domingo, 6 de maio de 2018

Blocos Publicitários RTP1 (Maio 1998)

por Paulo Neto

Preparados para uma viagem no tempo à descoberta da publicidade televisiva de antanho? Desta vez recuamos vinte anos até ao dia 6 de Maio 1998 (uma quarta-feira) para analisar cinco blocos publicitários da RTP1, que intercalaram a exibição de um episódio da telenovela "Terra Mãe" e do filme "Sete Pecados Mortais" (que se estreava na televisão portuguesa).
Ao contrário do que é costume, estes blocos não provêm do canal LusitaniaTV mas sim do canal de Vasco Ferreira, que através do fórum A Televisão, pediu-me para esmiuçar. E aqui está o resultado:


0:00 Breve cena da telenovela "Terra Mãe", com os actores Marques D'Arede, Patrícia Tavares e Teresa Madruga.
0:03 Um clássico da RTP dos anos 90: "As Lições do Tonecas", a adaptação televisiva dos sketches radiofónicos dos anos 30 criados por Oliveira Cosme, com Luís Aleluia no papel do adorável cábula Toneca e Morais e Castro como o Professor que tinha de suportar tanta asneira. O sucesso da série foi tal que o programa durou quatro anos, entre 1996 e 2000, com alguns episódios especiais em 2003. Eu próprio já fiz de Tonecas, quando andava na 4.ª classe, na festa de final de ano lectivo.
0:39 Na altura, Maria Elisa apresentava um programa de debate que tinha precisamente o seu nome. O tema desta semana era sobre o tango, uma dança que é muito mais que uma simples dança tal o misticismo que carrega. Segundo a inconfundível voz-off de Cândido Mota, esse programa teria lugar no Salão de Dança dos Alunos de Apolo - a nossa maior instituição das danças de salão - e tinha Nicolau Breyner, Lia Gama, São José Lapa, Yolanda e Sinde Filipe entre os convidados. Será que eles aproveitaram para um pé de dança?
1:13 Vinheta RTP1
1:16 Um dos típicos anúncios aos produtos da Nivea - desta vez o Nivea Body Milk - com uma beldade loura de pele radiante.
1:36 Outra beldade loura dá a cara (e não só) pelo suplemento natural de fibras solúveis Fibrosine.
1:57 Anúncio à célebre água gaseificada de Carvalhelhos onde vários turistas estrangeiros tentam dizer "Carvalhelhos", no que parece ser uma actualização do famoso anúncio dos anos 80 desta marca.
2:12 O início do mês de Maio é sinónimos das Queimas das Fitas e Semanas Académicas que se realizam nas instituições do Ensino Superior um pouco por todo o país, daí a inspiração para este famoso anúncio da Super Bock com gritos académicos, onde os "efe-erre-ás" dão lugar a "esse-ás". Aliás este grito do anúncio seria adoptado também nas esferas académicas.
2:26 De beldades louras para uma beldade morena que afirma detestar a sensação de cabelo colado de algumas lacas. Felizmente isso não acontecia com a laca Pantene Flexível que graças ao seu ingrediente Elastesse deixa a sua bela melena castanha fixada mas flexível.
2:58 Um clássico dos anos 90, os anúncios ao detergente Tide onde o actor Paulo Matos ia até a casa das pessoas (desta vez em Leiria) perguntando às donas de casa se usam Tide. Acho que ainda hoje deve haver quem se refira a Paulo Matos como o "senhor do Tide".
3:37 Um desenhador e uma águia protagonizam este anúncio às lentes Varilux da Essilor.
3:48 Um spot teaser: "No dia 9 de Maio, a Opel vai revelar-lhe tudo..."
3:57 Com Cristiano Ronaldo então recém-entrado na puberdade, a nossa grande estrela do futebol era na altura Luís Figo, que jogava então no Barcelona, e que dava a cara pelo lançamento do jornal "24 Horas", que se estreou nas bancas a 5 de Maio de 1998 e que duraria até Junho de 2010.
