domingo, 25 de abril de 2021

Óscar de Melhor Canção Original (1980-1989)

 por Paulo Neto


Depois das categorias principais (Filme, Realizador e as quatro categorias de representação), creio que a categoria dos Óscares que suscita mais interesse é o de Melhor Canção Original. E como os anos 80 foram a década onde a música teve um papel determinante no cinema como nunca o tivera até então, tive a ideia de analisar os vencedores e os nomeados de cada ano dessa década.

Antes de começar, há que referir duas coisas: primeiro, o ano que vou usar no texto é referente ao ano correspondente aos filmes nomeados e não o do ano em que cerimónia se realizou (por exemplo, a cerimónia referente de 1980 teve lugar a 31 de Março de 1981); segundo, o galardão nesta categoria é entregue aos autores e compositores da canção e o intérprete só o recebe se fez parte da sua composição. É por isso que por exemplo, Madonna e Céline Dion nunca ganharam um Óscar nesta categoria apesar de ambas terem interpretado cada uma duas canções que venceram o prémio.  

1980 "Fame" (Fama)



O filme que acompanha o percurso académico de um grupo de jovens alunos de uma escola de artes em Nova Iorque foi um dos filmes de maior sucesso de 1980 e claro, deu origem a uma série televisiva de ainda maior sucesso. No filme, o tema principal é tocado numa cena em que o pai taxista de Bruno Martelli (Lee Currieri) põe-o a tocar no meio da rua, e os alunos decidem dançar ali mesmo causando o pânico no trânsito. O tema era interpretado por Irene Cara, no papel da ambiciosa Coco Hernandez, cujos sonhos de fama a fazem cair em algumas armadilhas.
Apesar de, ao contrário de muito do elenco, Irene Cara não ter transitado para a série de televisão (o seu papel foi aí desempenhado por Erica Gimple), também interpretou a versão utilizada no genérico.
O Óscar foi entregue ao letrista Dean Pitchford e ao compositor Martin Gore, irmão da estrela dos anos 60 Lesley Gore, a cantora de "It's My Party" e "You Don't Own Me". Quanto a Irene Cara, não seria a última vez que cantaria uma canção oscarizada.

Outra canção de "Fama", também interpretada por Irene Cara, "Out Here On My Own", também esteve nomeada, assim como "9 To 5" (do filme Das Nove Às Cinco), uma das canções mais emblemáticas de Dolly Parton, "On The Road Again" do filme "Honey Suckle Road - Música Pelo Caminho" com Willie Nelson e "People Alone" de "A Competição" com Richard Dreyfuss e Amy Irving, composta por Lalo Schiffrin, famoso pelo tema de "Missão:Impossível"

1981 "Arthur's Theme (The Best You Can Do)" (Arthur - O Alegre Conquistador)



Christopher Cross é considerado a última grande estrela musical pré-MTV, quando ainda se podia ser um popstar tendo o aspecto do vizinho do terceiro esquerdo. O seu álbum homónimo de estreia de 1980, com um flamingo na capa, tornou-se um clássico do soft-rock e foi um campeão de vendas, graças a faixas como "Sailing" e "Ride Like The Wind", tendo até conquistado o Grammy de Álbum do Ano contra "The Wall" dos Pink Floyd. 
Mas no mesmo ano em que 1981 marcou o início da era musical onde imperavam os mais vistosos, Cross teve mais um fogacho de glória com "The Best You Can Do", tema principal do filme "Artur, O Alegre Conquistador" com Dudley Moore e Liza Minnelli. Além do n.º 1 do top americano e lugar cativo nos "Oceanos Pacíficos" dessas rádios pelo mundo fora, a canção valeu a Cross também o Óscar, que compôs em parceria com os lendários Burt Bacharach, Carol Bayer Sager e Peter Allen.

Christopher Cross, Burt Bacharach e Carol Bayer Sager


Os outros nomeados foram: "Endless Love" de Lionel Richie e Diana Ross (do filme "Um Amor Infinito" com Brooke Shields), "For Your Eyes Only", na voz de Sheena Easton, foi o segundo tema de um filme da saga 007 ("Missão Ultra Secreta") a ser nomeado para o Óscar, quatro anos depois de "Nobody Does It Better", o lendário Randy Newman foi nomeado para "One More Hour" do filme "Ragtime" e Joe Raposo, o luso descendente autor do tema da "Rua Sésamo", foi nomeado por "The First Time It Happens" de "Os Marretas Contra-Atacam".

