quinta-feira, 8 de abril de 2021

Blocos Publicitários RTP 1 (Abril 1987)

por Paulo Neto

Regressando a uma das nossas rubricas preferidas, a análise a blocos publicitários de antanho, desta feita recuamos a 8 de Abril de 1987 para analisar três blocos de intervalo da RTP1 emitidos durante a exibição do filme "My Fair Lady" no famoso espaço "Lotação Esgotada", disponibilizado do YouTube pelo canal PT Archive com conteúdo facultado por Afonso Gageiro
Eu estava então a dezassete dias de completar sete anos e numa fase atribulada em termos de saúde, pois em meados do mês anterior eu tinha sido atropelado (felizmente sem mais do que um enorme susto e umas quantas nódoas negras) e cerca de uma semana ou duas depois eu apanhei papeira, o que significou passar o meu sétimo aniversário doente. 
Seja como for, vamos então embarcar numa viagem pela publicidade dos anos 80, (re)descobrindo anúncios e produtos da época.  




0:00 Excerto de "My Fair Lady" e Vinheta RTC
0:05 Este um dos muito raros anúncios televisivos a testes de gravidez de que me lembro, a saber o  Predictor Color, com uma mulher pensativa à janela a desenhar um ponto de interrogação, em que a mudança de cor de roxo para branco indicava uma gravidez. 
0:26 Um dos primeiros anúncios ao WC Pato, com um pato de verdade e um senhor de bigode com ar respeitável. E não era a tua que tinha aquele embalagem com uma extremidade a fazer lembrar a cabeça e o pescoço de um pato, já que essa forma permitia um maior acesso aos recantos escondidos da sanita "onde mais nenhum chega".  
0:45 Num escritório, vários empregados com um ar enfastiado são surpreendidos pela chegada de um senhor que chega com um maço de livros e declara: "Tudo o procuram está no Guia-Mor." Suponho que esse Guia-Mor era um conjunto de livros especializados no apoio às diversas actividades profissionais, pois além do volume de "Escritório", vêem-se também outros dedicados a áreas como agricultura e pecuária, electroténica ou têxteis e confecção. Gostei sobretudo do slogan: "Não fala mas diz tudo!"
1:16 Anúncio da Camport, uma das mais célebres marcas do calçado nacional com duas mãos com luvas brancos segurando um sapato da marca, surgindo no fim uma etiqueta em forma de pé onde está escrito "Garantia". Fundada em 1955 pelo grupo têxtil Campeão Português, a Camport foi durante anos a fio o maior fabricante e exportador nacional (como é dito no anúncio) mas em 2014, esse grupo declarou insolvência e a marca foi adquirida pelo grupo Valerius no ano seguinte.  
1:31 O produto Vim mais célebre é o Vim Limão em pó, utilizado para limpar banheiras e outros tipos de cerâmicas, mas também esta variante do Vim Líquido
1:39 Os anos 80 foram os anos da ganga com muitas marcas a pontificar como a eterna Levi's, mas também a Lois, a Marlboro e a Wrangler, que neste anúncio emulava a iconografia da capa do álbum "Born In The USA" de Bruce Springsteen, ouvindo-se o hino americano e vendo-se ao fundo as riscas da bandeira americana. Na altura, na compra de um par de calças ganhava-se um estiloso isqueiro.
1:48 Momento ternurento entre mãe e filha fazendo um bolo com os preparados da Oetker. E rejubila a petiza: "Hmm, eu e a minha mãe fazemos bolos tão bons!"
1:57 Um tipo de anúncio já extinto, em frame estático, neste caso às Páginas Amarelas (também elas em vias de extinção), apenas com o célebre logótipo, as palavras "Pense Amarelo…" e uma versão instrumental do jingle. 
2:05 Lendária marca de cerveja, a Carlsberg apostava então também na ginger ale
2:11 Um dos primeiros anúncios da gama Studio Line da L'Oreal com lacas e gel para dar aquele estilo à trunfa. E claro, o mítico jingle: "Studio Line, esculpindo o seu cabelo ao seu estilo."
2:41 Brise Mar, as fragrâncias da brisa marinha. Ainda se vendem ambientadores Brise?
2:50 Na altura, a margarina Pastora tentava romper com o triunvirato Flora/Planta/Becel. Neste anúncio, ao pegar numa embalagem, uma mulher embarca numa tripe alucinogénia onde a visão de um senhor que surge na embalagem lhe fala sobre o concurso onde seriam sorteadas viagens à Terra Santa e dezenas de eletrodomésticos. 
3:05 O disco "Simon And Garfunkel Collection" que reunia dezassete dos mais famosos êxitos desta dupla, podendo-se ouvir no anúncio temas como "El Condor Pasa (If I Could)", "Mrs. Robinson" e "Cecilia". 
3:27 António Ribeiro Cristóvão, então o apresentador do "Domingo Desportivo" num espaço de autopromoção ao programa, enaltecendo o esforço de todos aqueles envolvidos na sua produção. Serve esta autopromoção para uma campanha que a RTP promovia na altura para os telespectadores actualizarem os pagamentos das suas taxas, onde se destacava este boneco animado com fato futurístico montando numa câmara voadora que dizia: "Ponha a sua taxa em dia, custa tão pouco por dia." Isto porque até ao início dos anos 90, a taxa da televisão era paga em separado. Taxa essa que regressou em 2003, como  a Taxa de Contribuição Audiovisual, incluída na factura da electricidade. 
4:13 Uma das mais famosas vinhetas da RTP1 com formas geométricas, estreada a 13 de Outubro de 1986 e que duraria até à rentrée de 1988, sendo adicionado o logótipo do 30.º aniversário da RTP. 
4:18 Vinheta Lotação Esgotada
4:26 Vinheta de agradecimento a Afonso Gageiro.