4:29 Linic é das mais famosas marcas de champô nesse subgénero dos anti-caspa. Desta vez, em vez do habitual glamour e das melenas radiantes e frondosas habituais neste tipo de anúncio, temos desta vez um cenário desértico em que dois modelos são uma espécie de espantalhos com um cabelo que quase parece de palha. Nada que uma chuvada e um pouco de Linic não resolvam.
4:58 Sim, estávamos em 1998 e não havia como escapar a ela na televisão: a Expo 98 e não faltavam concursos a sortear bilhetes para a Exposição Universal. Desta feita, era o Sumol Néctar que oferecia esses cobiçados bilhetes através de chamadas de valor acrescentado. Já agora, reconhecem o actor com ar alucinado do início do anúncio? Tratava-se de Sérgio Grilo, que ficou mais conhecido pelo anúncio da Galp Gás com o Diácono Remédios, e que faleceu prematuramente de cancro em 2013. 
5:08 Eis um anúncio que matava dois coelhos de uma cajadada, promovendo o detergente Sun e as máquinas de lavar loiça Philco.
5:39 Um anúncio às toalhitas Dodot Mimo que desmonta a imagem habitual dos bebés queridos e fofuchos dos anúncios de fraldas e quejandos, mostrando que por vezes eles também podem ser criaturas endiabradas que fazem porcaria por onde quer que andam. Mas quem nunca, quando foi bebé?
6:09 Um divertido anúncio da Portugal Telecom. Perante um apartamento que solta uma grossa nuvem de fumo, um grupo de bombeiros (um deles o recém-falecido actor João Ricardo) sobre até lá para combater as chamas, mas afinal o fumo vem da orelha de uma mulher (a actriz Custódia Gallego) que está ao telefone. Tudo isto para anunciar que durante um certo horário uma chamada telefónica de uma hora custava apenas 100 escudos (50 cêntimos).
6:40 O arroz Cigala convidava na altura a descobrir os truques e segredos de grandes restaurantes portugueses, desta feita o mítico e chiquérrimo Tavares Rico em Lisboa. O cozinheiro-chefe afirma que não podia dizer qual era o truque para o apetitoso caril de gambas, mas o segredo era o arroz Cigala.
7:00 Mais um anúncio de um champô, desta vez Organics.
7:22 Um grupo de pessoas puxa um ferro de engomar gigante enquanto uma mulher está sentada no topo do dito cujo toda lampeira. Tudo porque o ferro de engomar Rowenta custava 3990 escudos (pouco menos de 20 euros) na campanha de grandes marcas a pequenos preços do Jumbo. (Curiosa a utilização de "Tous Les Garçons Et Les Filles" na segunda metade do anúncio).
7:38 De novo o anúncio da Super Bock das Queimas das Fitas.
7:53 O Visionlab, que acabava de assentar arraiais na Avenida da Liberdade, afirmava-se como um novo conceito de loja óptica e de laboratório fabricante de lentes, pelo que os óculos graduados podiam ser entregues em apenas uma hora.
8:23 Enquanto o seu amigo fica pendurado ao tentar fazer furos no tecto com um berbequim, um senhor sorridente usa Tesa Power Strips para pendurar decorações no tecto. (E revela-se um amigo da onça).
8:43 Vinheta RTP
8:46 Promo à exibição do filme de 1995 "Sete Pecados Mortais" realizado por David Fincher, com Morgan Freeman e Brad Pitt, a ser exibido nessa noite na "Lotação Esgotada". Não vi o filme nessa noite mas uns meses mais tarde em VHS e apesar de me ter impressionado bastante, trata-se sem dúvida de um grande filme.
9:27 A "Lotação Esgotada" tinha então o patrocínio do Toyota Corolla
9:33 E de novo a promo do programa da Maria Elisa dedicada ao tango.