1982 "Up Where We Belong" (Oficial E Cavalheiro)



O filme "Oficial E Cavalheiro" foi um dos filmes de 1982 e a sequência final em que Richard Gere carrega Debra Winger ao colo enquanto toca a balada "Up Where We Belong" tornou-se lendária.
Interpretada por Joe Cocker e Jennifer Warnes, "Up Where We Belong" venceu o Óscar que foi entregue a Jack Nietzsche e Buffy Sainte-Marie pela música e Will Jennings pela letra. (Jennings receberia outro Óscar em 1997 por "My Heart Will Go On".) "Oficial E Cavalheiro" também valeu um Óscar de Melhor Actor Secundário para Louis Gossett Jr. no papel do severo sargento instrutor. 

Os outros nomeados foram: "How Do You Keep The Music Playing" ("Loucuras De Um Casal"), "Eye Of The Tiger" ("Rocky III"), "It Might Be You" ("Tootsie") e "If We Were In Love" ("Yes, Giorgio" onde Luciano Pavarotti tentou dar uma de actor.)

1983 "What A Feeling" (Flashdance)



Um daqueles filmes que definiram a década de 80, "Flashdance" é tido como o primeiro filme (não baseado numa peça musical) pensado para uma banda sonora em vez do contrário. De entre as várias cenas de antologia, a mais emblemática é aquela em que a protagonista, interpretada por Jennifer Beals, faz a sua audição para entrar numa escola de dança ao som de "What A Feeling". Uma cena em que além de Beals, foram utilizados três duplos: Marine Jahan, que a substituiu em todas as sequências de dança do filme, a ginasta Sharon Shapiro para o plano de voo com cambalhota e Crazy Legs para o movimento de breakdance. "What A Feeling" era excepcionalmente interpretado por Irene Cara que assim cantava uma segunda canção oscarizada. E desta vez, co-creditada como autora da letra, Irene Cara recebeu a estatueta em conjunto com Keith Forsey e Giorgio Moroder.


O outro grande hit de "Flashdance", "Maniac" de Michael Sembello também foi nomeado, assim como duas canções do filme "Yentl", "Papa Can You Hear Me" e "The Way He Makes Me Feel" interpretadas por Barbra Streisand, que protagonizou e realizou o filme. A quinta nomeada foi "Over You" do filme "Amor E Compaixão" 

1984 "I Just Called To Say I Love You" (A Mulher De Vermelho)



A meu ver, 1984 é um dos anos mais lendários da cultura pop, com uma extensa quantidade filmes e canções icónicas que saíram nesse ano. Como tal, não é de admirar que as cinco canções fossem grandes hits desse ano, vindas da banda sonora de quatro filmes que fizeram sucesso. Mas a vitória foi indiscutivelmente para "I Just Called To Say I Love You" do filme "A Mulher De Vermelho". Mesmo para alguém que já tinha uma carreira tão gloriosa como Stevie Wonder, o tema foi todo um sucesso estrondoso, chegando ao primeiro lugar de tudo o que era top. 



Os outros nomeados foram dois temas de "Footloose", o tema-título de Kenny Loggins e "Let's Hear For The Boy" na voz de Deniece Williams, "Against All Odds (Take A Look At Me Now)" (de "Vidas Em Jogo") um marco no repertório baladeiro de Phil Collins e o tema de "Os Caça Fantasmas" interpretado por Ray Parker Jr. "Who you gonna call? Ghostbusters!"

1985 "Say You, Say Me" (O Sol Da Meia-Noite)



Abordando temas como a dança, a Guerra Fria e espionagem política, "O Sol Da Meia-Noite" era protagonizado por Mikhail Baryshnikov, Gregory Hines, Helen Mirren e Isabella Rossellini. Algumas cenas do filme foram filmadas em Lisboa. A sua banda sonora produziu dois temas que foram n.º1 nos Estados Unidos e ambos nomeados para o Óscar, tendo a vitória ido para "Say You, Say Me", escrito e interpretado por Lionel Richie, que toca nos créditos finais do filme. O outro nomeado de "O Sol Da Meia-Noite foi "Separate Lives", um dueto entre Phil Collins e Marilyn Martin.


Os outros três nomeados foram "The Power Of Love" de Huey Lewis & The News ("Regresso Ao Futuro"), "Miss Celie's Blues (Sister)" ("A Cor Púrpura" que celebremente não ganhou nenhum dos onze Óscares para que foi nomeado) e "Surprise Surprise" da adaptação cinematográfica do musical "A Chorus Line".  

