quarta-feira, 24 de maio de 2023

Festival da Eurovisão 2003

A edição deste ano em Liverpool ainda está bem presente, mas sugiro que recuemos vinte anos no tempo e recordemos uma edição passada do Festival da Eurovisão, que viria a ter um papel determinante no rumo que o certame viria a tomar nos anos seguintes. 


Com cada vez mais países a quererem participar, e com vários países descontentes com as diferentes regras de relegação que obrigavam os países com pior resultado no ano anterior a esperar dois anos para voltarem a participar, a ampliação do Festival para além de uma única noite de competição era inevitável. Segundo consta, já em Junho de 2002 a EBU começou a debater a ideia do Festival passar a ter duas noites de competição: uma semifinal a meio da semana onde os países menos bem colocados do ano anterior e eventuais países estreantes e retornados disputariam dez vagas para a final no sábado, juntando-se aos países do top 10 do ano anterior, bem como os quatro países do Big 4 (Alemanha, Espanha, França e Reino Unido) finalistas automáticos por serem aqueles com maior contribuição financeira para a EBU. 
Aparentemente, alguns países como a Alemanha, eram a favor da introdução desse novo formato já em 2003, o que permitiria a estreia de países interessados como Albânia, Andorra, Bielorrússia, Bulgária e Ucrânia no Festival, bem como o regresso da República Federal da Jugoslávia, entretanto renomeada de Sérvia & Montenegro.  
Porém, as preparações para a edição de 2003 já estavam suficientemente avançadas para não ser possível acomodar uma mudança tão radical, pelo que decidiu-se que esse novo formato só avançaria em 2004, conforme foi anunciado pela escrutinadora da EBU durante o Festival de 2003. 

Como tal, o 48.º Festival da Eurovisão teve lugar no Skonto Hall em Riga, capital da Letónia, a 24 de Maio de 2003 (precisamente 47 anos depois da primeira edição) e foi a última edição a ter apenas uma noite de competição. 
Depois da Estónia em 2002, outro país ex-soviético da zona do Mar Báltico acolhia o Festival, após a surpreendente vitória da Letónia no ano transacto naquela que era apenas a sua terceira participação.
Enquanto Andorra, Bielorrússia, Albânia e Sérvia & Montenegro aceitaram esperar até 2004 para participar (apesar destes dois últimos países terem uma canção pronta para participar já em 2003), a Ucrânia insistiu em estrear-se no Festival neste ano e a EBU acabou por aceder. Como tal um número recorde de 26 países participaram, com Portugal, Países Baixos, Polónia, Irlanda, Islândia e Noruega a regressarem após ausência em 2002, enquanto Dinamarca, Finlândia, Lituânia, Macedónia e Suíça ficaram de fora devido aos seus baixos resultados no ano anterior.
Os apresentadores foram Marija Naumova ou Marie N., que tinha trazido a vitória para o país no ano anterior, e Renars Kaupers, o líder da banda Brainstorm que representara a Letónia na sua estreia em 2000 obtendo o terceiro lugar. Os comentários para a RTP estiveram a cargo de Margarida Mercês de Melo (que confundiu algumas vezes o nome do país anfitrião Letónia com Lituânia e Polónia) e Helena Ramos foi a porta-voz dos votos de Portugal. 

Os apresentadores saudando Helena Ramos,
porta-voz dos votos de Portugal

Segundo consta, a organização da televisão letã LTV foi bastante atribulada, com um jornal dinamarquês a reportar planeamentos deficientes, incumprimento de prazos e má gestão financeira, ao ponto da EBU ter até chegado ameaçar atribuir a organização a outro país, levando ao despedimento do produtor executivo da LTV. A EBU também reprovou o conceito inicial para os postcards, e dava para ver que aqueles que se viram foram feitos à pressa. A maioria dos postcards mostrou os representantes de cada país a visitar um ponto da cidade de Riga ou das suas imediações (no caso de Portugal, um farol), mas outros como os da Croácia e da Rússia eram imagens dos ensaios dos artistas na arena, o da Islândia foi com imagens da chegada da cantora ao aeroporto de Riga, e o do Reino Unido parecia que foi feito durante as gravações do "Letónia Radical" lá do sítio.