0:00 NBP
0:02 Vinheta RTP 1
0:05 Outra vez o anúncio Nivea Body Milk
0:16 Maio de 1998 na RTP 1 foi "um mês em grande" como se pode ver nesta promo: a exibição dos filmes "Sete Pecados Mortais", "Na Linha De Fogo", "Quando Um Homem Ama Uma Mulher", "Fátima" e alguns tomos da saga dos Gendarmes de Louis de Funés; as séries "Serviço de Urgência", "Millenium", "Limites do Terror", "Os Simpsons" e "Major Alvega"; no entretenimento, havia "Herman 98", o concurso "Assalto À Televisão" (mais sobre este no bloco seguinte), o Festival da Eurovisão e claro, a abertura da Expo 98 (que aconteceria no dia 22 desse mês); no desporto, o torneio de Roland-Garros (os vencedores desse ano foram os espanhóis Carlos Moya e Arantxa Sanchez Vicario), Fórmula 1, uma antevisão do Mundial de Futebol de 1998 em França e o Grande Prémio JN em ciclismo bem como as finais da Taça UEFA (ganha pelo Inter de Milão), Taça das Taças (ganha pelo Chelsea), Liga dos Campeões (ganha pelo Real Madrid), Taça de Inglaterra (ganha pelo Arsenal) e Taça de Portugal (onde o FC Porto ganhou ao Sporting de Braga por 3-1).   
1:34 Nesta promo ao "Jet7", o magazine da RTP sobre os famosos, vemos a cantora Inês Santos a experimentar o vestido desenhado por Augustus que usaria durante a sua actuação no Festival da Eurovisão enquanto vocalista do grupo Alma Lusa, bem como desfiles de moda e uma rábula da Dolly, uma personagem da apresentadora Adelaide de Sousa, dando uma de Great Gatsby.
1:50 Toyota Corolla patrocina "Lotação Esgotada"
2:04 Vinheta RTP 1
2:07 E quem não se lembra deste genérico da "Lotação Esgotada"




0:00 Excerto do filme "Sete Pecados Mortais"
0:03 Anúncio ao livro "História da Televisão em Portugal" de Vasco Hogan Tavares, que compreendia os primeiros 25 anos da caixinha mágica no nosso país (1955-1979).  
0:22 Outra vez a promo ao programa de Maria Elisa sobre o tango.
0:57 Promo à série "Serviço de Urgência" mais conhecida pelo seu título original "E.R." , criada pelo escritor (e ex-médico) Michael Crichton e que durou de 1994 a 2009. (Patrocínios do Peugeot 406, das tintas Lacose-Sotinco e das papas Milfarin.)
1:44 Vinheta RTP1
1:47 A campanha da Primavera possibilitava a aquisição de um Toyota Corolla em 24 meses sem juros, ou 2 anos de manutenção gratuita, com oferta de 2 livre-trânsitos para...surprise, surprise, a Expo 98!
2:08 Promo ao turismo nos Açores. Infelizmente nunca fui às Ilhas, mas embora também queira muito um dia ir à Madeira, quero ainda mais ir aos Açores. 
2:28 Os tempos eram outros e com a prosperidade económica que se observava em Portugal, o nosso país estava na linha da frente para entrar na unidade económica monetária e por isso, daí a quatro anos, a nossa moeda passava a ser o Euro. Outros tempos.  
2:50 Novo anúncio ao arroz Cigala, desta vez enaltecendo as bucólicas paisagens ribeirinhas dos arrozais de onde é extraído, onde não faltam imagens de patos.
3:19 O número 10 é a base para este criativo anúncio às tintas Aquatinco da Lacose Sotinco, que vinha com 10 anos de garantia. 
