também sempre gostou dele. Mas a mãe dela, Emília (Lolita Rodrigues), culpando Pedro por tudo o que aconteceu ao filho, tenta por tudo para impedir o romance.
Vitório e Léo |
Pasqual trabalhava no armazém do seu pai mas depois de ter sido preso, a sua irmã Marta (Lucinha Lins) regressou do Rio de Janeiro e transformou o negócio da família num restaurante self-service. Marta acaba por ser revelar a chave de um dos mistérios da trama: é ela a mãe de Léo (Patrick de Oliveira), o menino órfão acolhido pelo velho excêntrico Vitório Da Vinci (Elias Gleizer), o pai adoptivo de Pedro.
Bibi, Sérgio e Lenita |
Mas é João Marcos que apanha o maior choque quando descobre que Lenita casou-se com Sérgio Santarém (Marcos Paulo), o advogado de defesa dos quatro amigos no seu julgamento, do qual teve uma filha, Bibi (Fernanda Nobre). No entanto, ela é infeliz no casamento devido à brutalidade e ao vício de cocaína do marido. Além disso, Lenita nunca deixou de amar João Marcos e os dois lutam para ficar juntos, sofrendo com as maldades de Sérgio, o grande vilão da história, que fará tudo para que João e os amigos voltem para a prisão. Aliás, vem-se a saber que, apesar de supostamente os defender no julgamento, foi ele quem se certificou que os quatro amigos seriam condenados.
João, Pedro e Pascoal acabam por ganhar um grande aliado em Mike (Jayme Periard). um misterioso viajante que chega à cidade e que vem-se a descobrir ser advogado. Investigando em conjunto, descobrem que Sérgio Santarém e até mesmo que ele esteve envolvido da morte de Salete. Além disso, vem-se a saber que isso era uma etapa no seu plano contra a família de Xampu e Flávia, pois é na verdade um filho bastardo do pai deles.
No final, Sérgio é condenado pelo rapto de Bibi e Léo, e acaba por morrer envenenado pela sua amante Glória (Cinira Camargo), deixando João Marcos e Lenita finalmente livres para iniciar uma vida a dois, assim como Pedro e Flávia. Já Pasqual, dividido entre Socorro (Cristina Mullins), a irmã de João Marcos, e Carol (Leila Lopes), a dona do ginásio da cidade, decide-se por esta.
Bianca e Soraya |
Outro núcleo marcante é o da família de Bianca. A sua mãe Soraya (Ana Rosa) sempre teve sonhos de grandeza mas nunca perdeu a pacovice, pelo que instiga a filha a subir na vida a todo o custo. Já o pai Sirineu (Mauro Mendonça) e a sua irmã Nina (Helena Ranaldi), que gerem uma oficina automóvel que sustenta a família, acreditam no trabalho honesto. Bianca namorava com Xampu com olho na fortuna da família do rapaz e depois de se casar com ele, revela-se uma verdadeira vilã disposta a tudo para levar a sua avante, chegando a aliar-se a Sérgio Santarém.
Nina e Sirineu |
Além de ser a primeira telenpovela de Rita Guedes, Helena Ranaldi e João Vitti, "Despedida De Solteira" marcou a estreia em telenovelas Letícia Spiller, no papel de Debbie, personagem do núcleo jovem da trama.
Mas aquilo que me lembro melhor da telenovela é o genérico de abertura, imitando um jogo de vídeo de 8 bits, sendo que também é das raras telenovelas da Globo com um tema estrangeiro na abertura, neste caso uma versão euro-dance de "Sugar Sugar" dos The Archies.
Se gostou, Partilhe: »»
|
Tweet | Save on Delicious |
Sem comentários:
Enviar um comentário