No entanto, na noite do Festival, o resultado final foi bastante satisfatório, com uma produção bem moderna para a época, um palco impressionante e pormenores interessantes, como animações em claymotion. Além disso foram integrados três elementos que viriam a ser quintessenciais em edições seguintes do Festival da Eurovisão: a integração da green room dos artistas no palco, o uso de ecrãs LED no chão do palco e sobretudo, um quadro de votações que actualizava a classificação à medida que as votações iam sendo anunciadas. (De referir ainda que, tal como no ano anterior, o segmento da recapitulação das actuações da noite com os números de telefone para a votação foi feita em ordem inversa à da actuação, da última para a primeira, algo que foi depois descontinuado.)     

O quadro da classificação após os votos de Portugal



Como é habitual, analisaremos as canções por ordem inversa de classificação:

Jemini (Reino Unido)


O Reino Unido foi uma das maiores potências do Festival ao longo do século XX, mas nesse ano provou pela primeira vez o sabor amargo dos zero pontos (e não seria a última!). O duo Jemini (não confundir com os nossos Gemini de "Dai-Li-Dou") era composto por Chris Cromby e Gemma Abbey, ambos naturais de Liverpool, e cantou "Cry Baby". Na Velha Albion, não faltou quem, como o comentador da BBC Terry Wogan, justificasse o descalabro com a participação britânica na invasão do Iraque no início desse ano que teve duras críticas de vários países europeus, mas para a maioria  a razão principal foi basicamente uma canção medíocre com uma actuação fraca. Ainda assim, o single chegou ao n.º 15 do top britânico e os Jemini têm actuado esporadicamente desde então. Em 2016, Gemma Abbey teve problemas com a lei devido a fraudes na segurança social, sendo condenada a um ano de prisão com pena suspensa. 

Lynn Chricop (Malta)

Malta ficou em 25.º lugar com 4 pontos (3 da Irlanda e 1 de Portugal). Lynn Chircop cantou "To Dream Again". Segundo a Wikipedia em inglês, além da música, Lynn é advogada especializada em Direitos Humanos.   

F.L.Y. (Letónia)


A Letónia, o país anfitrião, ficou-se pelo 24.º e antepenúltimo lugar com 5 pontos (vindos da Estónia). A representá-lo esteve o trio F.L.Y. e a canção "Hello From Mars". O nome deste grupo era composto pelas iniciais dos três membros: (Martins) Freimanis, Lauris (Reiniks) e Yana (Kay), que depois tiveram carreiras em separado. Infelizmente, Martins Freimanis faleceu em 2011 com apenas 33 anos quando uma gripe prejudicou gravemente os seus problemas de fígado. 

Karmen Stavec (Eslovénia)

A Eslovénia foi o último país a actuar mas não foi além do 23.º lugar com 7 pontos. Esta edição do Festival foi das poucas sem nenhum artista que já tinha participado antes como intérprete principal, mas a representante eslovena Karmen Stavec tinha feito coro na canção da Eslovénia de 1998. Karmen nasceu em Berlim Ocidental, filha de pais eslovenos. No pré-selecção eslovena do ano anterior, a sua canção "Se In Se" tinha sido a vencedora destacada do televoto mas devido ao voto do júri, quem venceu foi o trio de drag queens Sestre, pelo que a sua vitória em 2003 com o tema "Nanana" foi uma espécie de compensação. Karmen ainda está activa na música, tendo voltado a participar na pré-selecção eslovena de 2008, mas o seu último álbum ainda data de 2003.