3:39 Os anúncios a pensos higiénicos, tampões e outros produtos da intimidade feminina sempre me causaram grande misticismo pois remontam a um universo que, por razões óbvias, eu nunca irei verdadeiramente conhecer e compreender. É o caso deste anúncio aos pensos higiénicos Ausónia Seda em que três amigas vão passar um fim-de-semana fora e aproveitam para comparar os pensos grossos de uma com os finíssimos Ausónia Seda que fazem a humidade transformar-se em bolhinhas de gel.
4:09 O conhecido modelo holandês Mark Van Der Loo protagoniza este anúncio ao Peugeot 106, chegando ao volante de um dito cujo a uma bomba de gasolina e despindo-se todo para a aproveitar ao máximo a lavagem automática. No fim, a jovem funcionária da bomba de gasolina também tira a roupa para o acompanhar em mais uma ronda de lavagem automobilística e não só. 
4:40 O álbum de 1982 "Por Este Rio Acima" de Fausto é um dos discos mais aclamados da música portuguesa e em 1998, teve direito a uma reedição remasterizada em CD.
4:50 Na altura, a Rádio Comercial apostava na brand de ser "a rádio rock" e para apelar a esse público, eis este anúncio onde prometia não haver "musica chata nem conversa que não interessa a ninguém".
5:20 Apelo da Comissão Nacional de Eleições para que os cidadãos eleitores consultassem os cadernos eleitorais nas juntas de freguesia a fim de esclarecer qualquer lapso, uma vez que se aproximava o primeiro referendo feito em Portugal democrático, sobre a interrupção voluntária da gravidez. Referendo esse que eu, apesar de já ter 18 anos e cartão de eleitor, não pude votar pois o meu nome ainda não surgia nos ditos cadernos eleitorais, pelo que me só estreei como cidadão eleitor uns meses mais tarde no referendo sobre a regionalização.
5:29 Mais um anúncio a champôs, desta vez o Fructis da Garnier, com "extracto concentrado de frutos". Na altura, esta marca era bastante recente em Portugal.
6:00 Promo ao filme "O Testamento do Senhor Nepumoceno", realizado por Francisco Manso e uma co-produção luso-brasileiro-caboverdeana que adaptava o romance homónimo de 1989 de Germano Almeida. O elenco era maioritariamente brasileiro contando com nomes como Nelson Xavier, Zézé Motta, Maria Ceiça e Chico Diaz.
6:20 Para ajudar um rapaz a montar uma casota para o seu Bobi, surge um super-herói animado com a cola Totalfix.
6:41 Ainda estávamos nos tempos dos pagers (que por cá chamávamos de "bips"), daí este anúncio ao serviço Telechamada da Telecel (então a rede móvel do 0931 - actual 91 - e adquirida em 2001 pela Vodafone).
6:46 Vinheta RTP1
6:49 Promo ao concurso "Assalto À Televisão" apresentado por Carla Caldeira, com Ana Bola, Carlos Cruz e Júlio Isidro no júri, onde se pretendia descobrir um novo talento na apresentação televisiva através da recriação de muitas situações cheias de imprevistos. O vencedor foi José Carlos Araújo, que acabaria uns anos mais tarde por se estrear como apresentador a sério na TVI, primeiro nos diários do "Big Brother" e mais tarde, como pivot de informação, onde se mantém até hoje.
7:25 Uma versão mais curta da promo da programação de Maio de 1998 na RTP1.


0:00 Morgan Freeman faz cara séria durante uma cena de "Sete Pecados Mortais"
0:02 A emissão é interrompida por um avance informativo em que Pedro Mourinho noticia um incêndio de grandes proporções na zona industrial da Maia, tendo destruído um armazém e uma fábrica de brinquedos, seguindo-se imagens dos bombeiros a tentar controlar a situação no local.  
0:57 Mais uma vez o programa de Maria Elisa sobre o tango.