1986 Take My Breath Away (Top Gun - Ases Indomáveis)



Contactado pelo produtor Jerry Bruckheimer para contribuir com uma canção para um tal filme chamado "Top Gun", Giorgio Moroder escreveu "The Danger Zone" para ser interpretado por Kenny Loggins e, sendo-lhe proposto também criar um canção para uma cena romântica. Essa canção seria "Take My Breath Away" que Moroder escreveu em parceria com letrista Tom Whitlock (que Moroder conheceu quando Whitlock, que trabalhava também como mecânico, arranjou os travões do seu Ferrari). A banda rock Berlin gravou a canção que foi um sucesso global e que se tornou um clássico da baladaria dos anos 80. Infelizmente, o seu sucesso ditaria o fim da banda, já que só a vocalista Terri Nunn gostava da canção e os outros membros achavam que não tinha nada a ver com o resto do seu repertório nem com o som da banda.  

As outras canções nomeadas foram "Somewhere Out There" ("Fievel - Um Conto Americano"), "Glory Of Love" ("O Momento Da Verdade 2"), "Mean Green Mother From Outer Space" ("A Lojinha Dos Horrores") e "Life In A Looking Glass" ("A Vida É Assim")

1987 "(I've Had) The Time Of My Life" (Dirty Dancing - Dança Comigo)



Apesar da acção do filme se passar em 1963 e de incluir várias canções dos anos 60, a banda sonora de "Dirty Dancing" também tinha algumas canções que soavam claramente a anos 80. Mas mesmo com esses anacronismos, ou se calhar por causa deles, essa fusão resultou, sobretudo na apoteótica sequência na final ao som de "(I've Had) The Time Of My Life", interpretado por Bill Medley (a metade mais grave dos Righteous Brothers, em contraponto com a metade aguda de Bobbie Hatfield que cantou "Unchained Melody") e Jennifer Warnes (que assim cantava mais uma canção oscarizada). A estatueta foi entregue aos três compositores da canção: Frank Previte (que também assinou a letra), John De Nicola e Donald Markowitz

Os outros nomeados foram "Shakedown" ("O Caça-Polícias 2"), "Cry Freedom" ("Grita Liberdade"), "Nothing's Gonna Stop Us Now" ("Manequim") e "Storybook Love ("A Princesa Prometida").

1988 "Let The River Run" (Uma Mulher De Sucesso)



Um olhar feminino sobre Wall Street, "Uma Mulher De Sucesso" foi nomeado para seis Óscares mas só venceria o de Melhor Canção, com "Let The River Run", escrita e interpretada por Carly Simon, que se ouve na belíssima sequência inicial que mostra vários trabalhadores na sua comuta diária para os seus diversos empregos em Nova Iorque.


Todas as canções que venceram o Óscar de Melhor Canção Original nesta década também venceram o correspondente Globo de Ouro, mas neste ano, "Let The River Run" partilhou o Globo de Ouro com "Two Hearts" do filme Buster, protagonizado por Phil Collins, na única vez que se registou um empate nesta categoria.
Estranhamente nesse ano, em vez das habituais cinco nomeações nesta categoria, houve apenas três, sendo que a terceira canção nomeada foi "Calling You" do filme "Café Bagdade"

1989 "Under The Sea" (A Pequena Sereia)



Depois de anos de tensões internas, flops de bilheteira e crises financeiras, "A Pequena Sereia" deu início àquela que seria conhecida como a Era do Renascimento da Disney, que se prolongaria pelos anos seguintes. Marcou também o início do domínio dos filmes da Disney nesta categoria do Óscar. "Under The Sea" a canção com a qual o caranguejo Sebastião tenta convencer a Ariel a deixar de lado o seu fascínio pelos humanos e apreciar a vida no fundo do mar foi a vencedora neste ano. Aqueles que cresceram com a versão dobrada em português do Brasil já estão a trautear: "Aqui no mar, aqui no mar, até a sardinha entra na minha e vem cantar…"

Outra canção de "A Pequena Sereia", "Kiss The Girl" foi nomeada, assim como "After All" ("Como O Céu Se Enganou"), "I Love To See You Smile" ("Lar Doce Lar... Às Vezes"), "The Girl That Used To Be Me" ("Shirley Valentine") 


Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...