0:00 Após um breve excerto de "My Fair Lady", um corte algo demorado até à...
0:09 Vinheta RTC
0:14 Lembro-me deste anúncio do Braz & Braz, com uma bailarina vestida como dona de casa. Desde 1777 que vende produtos para a casa: cutelaria, objectos de cozinha, material de decoração, têxteis-lar, electrodomésticos…"Braz & Braz tem!". Actualmente existem três lojas Braz & Braz em Lisboa (na Rua dos Anjos), São João da Talha e Almancil.
0:35 Outro clássicos dos anos 80, o Dystron! Venha de lá a ladainha: "Na sua higiene íntima, a mulher moderna usa Dystron. Em casa, Dystron líquido. Fora de casa, Dystron em toalhetes. PAM!"
0:44 Este anúncio à Gilette Blue II grita "ANOS 80!", não grita? Um homem barbeia-se com a dita lâmina antes de se encontrar com uma babe bem eighties de vestido azul que o espera num bar. E logo quando a babe se cansa de esperar, eis que ele surge a correr ter com ela. Tudo isto enquanto canta o rei dos jingles nacionais Gustavo Sequeira. 
1:05 Este não é o mítico anúncio do Quitoso, com uma sala de aulas repleta de petizes até que se vê um deles a coçar a cabeça com ar inquieto, mas sim apenas com um miúdo numa sala de aulas a coçar a cabeça. Mas a famosa ladainha é ouvida: "Piolhos? Lêndeas? Quitoso elimina-os totalmente. Quitoso, loção e champô."
1:13 No outro bloco tivemos o WC Pato, neste temos uma marca rival, Express, afirmando "onde os outros param, Express continua".
1:33 Um jovem Miguel Guilherme neste anúncio à Maionese Hellmann's.
1:54 A inconfundível voz da actriz Lídia Franco neste anúncio aos chocolates Favorita.
2:15 Num artigo que fizemos sobre anúncios a tintas, referimos este das Tintas Dyrup protagonizado por um arlequim rodopiante. A Dyrup nesse ano comemorava "40 anos a pintar Portugal".
2:45 Um animado anúncio da Coca-Cola, numa livre recriação de uma cena do filme "Os Amigos Do Alex", em que um grupo de amigos prepara todo o tipo de comida numa cozinha enquanto todos dançam ao som de "Freeway of Love" de Aretha Franklin e, claro, vão bebericando o referido néctar.  
3:13 Trailer ao filme "Over The Top - O Lutador" onde Sylvester Stallone faz de um camionista que aspira a tornar-se campeão de luta braço de ferro. Claro está, com a inconfundível voz de João David Nunes. E a estreia deste filme nos cinemas portugueses foi em grande, pois a mítica frase "Sexta-feira estreia" não se limitava a Lisboa e Porto mas incluindo isso sim um então invulgar número de outras cidades: Coimbra, Setúbal, Vilamoura, Portimão, Évora, Braga, Mem Martins e Torres Vedras! 
3:35 Outro clássico da publicidade dos anos 80, os anúncios a produtos de tratamento agrícola. Claro que a marca (e o anúncio) mais célebre era o Rubigan 12, mas também Bayfidan, do grupo Bayer, prometia a eliminação do oídio por essas vinhas de Portugal adentro. 
3:49 Vinheta RTP1 30 Anos
3:52 Vinhetas Lotação Esgotada e Afonso Gageiro