1:30 Promo à série "Major Alvega", que foi algo inovadora na altura na forma como colocava actores reais em cenários desenhados virtuais. A série adaptava uma banda-desenhada que fez sucesso nos anos 60 e 70 (originalmente britânica, mas que foi aportuguesada na distribuição por cá por ordens da censura) com Ricardo Carriço no papel da personagem-título. Apesar de ter sido gravada em 1993, só estreou na televisão cinco anos mais tarde. A minha personagem preferida era o Coronel Von Block, habilmente desempenhado por António Cordeiro, que continha todos os estereótipos nazis e que era concebida com todo o ridículo que personagens assim merecem. Ainda me lembro dos seus histerismos, em que rosnava amiúde: "Schnell! Schnell! Scheiss!"     
2:04 "Major Alvega" era patrocinado por Donuts, Sumol e Gilera Runners.
2:19 Vinheta RTP1
2:22 De novo a campanha da Primavera do Toyota Corolla
2:44 Os anos 90 foram os anos das linhas de valor acrescentado, famosas sobretudo pelos propósitos esotéricos e eróticos, mas também para concursos telefónicos (sendo portanto um antepassados dos actuais 760). Neste caso vemos um concurso através de uma linha 0641 que sorteava uma viagem às paradisíacas ilhas Seychelles
3:08 Outra vez o anúncio da Super Bock das Queimas das Fitas
3:24 E outra vez o bebé travesso das Toalhitas Dodot
3:54 Individual ou familiar, para o trabalho ou para o lazer, feminino ou masculino, o Hyundai Atos promovia-se como um automóvel bem versátil. Se repararem bem, verão que algumas cenas deste anúncio foram filmadas junto do Centro Comercial do Colombo, inaugurado apenas oito meses antes. 
4:30 Outro anúncio ao jornal 24 Horas, desta vez sem Luís Figo. 
4:35 Um anúncio ao Graffic Magic Gel da Garnier cheio de gente bonita com bela cabeleira. 
4:51 Na altura, ainda não se falava muito de turismo sénior mas os Ministérios da Saúde e do Trabalho já tinham programas de Saúde e Termalismo Sénior, para facilitar o acesso dos nossos cidadãos mais idosos às diversas estâncias termais do país. 
5:21 Um anúncio superlouco ao iced tea Frutea (produzido pela Compal), em que um rapaz entra numa tasca no meio do deserto para comer uma malagueta e depois tragar um Frutea geladíssimo. 
5:39 Para experimentar a eficácia das lâminas Gilette Sensor Excel, dois homens não só trocam de lâminas de barbear, como de braço. E como é óbvio o que tinha originalmente a Sensor Excel proteste por lhe terem-na tirado e não a devolverem. 
6:08 As vantagens do seguro de saúde Multicare da Mundial Confiança. 
6:24 Promoção à estreia do filme "Manobras Na Casa Branca" (no original "Wag The Dog") realizado por Barry Levinson e protagonizado por Robert DeNiro e Dustin Hoffman (cujo papel rendeu-lhe a sétima nomeação para um Óscar) sobre as tentativas de desviar a atenção pública de um escândalo sexual do Presidente dos EUA - algo que na altura era arte a imitar realidade devido ao caso Monica Lewinsky que decorria na altura - inventado uma guerra fictícia.  
6:35 Foi neste ano de 1998 que os aperitivos de batata Pringles, famosamente vendidas num tubo cilíndrico em vez dos habituais pacotes metalizados, chegaram a Portugal e eram promovidas neste colorido anúncio. Ainda hoje, na minha família, costumamos comprar um tubo de Pringles por altura do Natal e/ou do Ano Novo. E ainda costumo fazer aquele bico de pato na boca com duas Pringles, como é possível ver numa das actrizes do anúncio.
7:05 Originalmente criada em 1988, a Securitas é uma das maiores empresas de segurança do mundo e uma das proeminentes em Portugal, ao ponto de ser frequente referir-se a um segurança de um local como um Securitas, mesmo que seja de outra empresa. Neste anúncio, era promovido os seus serviços de alarmes. 
