terça-feira, 30 de abril de 2019

Festival da Eurovisão 1994

por Paulo Neto



Aproxima-se mais uma edição do Festival da Eurovisão e temos mais uma edição para recordar. Desta vez recuamos até 1994, para o 39.º Festival da Eurovisão que teve lugar no Point Theatre em Dublin a 30 de Abril do dito ano, sendo a última vez até agora que o evento se realizou no mês de Abril. Na virtude da vitória em casa no ano anterior, a Irlanda organizava o evento pelo segundo ano consecutivo (quinta vez até então) e desta vez o certame voltava à capital. A apresentação ficou a cargo de Cynthia Ni Mhurchu e Gerry Ryan.



Este foi o ano em que a Eurovisão acolheu a Europa de Leste, com sete países a estrearem-se no Festival: Eslováquia, Estónia, Hungria, Lituânia, Polónia, Roménia e Rússia. No entanto a participação destes países fez com que os países que tinham ficado pior classificados no ano anterior (Bélgica, Dinamarca, Eslovénia, Israel, Luxemburgo e Turquia) não pudessem competir neste ano e Chipre só participou devido à desistência da Itália.




Mas o principal legado desta edição do Festival da Eurovisão foi o número que foi apresentado no intervalo, o do espectáculo "Riverdance" que pouco depois se tornaria um fenómeno internacional. O impressionante número coreográfico, liderado pelos bailarinos Michael Flately e Jean Butler, galvanizou o público, mas infelizmente a RTP não o transmitiu. 
Este foi também o primeiro ano em que os porta-vozes deram os seus votos via satélite, sendo a primeira vez que os telespectadores podiam vê-los. No caso de Portugal, foi Isabel Bahia quem a Europa viu a dar os nossos pontos, com Eládio Clímaco a fazer os comentários para a RTP. Uma outra particularidade é que os telespectadores da RTP podiam escolher através de chamada telefónica qual a sua canção preferida (incluindo a portuguesa que obviamente venceu por larga margem essa sondagem, seguida de Alemanha, Irlanda, Reino Unido e Áustria), num prenúncio do televoto que seria utilizado na Eurovisão uns anos mais tarde. 

Como sempre, iremos analisar as canções por ordem inversa à classificação.

Ovidjus Vysniauskas (Lituânia)

Tal como Portugal trinta anos antes, a Lituânia teve uma estreia amarga na televisão, não conseguindo qualquer ponto. Ovidijus Vysniauskas tinha sem dúvida uma voz marcante mas a sua "Lopsine mylimaj" ("canção de embalar para a minha amada") não convenceu a Europa. Talvez por isso, a Lituânia só voltaria ao Festival cinco anos mais tarde.

Silvi Vrait (Estónia)

A outra nação báltica presente em Dublin, a Estónia, não teve muito mais sorte, quedando-se pelo penúltimo lugar com somente dois pontos dados pela Grécia. Mas para a sua estreia, fez-se representar por uma das suas cantoras mais lendárias, Silvi Vrait, que tinha sido uma importante figura durante a Revolução Cantada do final dos anos 80, quando o país procurava a independência da União Soviética. Pessoalmente creio que a canção "Nagu merelaine" ("como uma onda do mar") merecia melhor resultado, mas nos anos vindouros a Estónia viria a conseguir melhores resultados e em 2001 tornou-se o primeiro dos sete países estreantes deste ano a vencer. Infelizmente Silvi Vrait faleceu em 2013.

Willeke Alberti (Holanda)

Outra canção que creio foi injustiçada foi a da Holanda, que ficou em 23.º lugar com apenas 4 pontos (vindos da Áustria). A representante dos Países Baixos era uma velha glória nacional, Willeke Alberti, que fizera sucesso como cantora e actriz nos anos 60 e 70, cantando a balada "War is de zon?" ("onde está o sol?"). Entre os três ex-maridos de Alberti contam-se o futebolista dinamarquês Soren Lerby, que fez parte da equipa do PSV Eindhoven que derrotou o Benfica na final da Taça dos Campeões Europeus em 1988 e John De Mol, o dono e fundador do império audiovisual da Endemol.   