Rita Guerra (Portugal)

Portugal podia ter participado no Festival de 2002, uma vez que apesar de ser um dos países relegados, surgiram duas vagas disponíveis, mas a RTP recusou o convite da EBU citando razões financeiras, para além da reestruturação que passava na altura sob a tutela do então ministro Nuno Morais Sarmento. (Essa vaga passaria para a Letónia que viria a ganhar!) Sendo assim, Portugal regressava após um ano de ausência. Inicialmente a ideia era escolher o intérprete para a Eurovisão através dos concorrentes da primeira edição da "Operação Triunfo", mas com o adiamento do programa, a RTP acabou por convidar Rita Guerra para ser a representante, com a sua canção a ser escolhida através de candidaturas públicas. Foi a segunda vez que um intérprete indigitado iria cantar todas as canções em competição, depois de Carlos do Carmo em 1976. 
Três canções foram seleccionadas para serem interpretadas por Rita Guerra durante uma gala da "Operação Triunfo": "Prazer No Pecado", "Estes Dias Sem Fim" e "Deixa-me Sonhar (Só Mais Uma Vez)", com esta última, da autoria de Paulo Martins, a ser a escolhida com uns esmagadores 75% de televotos. Em Riga, a canção foi apresentada numa versão bilingue, inicialmente cantada em português e com a parte final em inglês. No entanto, apesar da excelente prestação vocal de Rita Guerra, Portugal não foi além do 22.º lugar com 13 pontos (6 da França, 3 da Ucrânia e 2 de Espanha e Irlanda).
Rita Guerra era já uma cantora bastante conhecida do público, tendo iniciado a sua carreira em 1989 e além de três álbuns, tinha participado em vários projectos como "As Canções do Século" com Lena D'Água e Helena Vieira e a banda sonora nacional de "O Príncipe Do Egipto". Mas apesar do modesto resultado, esta participação na Eurovisão foi o início de um novo pico na sua carreira, que culminaria no álbum "Rita" de 2005, que foi duplo disco de platina e n.º 1 do top nacional. Destaque ainda para a presença no coro do cantor Beto, habitual parceiro musical de Rita Guerra, nomeadamente no hit "Brincando Com O Fogo", infelizmente falecido em 2010.  

Ruffus (Estónia)

 
Um lugar acima e com mais um ponto que Portugal ficou a Estónia, representada pelo grupo Ruffus e o tema "Eighties Coming Back". Mas embora a canção falasse do regresso dos anos 80, pessoalmente acho que tinha mais ecos sónicos dos anos 70. Os Ruffus começaram em 1997 sob o nome de Claire's Birthday e terminariam nesse ano de 2003. O vocalista Vaiko Eplik tem tido uma carreira a solo desde 2006. 

Stellios Constantas (Chipre)

Chipre ficou em 20.º lugar com 15 pontos, incluindo os inevitáveis 12 pontos da Grécia. O seu representante foi Stellios Constantas com o solarengo tema "Feeling Alive".   

Lior Narkis (Israel)

Lior Narkis representou Israel com a canção "Words For Love", obtendo 17 pontos e o 19.º lugar. Narkis iniciou a sua carreira ainda em criança e lançou o seu primeiro álbum em 1992 com 16 anos. Porém as grandes estrelas da actuação foram as cinco bailarinas que o acompanharam em palco, que pelo meio da coreografia foram fazendo várias mudanças de vestuário, revelando a frase "amo-te" escrita em russo, francês, espanhol, grego e hebraico nos seus tops e no fim formando a frase "LOVE U". 

Louisa (França)

A França foi representada por Louisa Baileche, que tal como a nossa Rita Guerra, surgiu em palco com um vestido de Fátima Lopes. Nascida na região parisiense e com ascendências italianas e argelinas, Louisa Balileche tinha vasta experiência como cantora e bailarina em vários palcos de Paris. Em Riga, cantou "Monts Et Merveilles", ficando em 19.º lugar com 18 pontos.

Mando (Grécia)

Adamantia Stamatopoulou, ou simplesmente Mando, foi a representante da Grécia. Uma artista consagrada no seu país desde o final dos anos 80, foi também coautora da canção "Where You Are", gravada por Jessica Simpson e Nick Lachey. Em Riga, Mando cantou a balada "Never Let You Go", envergando um ousado corpete negro. A Grécia ficou em 17.º lugar com 25 pontos, incluindo os inevitáveis 12 pontos de Chipre. 

