quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Capitão Power e os Soldados do Futuro (1987-88)


 
"Capitão Power e os Soldados do Futuro", a tradução literal de "Captain Power and the Soldiers of the Future" (não traduziram "Power" porque...já chegamos lá!) estreou a 1 de Setembro de 1987. Enquanto puto não vi esta série. Pronto, está dito. Pelos comentários que leio na Internet devo ter sido o único da minha geração que não viu, e no entanto tenho a certeza que se tivesse assistido ia ter adorado. Não posso voltar atrás no tempo e forçar-me a assistir aos episódios desta produção canadiana e norte-americana que passaram na RTP em 1988, mas para colmatar essa grave falha na minha educação televisiva de finais dos anos 80, posso encomendar os episódios para assistir e comentar aqui. Quer dizer, em 2014 comecei a ver a série, com intenção de fazer um mini-resumo de cada um para a Enciclopédia. Mas acabei por não ver mais nenhum e congelei esse projecto. Temporariamente?

O plot é extremamente complexo e.. não, não é. Mundo pós-apocalíptico dominado por exércitos mecânicos. E obrigatoriamente, existe uma Resistência humana. E a elite dessa resistência é a equipa de soldados do Capitão Power, "Jonathan Power" (Tim Dunigan, o Face original de "Os Soldados da Fortuna"). O arqui-inimigo a abater para salvar os sobreviventes da Humanidade é o cyborg "Lord Dread" (David Hemblen, "Terra: Conflito Final", "Nikita"). E dos restantes "Soldados do Futuro" destacam-se o Major Matthew "Hawk" Masterson (Peter MacNeill, que também vimos em "Psi Factor"); Michael "Tank" Ellis (o actor culturista Sven-Ole Thorsen), Sargento Robert "Scout" Baker (Maurice Dean Wint, "Psi Factor", "Robocop: Prime Directives") e a Cabo Jennifer "Pilot" Chase (Jessica Steen, "Earth 2"). Vamos ignorar que em VHS e outras edições de homevideo que encontrei no Google a única mulher dos "Soldados do Futuro" vinha baptizada como Tiffany...

O épico genérico inicial de "Captain Power and the Soldiers of the Future":

 

Os uniformes e equipamentos lembram um pouco os dos "Centurions: Power Extreme", e até são bem catitas.  Um dos motivos do cancelamento foi o elevado orçamento por episódio (estimado em 1 milhão de dólares), e acabou por ficar numa temporada única de 22 episódios. Mas também decisivos foram os elementos mais adultos e violentos que o habitual no género, que geraram críticas negativas e as baixas audiências pioradas pelos péssimos horários de exibição. Alguns dos brinquedos conseguiam interagir - de forma limitada à tecnologia dos anos 80 - com alguns momentos dos episódios. De momento tenho apenas uma figura que adquiri há poucos anos. Não tem faz nada de especial, mas é cromada e bem esculpida e detalhada. E tenho também a colecção de 27 calendários de bolso da Impala, que é bem catita.
Na RTP foi exibida no primeiro canal, nas tarde de Sábado, entre Março e Julho de 1988. Segundo os registos da programação do "Diário de Lisboa" (com a designação "Capitão Pawer"), apenas 16 dos 22 episódios foram exibidos, pelo menos consecutivamente. 
A lista das datas de exibição de "Capitão Power" na RTP-1 é a seguinte:
  • Episódio 1 - 26 de Março de 1988 
  • Episódio 2 - 2 de Abril de 1988 
  • Episódio 3 - 9 de Abril de 1988 
  • Episódio 4 - 16 de Abril de 1988 
  • Episódio 5 - 23 de Abril de 1988 
  • Episódio 6 - 30 de Abril de 1988 
  • Episódio 7 - 7 de Maio de 1988 
  • Episódio 8 - 14 de Maio de 1988 
  • Episódio 9 - 21 de Maio de 1988 
  • Episódio 10 - 28 de Maio de 1988 
  • Episódio 11 - 4 de Junho de 1988 
  • Episódio 12 - 11 de Junho de 1988 
  • Episódio 13 - 18 de Junho de 1988 
  • Episódio 14 - 25 de Junho de 1988 
  • Episódio 15 - 2 de Julho de 1988 
  • Episódio 16 - 9 de Julho de 1988
Excerto do "Diário de Lisboa" no dia de estreia:

A legenda, com algumas incongruências: "Capitão Power, Coronel Nathan, Major <<Falcão>> Masterson, Tritor e outros personagens integram esta série, de 26 episódios, em desenhos animados, vivendo aventuras incríveis de ficção cientifica. Uma série dedicada aos jovens e a todos os apaixonados do género.". A menção de 26 episódios é interessante, visto que a temporada previa 24 episódios, e na altura que começou em Portugal foi na véspera de terminar nos EUA.

No Youtube, o Canal "Toy Galaxy" faz um bom apanhado da série e do merchandising que gerou.
 
Uma série à frente do seu tempo, mas em que até agora falhou nos vários projectos para a ressuscitar. 
"Power ON!"
 
NOTA:
Em 2014 quando vi o primeiro episódio escrevi apenas uma ráoida anotação:
"Episódio 1 - Dá impressão que estão mesmo empenhados em causar ataques epilépticos nos miúdos. O plot do vamos-usar-alguém-do-passado-para-fazer-uma-emboscada-e-apanhar-o-herói-desprevenido fez novamente uma aparição..."

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...