CatCat (Finlândia)

A Finlândia apostou num dance-pop com o tema "Bye Bye Baby" interpretado pelo duo CatCat, formado pelas irmãs Katja (a morena) e Virpi (a loura) Kätka que surgiram em palco envergando coloridos corpetes e acompanhadas por dois enérgicos bailarinos. Ainda assim, ficaram-se pelo 22.º lugar com 11 pontos.

Dan Bittman (Roménia)

Um lugar acima com 14 pontos ficou a Roménia, mais um dos países estreantes deste ano. Dan Bittman era um ícone do rock romeno dos anos 80, vocalista de várias bandas até se fixar nos Holograf com os quais continua até hoje. Esta participação na Eurovisão foi uma das suas raras incursões a solo, interpretando o tema "Dincolo de nori" ("para além das nuvens").


Duilio (Suíça)

Tublatanka (Eslováquia)

A Eslováquia e a Suíça partilharam o 19.º lugar com 15 pontos. Pelas cores helvéticas estava o cantor Duilio Di Cicco que cantou em italiano a balada "Sto pregando" ("estou rezando") naquele que foi o seu único momento de fama, dentro e fora da Suíça.
Já a Eslováquia, que era mais um dos países estreantes deste ano, levava uma das suas mais famosas bandas rock, os Tublatanka com o tema "Nekonecna piesen" ("canção interminável") que pelo menos agradou bastante ao júri de Malta, que lhes atribuiu 12 pontos. Formados em 1982 em Bratislava, a banda continua ainda hoje no activo com o vocalista Martin Durinda ainda a liderar.

Alejandro Abad (Espanha)

A participação da vizinha Espanha teve uma participação algo discreta nesse ano, obtendo o 18.º lugar com 17 pontos. Nascido no Chile, Alejandro Abad interpretou "Ella no es ella". Abad viria mais tarde a ter mais fama como compositor, tendo sido o autor da canção espanhola de 2001.

Petra Frey (Áustria)

Com apenas 15 anos, Petra Frey, a representante da Áustria, foi a mais jovem intérprete desse ano. A Dublin, ela cantou a balada "Fur den Frieden der Welt" ("pela paz no mundo"), com a qual obteve 19 pontos e o 17.º lugar. Petra Frey continua com carreira activa no seu país.

Toni Cetinski (Croácia)

Depois da estreia no ano anterior, a segunda participação da Croácia esteve na voz de Tony Cetinski que cantou a balada "Nek ti bude ljubav sva" ("podes ter todo o amor"), ficando em 16.º lugar com 27 pontos. Ainda hoje Cetinski é um dos cantores mais populares do seu país.

Alma & Dejan (Bósnia Herzegovina)

Quem também participava pela segunda vez era a Bósnia-Herzegovina, ainda afectada pela sua guerra civil. Mas ao contrário das atribulações do ano anterior, onde a comitiva voou debaixo de balas, desta vez as coisas correram mais serenamente. O duo composto por Alma Cardzic e Dejan Lazarevic cantou mais uma balada, "Ostani kraj mene" ("fica comigo"). Tais foram os aplausos quando entraram em palco que Dejan atrapalhou-se a cantar os primeiros versos por não ouvir bem a música. Ainda assim, obtiveram 39 pontos e o 15.º lugar. Alma Cardzic regressaria ao Festival em 1997.

Kostas Bigalis & The Sea Lovers (Grécia)

Acompanhado pelo grupo The Sea Lovers, Kostas Bigalis foi o representante da Grécia. O tema "To Trehandiri" (nomes de uns barcos tipicamente gregos) tinha as sonoridades tipicamente gregas e ficou em 14.º lugar com 44 pontos.

