terça-feira, 6 de junho de 2023

As Aventuras do Pequeno Koala (1984)

 "As Aventuras do Pequeno Koala" foi uma série japonesa de animação produzida em 1984 pelo estúdio Tohokushinsha Films e exibida em Portugal na RTP1 em 1991 às segundas-feiras no espaço "Brinca, Brincando" em 26 episódios, cada um com duas histórias. 


A série foi produzida no mesmo ano em que a Austrália doou alguns koalas ao Japão, o que levou a um interesse do público japonês por estes animais. Por coincidência, em 1991, o ano em que a série foi exibida na RTP, o Jardim Zoológico de Lisboa recebeu uma família de koalas vinda da Austrália. (Foi também nesse ano de 1991 que eu visitei o Jardim Zoológico pela primeira vez.)

Mas se no mundo real, os koalas são notórios por passarem grande parte do seu tempo a dormir, o protagonista da série, Roberto (Kokki no original japonês, Roobear na versão americana), é um koala bem activo que gosta de desporto e de inventar brincadeiras com os amigos. 
Roberto vive numa aldeia algures na Austrália com os seus pais e a sua irmã  mais nova Laura. Os seus amigos são dois coelhos, Mimi e Orelhas (este sempre com headphones na cabeça) e dois pinguins, Zeca a e Guida, (que faça o tempo que fizer, estão sempre de cachecol), bem como a sua namorada, uma linda koala chamada Betty. 

Mas por vezes, Roberto e os amigos têm desavenças com os irmãos canguru, Walter, Joca e Luger. Walter é o líder, exímio lançador de boomerang, e a sua animosidade para com Roberto tem um motivo secreto: é apaixonado por Betty e num dos episódios é revelado que ele lhe escreveu mais de setenta cartas de amor. Mas claro, tudo isso é algo que Walter tem vergonha em revelar (até porque seria um amor impossível por serem de espécies diferentes).Também Guida tem um paixoneta não-correspondida por Roberto e num dos episódios, tenta interferir num momento romântico entre Betty e Roberto.


Na aldeia vivem outros animais de espécies típicas da Austrálásia: o Kiwi, um kiwi de óculos sempre à procura duma profissão que o realize (num dos episódios, Kiwi descobre uma máquina fotográfica antiga que demora dez minutos a tirar uma foto mas as suas tentativas de a usar não correm muito bem porque ninguém aguenta estar assim tempo na mesma pose), Tempo, um misterioso dingo que consegue prever o estado do tempo, Martinho, um petauro-do-açúcar inseparável de Tempo, Migos, um lagarto coscuvilheiro e Bico Peninha, um ornitorrinco que gosta de criar coisas com desperdícios. Outros koalas da aldeia são a Menina Luísa, a editora do jornal da aldeia, para o qual o pai de Roberto trabalha como fotógrafo, e o Dr. Voo, o médico da aldeia que se desloca num bizarro avião, a Caranguejola.   

A dobragem portuguesa foi dirigida por Jorge Melo e o tema do genérico foi interpretado por Rosa Quiroga (que também era a voz da Menina Luísa):



Um e dois, dois e três,
Era um vez
Um koala esperto
De seu nome Roberto

Pelo o ar, sob o mar,
Em qualquer lugar
Não há nada melhor do que brincar

Venham ver para crer
Que grande emoção
Um koala num balão

Muitos amigos ter
Para dar e vender
Enche o coração

Um e dois, dois e três
Esta é de vez
A história vai começar

Eu até quero ver
Quem não vai querer ser
Koala e brincar

Apesar do alto dos onze anos que tinha na altura, eu já achar a série um bocado infantil demais para mim, os bonecos era tão engraçados, sobretudo os pinguins, que eu costumava ficar a ver.

       

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...