Mija Martina (Bósnia-Herzegovina)

Em 16.º lugar com 27 pontos (12 da Turquia) ficou a Bósnia-Herzegovina. Mija Martina Barbaric cantou em croata e inglês "Ne brini" ("não te preocupes"). Além da música, Mija Martina também trabalhou para o Ministério do Turismo e Ambiente do seu país.

Claudia Beni (Croácia)

A Croácia ficou em 15.º lugar com 29 pontos. A seis dias de completar 17 anos, Claudia Beni era a mais nova dos intérpretes que competiram este ano, interpretando numa vibe muito Britney Spears, o tema "Vise nisma tvoja" ("já não sou tua"). Esta foi a primeira de seis canções com música do compositor croata Andrej Babic que competiram no Festival entre 2003 e 2012 em representação de quatro países, com óbvio destaque para as canções portuguesas de 2008 e 2012.

Oleksandr Ponomaryov (Ucrânia)

Como já foi referido, este ano foi a primeira participação da Ucrânia. Para este estreia, foi escolhido um dos cantores mais populares do país, distinguido sete vezes como cantor do ano, Oleksandr Ponomaryov que cantou "Hasta La Vista". Em palco, foi acompanhado por dois cantores de coro, duas bailarinas e uma contorcionista. A Ucrânia ficou no 14.º lugar com 30 pontos, mas logo no ano seguinte obteria um resultado bem melhor…

Esther Hart (Países Baixos)

Esther Hart foi a representante dos Países Baixos com o tema "One More Night", que ficou em 13.º lugar com 45 pontos. Mas Hart também poderia ter representado outro país nesse ano, já que tinha também concorrido com outra canção "Wait For The Moment" na pré-seleção do Reino Unido, tendo eventualmente desistido para apostar em representar o seu próprio país. Segundo mais uma vez a Wikipedia, em 2008 Esther Hart passou uma noite na cadeia para chamar a atenção para a causa da reintegração de ex-reclusos na sociedade. 

Mickey Harte (Irlanda)

A Irlanda e a Alemanha ficaram em 11.º lugar com 53 pontos cada. Pelas cores irlandesas, esteve Mickey Harte, que ganhou o direito de representar o país após vencer o programa "You're A Star", semelhante a um "Ídolos". Em Riga, cantou "We've Got The World", que apesar do resultado a meio da tabela foi o single mais vendido na Irlanda em 2003. 

Lou (Alemanha)

Já pela Alemanha, esteve Louise Hoffner, ou Lou, que com 39 anos era a intérprete mais velha em competição, que cantou "Let's Get Happy", tema escrito por Ralph Siegel e Bernd Meinunger, a mesma dupla que escreveu "Ein Bisschen Frieden", a canção que deu a vitória à Alemanha em 1982. Entre os cinco bailarinos/cantores de coro que a acompanharam em palco esteve uma brasileira, Claudete de Moura. 

Nicola (Roménia)

Inaugurando o top 10, a Roménia ficou em 10.º lugar com 73 pontos. Nicoleta Alexandru, ou simplesmente Nicola, cantou "Don't Break My Heart", um tema de inspiração drum & bass (com algumas parecenças com "Freestyler" dos Bomfunk MCs) composto pelo seu então marido Mihai. A acompanhar Nicola em palco esteve um DJ e três bailarinos cuja coreografia incluiu várias mudanças de vestuário. O videoclip da canção encenava uma possível vitória mas um segundo top 10 consecutivo não foi mau resultado para a Roménia. 

Birgitta (Islândia)

Com 81 pontos, Espanha e Islândia partilharam o 8.º lugar, com duas das minhas canções preferidas deste ano. Coube à Islândia abrir os desfile das canções com a canção "Open Your Heart" na voz de Birgitta Haukdal. Islândia recebeu pontuações máximas de Malta e Noruega.

Beth (Espanha)

Já pela vizinha Espanha esteve a catalã Elisabeth Rodergas, ou simplesmente Beth, que tinha sido terceira classificado na segunda edição da "Operación Triunfo", onde se tinha destacado não só pela sua voz mas também pelo seu look com dreadlocks. Tal como no ano anterior, os três primeiros classificados do programa integraram a pré-seleção espanhola interpretando cada um três canções, tendo sido escolhido o tema "Dime" cantado por Beth, Tratava-se de um solarengo tema euro-dance, que valeu 12 pontos de Israel e Portugal. Beth lançou nesse mesmo ano o seu álbum de estreia "Otra Realidad" tendo editado mais três álbuns desde então além de ter trabalhado como actriz de teatro.  