Marie Bergman & Roger Pontare (Suécia)

A Suécia foi o primeiro país a actuar nesse ano, com mais uma balada (pessoalmente uma das minhas preferidas). Marie Bergman de chapéu (que fez parte do grupo Family Four que representou o país em 1971 e 1972) e Roger Pontare de vestes índias e mohawk na careca faziam um par insólito mas as vozes poderosas de ambos conjugaram-se bem para cantar "Stjärnona" ("as estrelas") e a canção merecia mais do que o 13.º lugar com 48 pontos. Roger Pontare voltaria a representar a Suécia em 2000.

Sigga (Islândia)

Sigridur Beinteinsdottir, ou simplesmente Sigga, representava a Islândia pela terceira vez. Primeiro em 1990 como metade do duo Stjórnin, depois em 1992 como parte do grupo Heart 2 Heart e desta vez a solo para cantar "Naetur" ("noites"). Ao contrário das outras participações onde ficou no top 10, desta vez ficou-se pelo 12.º lugar com 49 pontos.


Evridki (Chipre)


Também o Chipre se fazia representar por uma veterana destas andanças. Evridiki Theokleous fez coro nas canções cipriotas de 1983, 1986 e 1987 e pudera finalmente participar como vocalista principal em 1992. Mas se dois anos antes, a sua actuação primou pela sensualidade, desta vez a sua interpretação puxou mais ao dramatismo, com Evridiki dando tudo para cantar "Ime anthropos ki ego" ("também sou humana"). No coro esteve acompanhado por Demos Van Beke e Kyriakos Zymboulakis, os representantes cipriotas do ano anterior. Curiosamente, tal como em 1992, ficou em 11.º lugar ainda que com menos seis pontos (51) do que dois anos antes. Evridki regressou uma terceira vez ao Festival da Eurovisão por Chipre em 2007.   

Frances Ruffelle (Reino Unido)

Se houve vezes em que o Reino Unido tinham resultados melhores que a qualidade das suas canções, neste ano o 10.º lugar (63 pontos) soube algo a pouco, tal a qualidade do tema defendido por Frances Ruffelle, "We will be free (Lonely symphony)". A canção era uma fusão interessante de r&b com música new age. Este foi o momento mais célebre de Frances Ruffelle enquanto cantora pois tem feito sobretudo carreira como actriz, sobretudo no teatro musical, mas também em cinema e televisão. Já a sua filha, Eliza Doolittle, teve algum sucesso como cantora pop no início desta década com hits como "Skinny Genes" e "Pack Up".

Youddiph (Rússia)

A Rússia foi mais um país que se estreou neste ano, ficando em nono lugar com 70 pontos. Maria Katz participou sob o nome de Youddiph para cantar "Vechny strannik" ("eterno errante"). Além da sua sentida interpretação vocal, a sua actuação foi marcada pela forma como pegava no seu vestido cor-de-tijolo, transformando-o por exemplo num capote improvisado. Entre os vários trabalhos musicais que Maria Katz fez posteriormente, há que destacar ter sido a voz russa do filme animado "Anastasia".

Sara Tavares (Portugal)

Este foi o ano em Portugal obteve um dos seus melhores resultados de sempre, o 8.º lugar com 73 pontos (incluindo 12 de Espanha), graças àquela que é pessoalmente a minha preferida das nossas canções eurovisivas. E creio que não estou sozinho em afirmar que "Chamar A Música" na voz de Sara Tavares é uma das melhores e mais amadas canções que Portugal levou ao evento. Sara era na altura uma estrela em gloriosa ascensão, tendo ganho a primeira edição do "Chuva de Estrelas" imitando Whitney Houston e a sua canção, com letra de Rosa Lobato de Faria e música de João Carlos de Oliveira, tinha vencido de forma esmagadora o Festival da Canção, com a pontuação máxima de todos os distritos. E apesar dos seus 16 anos, voltou a brilhar em Dublin, evidenciado todo o seu talento. Desde então, e embora o seu percurso tenha seguido por caminhos diferentes daqueles que "Chamar A Música" antevia, Sara Tavares tem tido uma carreira de enorme sucesso. No ano passado, com o Festival da Eurovisão em Lisboa, participou na actuação de intervalo da grande final, juntamente com Branko, Dino D'Santiago, Plutónio e Maira Andrade. 

