domingo, 25 de junho de 2023

As Lições Do Tonecas (1996-99)

Com a recente e triste notícia do falecimento de Luís Aleluia, muito se tem recordado o seu papel mais emblemático. 
O actor natural de Setúbal tinha um extenso currículo em televisão, em programas como "O Sétimo Direito", "O Cacilheiro Do Amor", "O Posto", "Sai Da Minha Vida", "Filha Do Mar" ou "Bem-vindos a Beirais". Mas na memória de todos está a personagem titular de "As Lições Do Tonecas", a série humorística exibido na RTP entre 1996 e 1999. Curiosamente, a primeira vez que me lembro de ver Luís Aleluia em televisão foi no programa da RTP "Estúdio 4" (1988-89), apresentado por Luís Pereira de Sousa, num sketch onde fazia de um rapazinho que relatava uma aventura sua numa casa assombrada, uma espécie de esboço do que viria a ser o seu desempenho como o Tonecas.



"As Lições Do Tonecas" surgiu pela primeira vez como um conjunto de sketches humorísticos radiofónicos da autoria de José Oliveira Cosme, sobre um aluno sempre com uma resposta despropositadas às perguntas do seu professor, constantemente em palpos de aranha com a insolência do pupilo. Os sketches apareceram pela primeira vez em 1934 no programa "O Senhor Doutor" da Rádio Clube Português, com o próprio Oliveira Cosme como o professor e Henrique Samorano como Tonecas. Em 1945, Oliveira Cosme recuperou os sketches no RCP com João Pereira e Sousa a fazer a voz do aluno. Os diálogos foram posteriormente publicados em vários livros, possibilitando a sua encenação nas escolas e nos centros recreativos. Eu próprio tive a oportunidade de encarnar o Tonecas no meu 4.º ano ao interpretar uns desses diálogos na festa de final de ano lectivo (que depois reprisei agora como o professor no meu ATL de férias desse ano).  




Mas aquela que viria a ser a iteração definitiva de "As Lições do Tonecas" foi nos anos 90, na adaptação para série na RTP, estreada a 4 de Setembro de 1996 e que se estenderia por quatro temporadas. Tal foi o sucesso que nunca mais foi fácil imaginar mais alguém no papel de Tonecas e do professor do que Luis Aleluia e Morais e Castro.


 



Em vez de reproduzir os diálogos originais de Oliveira Cosme, a série era adaptada às realidades da altura. Lembro-me por exemplo de um episódio onde o professor ensinava os países recém independentes que saíram do desmembramento da Jugoslávia e da União Soviética (acho que foi mesmo aí que eu soube pela primeira vez que a capital do Montenegro era Podgorica). O cenário com a sala de aula também permitiu a presença de várias crianças como figurantes, embora estas pouco mais fizessem na série do que rir das piadas do Tonecas. Para a história ficaram os acessos de frustração do professor com Morais e Castro a rosnar na sua inconfundível voz ("Menino Tonecas, menino Tonecas!") e os gritos estridentes quando o Tonecas finalmente compreendia algo, ("AAAAAAAAAAAHHH!"). Rui Luís, Linda Silva e Luísa Barbosa também foram aparecendo como respectivamente o pai, a mãe e a avó do Tonecas. Houve também muitas participações especiais de outros actores, como Ana Bola, Ana Zanatti, José Raposo, Helena IsabelHerman José, Maria Vieira, Maria João Abreu e Vítor de Sousa, alguns até reprisando os papéis de outras séries da RTP, como Fernando Mendes no papel do mítico Beto de Nunes de "Nós, Os Ricos" e até de estrelas como Quim Barreiros e os Excesso.



Além da série, Luís Aleluia também gravou um disco como Tonecas, fez uma digressão pelo país com Morais e Castro num espectáculo que recuperava alguns episódios da série e encarnou a personagem em vários programas da RTP (lembro-me de um especial de fim de ano da RTP em que houve um sketch em que o Tonecas ia parar ao colégio da série "Riscos") e apresentou "O Recreio do Tonecas" em 2000,  até retirar a personagem em 2006. 

No Instagram oficial de Luís Aleluia, eis um sektch feito nas instalações do Sporting, com Aleluia a fazer de professor, o jogador Nelson como o menino Necas e um muito jovem Cristiano Ronaldo como figurante.

Alguns episódios no YouTube












Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...