0:00 A gargalhada do actor Rex Harrison em "My Fair Lady" (filme pelo qual ganharia o Óscar de Melhor Actor) antes da...
0:04 Vinheta RTC
0:10 Um anúncio ao Martini com o glamour dos anos 80, que começa por uma beldade a passear numa praia até que encontra uma televisão no areal que parece funcionar mesmo sem aparentemente haver tomadas eléctricas por perto e até quando uma onda percorre o ecrã. 
0:40 Outra vez o anúncio aos jeans Wrangler.
0:49 E outra vez o anúncios aos preparados para bolos da Oetker.
0:56 Já tivemos o anúncio à Carlsberg em modo ginger ale, agora temos um à cerveja Carlsberg propriamente dita. E este é um dos mais famosos, que se passa durante a representação da cena da célebre ópera "Carmen". 
1:18 Alguns champôs são apenas suaves, outros são apenas de tratamento. Mas qual Hannah Montana dos produtos capilares, a Elséve apresentava um champô que prometia o melhor dos dois mundos. E claro, com uma beldade morena a mostrar os resultados. 
1:50 Mais um anúncio a um produto de tratamento agrícola, desta vez o Polycur para combater o míldio e fazer crescer deliciosas batatas, com um coro de batatinhas a cantar: "Polycur, Polycur, não há cá míldio que dure."
2:00 Anúncio ao vinho do Porto Offley, em que um senhor de farta barba aplica um ferro em brasa em forma do logótipo numa pipa. 
2:29 O sabão Migo torna-se um boneco animado para mostrar que lava bem a roupa, ao ponto de uma camisola o vir abraçar depois. E por fim, o rotundo slogan: "Migo, dá cabo do sujo."
2:38 Numa biblioteca, o espirro de uma jovem mulher perturba o silêncio do local. Felizmente, o homem a seu lado tem  Halls Mentolypthus
3:09 Um senhor com um ar muito british afirma em inglês e com as legendas em português: "Se aprecia o que está dentro da garrafa, peça um Grant's" e logo a seguir uma voz-off repete precisamente o mesmo, o que torna a legendagem inútil. 
3:19 Mais um anúncio de autopromoção da RTP inserido na campanha de actualização das taxas de televisão, desta vez  sobre o programa "7 Folhas" apresentado pela saudosa Alice Cruz, que na altura ia aos sábados à tarde e que apresentava os principais destaques da programação da RTP para a semana que se seguia. Nele pode ser ver a tecnologia de ponta utilizada em televisão na altura. 
4:11 Em garrafa, meia-garrafa ou à taça, havia muita maneira de apreciar o espumante Danúbio das Caves Aliança.
4:19 E para terminar este bloco especialmente dedicado a anúncios a bebidas alcoólicas, este anúncio à Cerveja Sagres, uma das grandes instituições da cervejaria nacional, com vários homens tuga a assobiar o famoso jingle num bar.  
4:39 Vinheta RTP1 30 Anos
4:42 Vinhetas Lotação Esgotada e Afonso Gageiro

No canal PT Archive, existe ainda um outro bloco mas este só tem um anúncio aos televisores Singer. (O espectáculo da cor!)



Espero que tenham gostado desta análise. Eu pessoalmente recordei muitos anúncios dos quais já não me lembrava. Deixem os vossos comentários! E uma vez mais, obrigado ao PT Archive e a Afonso Gageiro. 


Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

1 comentário:

  1. Abolição da taxa de televisão: o início da estupidez televisiva em Portugal (mais do que a própria aparição das TVs privadas). Caso se tivesse mantido, a RTP teria sido uma arma para contrariar a estupidez. Mas não: povo estúpido, mais estúpido fica.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...