Nina Morato (França)

Um lugar acima com mais um ponto, ficou a França com aquela que era de longe a mais alternativa das canções a concurso. Nina Morato foi precisamente a última a actuar e sem dúvida que fechou com arromba, interpretando "Je suis un vrai garçon" ("sou mesmo um rapaz") com uma (para a altura) bem ousada indumentária e uma postura em palco bem irreverente. Mas ainda assim, era uma proposta bastante interessante. A canção também se destacou por ser uma das poucas canções da história do Festival da Eurovisão a incluir um palavrão não-censurado (o equivalente francês do nosso "f...-se!"). Nesse ano, Nina Morato também entrou no filme "Uma Separação" com Isabelle Hupert e Daniel Auteuil. Embora não lance nenhum álbum desde 1999 (que foi influenciado pela trágica morte da sua filha), ela continua activa na música e no teatro.

Jan Werner Danielsen & Elisabeth Andreasson (Noruega)

A canção da Noruega não podia ser mais meta, pois chamava-se "Duett" e era cantada em dueto. E a parte feminina do dueto, Elisabeth Andreasson, estava habituada a duetos pois foi assim que tinha participado antes na Eurovisão, em 1982 pela Suécia integrando o duo Chips com Kiki Danielsson e sobretudo, vencendo em 1985 pela Noruega com Hanne Krough sob o nome de Bobbysocks. Já o seu parceiro, Jan Werner Danielsen, com 18 anos recém-completados dava os seus primeiros passos na música. Apesar da diferença de idades, a conjugação das vozes de Andreasson e Danielsen resultou muito bem e valeu-lhes o sexto lugar com 76 pontos. Elisabeth Andreasson voltaria a representar a Noruega, finalmente a solo, em 1996 e continua com uma carreira muito activa, e ainda não desistiu de regressar à Eurovisão tendo voltado a competir várias vezes nas finais suecas e norueguesas. Já Jan Werner Danielsen faleceu tragicamente em 2006 aos trinta anos, vítima de ataque cardíaco.  

Chris & Moira (Malta)

Malta também se fez representar por um dueto, que neste caso era também um casal na vida real. E a história de amor entre Christopher Scicluna e Moira Straface começou precisamente no Festival do ano anterior em Millstreet, quando ambos participaram na canção maltesa, ele a tocar guitarra e ela no coro. Um ano depois, os dois cantaram "More Than Love" que obteve um quinto lugar com 97 pontos, que permanece como um dos melhores resultados do país (embora eu pessoalmente ache que talvez não merecesse tanto como outros países). Chris e Moira regressariam à Eurovisão em 1999 como autores e fazendo coro da canção maltesa desse ano. 

Frederika Bayer (Hungria)

No ano da sua estreia, a Hungria ia fazendo furor pois os três primeiros países a votar (Suécia, Finlândia e Irlanda) deram-lhe os 12 pontos e liderou até à sexta votação, altura em que o país vencedor tomou a liderança para nunca mais a largar. Ainda assim, ficou num excelente quarto lugar com 122 pontos, ainda hoje o melhor o resultado da nação magiar no certame. Frederika Bayer cantou "Kinek mondjam el vetkeimet?" ("A quem posso contar o meus pecados?"), uma balada melancólica onde a voz de Frederika soava angelical e etérea, isto apesar da letra falar de alguém que terá sido abandonada pelo amante (e abortado o filho que esperava dele). Frederika foi uma das mais populares cantoras do seu país nos anos 90 mas agora dedica-se sobretudo a música gospel e religiosa.  