Ich Troje (Polónia)

Com 90 pontos, a Polónia subiu ao sétimo lugar, o melhor resultado deste país desde o segundo lugar na sua estreia em 1994. O grupo Ich Troje, composto por Michal Wisniewski, Justyna Majkowska e Jacek Lagwa, levou o tema "Keine Grenzen / Zadnych granic", uma balada dramática cantada em três idiomas: alemão, polaco e russo. A presença da língua alemã deve ter agradado aos espectadores da Alemanha que lhe deram 12 pontos. Os Ich Troje regressariam à Eurovisão em 2006.

Alf Poier (Áustria)

A Áustria trouxe a proposta mais bizarra da noite com "Weil der Mensch zählt" ("porque a raça humana é que conta"), interpretado por Alf Poier no dialecto da região da Estíria. Poier era na altura dos comediantes mais populares da altura no seu país e a sua participação no Festival foi feita sob o signo da paródia. Apesar disso, a Áustria conseguiu o seu melhor resultado desde 1989, com o sexto lugar e 101 pontos (nem acredito que Portugal deu 10 pontos!). 

Fame (Suécia)

Vários nomes de peso estiveram presentes na pré-seleção sueca de 2003, conhecida como Melodifestivalen, como os grupos euro-dance Alcazar (do hit internacional de 2001 "Crying At The Discotheque) e Da Buzz, cantores que já tinha representado o país antes como Jan Johansen (1995), Nanne Grönvall (1996) e Jill Johnson (1998), e Afro-Dite e Sahlene, que representaram respectivamente a Suécia e a Estónia em 2002. (O tema de Sahlene, "We're Unbreakable", obteve algum sucesso em Portugal ao ter sido usado nos "Morangos Com Açúcar"). Mas quem ganhou o direito a representar as cores da Suécia em Riga foi o duo Fame, composto por Magnus Backlund e Jessica Andersson que tinham participado no programa "Fame Factory" (um formato semelhante ao de "Academia de Estrelas" que passou na TVI), e o tema "Give Me Your Love" que ficou em 5.º lugar com 107 pontos. O duo ainda tentou representar a Suécia no ano seguinte mas desde então Backlund e Andersson seguiram carreiras a solo. 

Jostein Hasselgard (Noruega)

Em quarto lugar ficou a Noruega com 123 pontos, um resultado surpreendente já que não figurava entre os principais favoritos. Sentado ao piano, Jostein Hasselgard cantou "I'm Not Afraid To Move On". Mais uma vez segundo a Wikipedia, antes de fazer carreira na música, Hasselgard trabalhou como educador de infância.  

tATu (Rússia)

A vitória foi disputadíssimo entre três países, com apenas três pontos a separarem o vencedor do terceiro classificado. Terceiro lugar esse que foi para a Rússia com 164 pontos. No entanto, nesse ano o país apostava claramente na vitória, ao levar as tATu, o duo pop que se tinha tornado uma sensação internacional graças a hits globais como "All The Things She Said" e "Not Gonna Get Us", mas sobretudo devido às controversas performances das duas jovens integrantes, Elena Katina e Yulia Volkova, que assumiam os papéis de um jovem casal lésbico, com beijos e carícias a condizer. Mas por esta altura, já se tinha descoberto que não passava tudo de actos performativos e que a relação de Katina e Volkova era puramente musical. Para a Eurovisão, levaram um tema em russo, "Nje vjer, nje bojsa" ("não acredites, não temas"). Em Riga, multiplicaram-se os relatos das péssimas atitudes das tATu, desde chegarem tarde para os ensaios a insultos à cantora da Alemanha. Elas também chegaram a ameaçar que se iriam despir durante a actuação, mas quando a dita cuja aconteceu não só não se despiram como também não se beijaram. Aliás, até preteriram os seus habituais trajes de colegiais por simples outfits de t-shirt branca e calças de ganga. Infelizmente, não se lembraram de cantar afinadas (o que é pena pois até gosto da versão de estúdio). Com tanta má onda, não era de admirar que as tATu tivessem sido vaiadas tanto na actuação como quando recebiam pontuações altas nas votações. 
Mais a tarde a Rússia acusou a Irlanda de manipular os resultados que impediram o país de ganhar, uma vez que o televoto irlandês não foi validado devido a problemas técnicos e o júri de recurso não deu pontos à Rússia. Porém a televisão irlandesa revelou os números do televoto e se esses tivessem sido declarados válidos, a Rússia não ganharia na mesma, embora subisse ao segundo lugar.
Elena Katina e Yulia Volkova ainda actuam esporadicamente juntas embora não tenham lançado mais nenhum material novo enquanto tATu desde 2009, dedicando-se sobretudo às respectivas carreiras a solo.  

