terça-feira, 28 de setembro de 2021

Babylon 5 (1994-98)

"Babylon 5". Esta série de culto estreou nos States a 26 de Janeiro de 1994, cerca de um ano depois do tele-filme que funcionou como episódio piloto: “Babylon 5: the Gathering”. 
 

Assisti apenas a episódios esporadicamente quando foi exibida nos ecrãs portugueses, na altura eu andava mais numa onda dos mais mainstream Star Wars e Star Trek. No entanto, depois de no final dos anos 90 ler vários artigos em revistas de ficção cientifica sobre a obra e esta específica criação de J. Michael Straczynski, fiquei com a vontade de ver todas as 5 temporadas de inicio. E talvez os 6 telefilmes. Mas até ao momento ainda não concretizei essa vontade, tenho outras sagas espaciais mais antigas para ver antes, como o "Espaço: 1999".
Os genéricos de abertura de "Babylon 5":

 
O título da série indica a importância de "Babylon 5" na história dos episódios que se desenrolam a bordo desta a estação espacial com 8km entre os anos 2257 e 2262, com todas as implicações sociais, diplomáticas e políticas que esses conflitos significam, para os civis, militares, comerciantes e outros visitantes. 
O IMDB indica duas datas para a chegada de "Babylon 5" aos ecrãs portugueses: 26 de Fevereiro e 5 de Março de 1996, provavelmente primeiro o filme-episódio-piloto e depois a série propriamente dita. Se bem me lembro, devo ter alguns episódios gravados da passagem na TVI. Mais tarde passou para a SIC Radical. No entanto, sobre essas datas adiantadas pelo IMDB, só posso acrescentar que consegui comprovar que já em 12 de Janeiro de 1996 (uma sexta-feira) estava a ser exibida na TVI no horário das 20:30, neste caso concreto o 21º Episódio da Primeira Temporada de "Babylon 5": "The Quality of Mercy":
 

Portanto, a não ser que os episódios fossem emitidos fora de ordem, a primeira temporada terá começado a ser exibida na TVI ainda em 1995. Se se confirmar o que li há tempos em fóruns, a TVI terá exibido parcialmente a temporada 2, que depois de uma campanha de fãs, fez nada. Na sequência dessa campanha os episódios foram adquiridos pela SIC Radical.
Como disse, vi alguns episódios de várias temporadas (mais do que do Star Trek DS9), impressionava os efeitos especiais, a banda sonora, o elenco e a sensação que estávamos a ver algo mais profundo que o habitual soap-opera com explosões e tiroteios, e com arcos narrativos que se expandem ao longo das temporadas. E recordo-me melhor da Comandante Ivanova, porque...motivos.
 
A série terminou em  25 de Novembro de 1998, ao fim de 110 episódios (distribuídos em 5 temporadas) e 6 telefilmes [entre 1998 e 2002] e 2 episódios curtos directos para vídeo em 2007. Em 1999 estreou um spinoff no mesmo universo, "Crusade", com apenas 13 episódios.
No ano 2021 foi anunciado que o criador J.M.S. estava a trabalhar num reboot para uma nova série de "Babylon 5".
 
 
Cromo original no Tumblr: Babylon 5 [1994-98].

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...