MeKaDo (Alemanha)

A Alemanha obteve o terceiro lugar com 128 pontos com um dos temas mais animados da noite. Numa das raras vezes em que o país não organizou uma final nacional, tendo antes confiado no compositor Ralph Siegel para fazer uma canção para competir expressamente na Eurovisão, o tema apresentado foi "Wir geben 'ne Party" ("vamos dar uma festa"), interpretado pelo trio feminino MeKaDo. O nome vinha da primeira sílaba dos nomes de cada um dos membros: Melanie Bender (filha de Steve Bender, um dos membros dos Dschinghis Khan que representaram a Alemanha em 1979), Kati Karney e Dorcas Kiefer. Segundo consta, nos ensaios as três tiveram algumas dificuldade em coordenar os movimentos mas na noite da actuação, tudo correu pelo melhor.

Edyta Gorniak (Polónia)

Dos sete países estreantes deste ano, o mais bem-sucedido foi a Polónia obtendo o segundo lugar com 166 pontos, ainda hoje de longe o melhor resultado deste país. Com um talento vocal ao estilo de Céline Dion, Edyta Gorniak interpretou a balada "To nie ja" ("Não fui eu") impressionando a Europa, nomeadamente os júris de Áustria, Estónia, França, Lituânia e Reino Unido. No entanto, as coisas estiveram mal paradas para as cores polacas, pois no ensaio geral, Edyta decidiu cantar metade da canção em inglês quando as regras ainda obrigavam os países a cantar nas suas línguas oficiais. Seis países assinaram uma petição a pedir a desqualificação da Polónia por este motivo, mas como eram precisos pelo menos treze, a petição não surtiu efeito e a Polónia foi autorizada em competir. Edyta Gorniak conseguiu anos mais tarde algum sucesso internacional, inclusivamente em Portugal. 


Paul Harrington e Charlie McGettigan (Irlanda)

No entanto, a Irlanda acabou por vencer em casa de forma destacada com 226 pontos. Era a primeira vez (e até agora única) que um país venceu três anos consecutivos e com esta sexta vitória, a Irlanda tornava-se o país com mais vitórias no Festival da Eurovisão (estatuto que consolidou com uma sétima vitória em 1996 e que se mantém até hoje). Desta vez, o triunfo foi conquistado por Paul Harrington e Charlie McGettigan, com este à guitarra e aquele ao piano a cantarem "Rock 'n' roll kids", uma balada sobre um amor que nasceu ao som do rock 'n' roll mas que com o passar dos anos parece ter perdido o fulgor. Embora a qualidade do tema seja indiscutível, não sei se se justificava mais uma vitória irlandesa.  

Actuação "Riverdance":


Festival da Eurovisão 1994 (transmissão da RTP):





Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

4 comentários:

  1. A foto da Evridiki não está correta é da Elina (Grécia 1995). Deviam alterar e verificar também alguns erros ortográficos...

    ResponderEliminar
  2. Pensei que a Petra tinha 17 anos na altura e impressiona me que a EBU a tenha deixado participar tendo apenas 15 dada a regra-pós-1989 sobre a idade miníma de 16. E outra curiosidade: no ensaio final da Bósnia o maestro escolheu não começar a canção enquanto os aplausos solidários não terminassem. De um lado o cantor Dejan agradece o apoio levantando o braço (e consta que ele estava magoado num dos braços) e a cantora Alma sorri emocionada lá atrás ... Essa atuaçao "roubada" dos arquivos da RTE aparecia no YouTube. Paralelamente ... a canção islandesa como a escutámos nessa noite (em estilo balada soul que o David Foster podia ter produzido para um Peabo Bryson) na verdade era uma composicao musical totalmente diferente em sonoridade e estilo e interpretada originalmente pela irmã da cantora Sigga. O que levou à mudança radical na produção do tema terá sido o desagrado do canal RÚV em relação ao original.

    ResponderEliminar
  3. Olá Paulo:
    Aqui tens umas imagens breves do júri português no ESC 1994.
    Espero que reconheças algum rosto familiar.

    https://arquivos.rtp.pt/conteudos/sara-tavares-no-eurofestival/

    A voz em off é a Dina Aguiar, apresentadora do Jornal de Sábado.

    Um abraço
    Carlos M.S.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...