Urban Trad (Bélgica)

Com 165 pontos, a Bélgica ficou em segundo lugar, o melhor resultado deste país desde aquele que é ainda a sua única vitória em 1986. O grupo folk Urban Trad primou pela originalidade ao levar um tema cantado numa língua imaginária, "Sanomi" e com inspirações celtas e da música galega, tendo aliás na sua banda uma vocalista natural da Galiza, Veronica Codesal. (Segundo consta, uma outra vocalista tinha sido afastada sob advertência dos serviços secretos belgas por alegadas simpatias com a extrema-direita, o que mais tarde se revelou infundado.) Apesar de não lançarem álbuns desde 2007, os Urban Trad continuam no activo com a maioria dos membros que integravam a formação em 2003.  

Sertab Erener (Turquia)

Quando faltava saber os votos de um país, a Eslovénia, a Bélgica estava em primeiro lugar, com a  Turquia a cinco pontos e a Rússia a dez, pelo que cada um deste três países ainda podia ganhar. O porta-voz esloveno ajudou ao suspense, desaparecendo por breves momentos. Mas no fim, com a Eslovénia, ao receber dez pontos contra somente três para a Bélgica, a Turquia assegurou por apenas dois pontos a sua primeira vitória. E fez sentido ser com uma das mais populares cantoras turcas, Sertab Erener, que tinha uma carreira consagrada desde 1992. Apesar de treinada no canto lírico, Erener Sertab começou por enveredar pelo pop-rock, juntando mais tarde elementos de música étnica e folk turco, tendo  também gravado duetos com Placido Domingo e Ricky Martin. Em Riga, Sertab Erener defendeu "Every Way That I Can", um tema etno-pop que convidava a uma dança do ventre, e cuja actuação incluía uma elaborada coreografia com fitas saídas do seu vestido manobradas pelas quatro bailarinas-coristas. "Every Way That I Can" foi também um hit internacional tendo chegado ao n.º 1 dos tops na Grécia e na Suécia e ao top 10 em vários outros países europeus. 



A Turquia tinha-se estreado no Festival da Eurovisão em 1975 e, à parte o terceiro lugar em 1997, não tinha obtido grandes resultados até então, pelo que esta vitória foi bastante celebrada dentro e fora do país. Mas nos anos seguintes, graças a mobilização da diáspora turca em vários países europeus, a Turquia foi conseguindo outros excelentes resultados, sobretudo o segundo lugar em 2010. Infelizmente, com o regime vigente na Turquia a afastar-se paulatinamente da Europa e a ganhar contornos mais isolacionistas e fundamentalistas, a Turquia não participa mais no Festival desde 2012, e são muitos os fãs eurovisivos que sonham com o dia em que o país regressará ao certame.  

Festival da Eurovisão 2003 (sem comentários):




I want to give a special thank you to John a.k.a. Mr. JDS, the author of a website about the Eurovision Song Contest scoreboards throughout the years, not only for the images of Portugal's votes and spokesperson that were used to illustrate the article on the 2003 contest, but also for the information on the said article, especially the one about whether a semifinal/preliminary round had been considered already for this year.

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...