7:16 Anúncio à Queima das Fitas de Coimbra de 1998. Digam o que disserem, A Queima das Fitas é a de Coimbra (ou como diz a telegénica estudante deste anúncio "Festas há muitas, mas Queima das Fitas é em Coimbra!") com tanto para oferecer para além das habituais noites do Parque e o cortejo pela cidade, como provas desportivas, exposições artísticas e todo o tipo de espectáculos. Não participei nesta Queima pois só entrei para a Universidade de Coimbra no ano lectivo seguinte, pelo que a minha primeira Queima das Fitas foi a de 1999, a última no lado de cá do rio Mondego antes do actual recinto.   
7:46 Vinheta RTP 1
7:49 Promo ao Festival da Eurovisão de 1998 (que a RTP também costumava designar como Eurofestival da Canção) a ter lugar em Birmingham daí a três dias, onde se podem ver excertos de alguns vídeos das canções a concurso ao som da canção representante de Portugal, "Se Eu Te Pudesse Abraçar". Mais informações sobre esta edição num texto em breve.
8:16 Promo à programação de ficção da RTP2, de uma variada oferta cinematográfica a séries como "Sarilhos Com Elas", "Ellen", "Spin City - Cidade Louca", "Quem Sabe, Sabe", "Soap - Tudo Em Família" e "Rhodes, O Poderoso". 





0:00 Morgan Freeman pratica tiro ao alvo em "Sete Pecados Mortais".
0:12 Promo à transmissão do jogo Sporting-Belenenses para o campeonato nacional. O jogo acabaria com a vitória dos leões por 1-0, e nessa época 1997-98, o Belenenses desceria à Divisão de Honra enquanto o Sporting terminaria em quarto lugar. (O FC Porto conquistaria o quarto título consecutivo.)
0:43 Promo ao mítico "Contra-Informação", o espaço de sátira política que depois de algumas tentativas nos primórdios da SIC ("Jornalouco", "Cara Chapada"), fixar-se-ia de pedra e cal na grelha de RTP durante 14 anos (1996 a 2010). Para sempre ficaram bonecos como Toneca Guterres, Professor Martelo, Pedro Santana Flopes, Manuel Escuteiro, Paulo Tortes, Jorge Com Paio, Mario Só Ares, Cassete Jerónimo, Dona Odete, Bimbo da Costa e José Trocas-te. 
1:11 Vinheta RTP1
1:14 Eis de novo a campanha da Primavera do Toyota Corolla
1:35 Na altura além do "Contra-Informação", havia o "Contra Zapping" em que um boneco chamado Abreu promovia um concurso através chamadas de valor acrescentada, onde se podiam ganhar 30 mil escudos (150 euros) em electrodomésticos, adivinhando a que marca pertencia um o excerto do anúncio mostrado. Reconheceram qual é? Uma pista, já falámos dele num bloco anterior. 
2:17 Num estiloso e dramático anúncio à Cool Skin Philishave, a primeira máquina de barbear que incluía um depósito para uma loção Nivea, uma loura vê o namorado a ser sensualmente barbeado por uma morena e flagra-os quando se vão para beijar. Mas mesmo com a boca na botija, o rapaz parece estar mais interessado na suavidade da cara do que em prestar contas à namorada.    
2:39 Outra vez o anúncio Linic com os modelos-espantalhos.
3:09 Qual actualização de um conto de fadas, neste anúncio ao Citroen Xsara Break, Claudia Schiffer beija um sapo e este transforma-se num homem bem parecido ao volante do dito veículo. Mas ao segundo beijo, o homem vira de novo sapo mas felizmente o Xsara mantém-se no lugar. 
3:39 A popular banda inglesa James lançava na altura o seu álbum best of, em que reunia os seus melhores êxitos. Uma oportunidade para ter num só disco canções como "Sit Down", "She's A Star", "Born Of Frustration" ou "Sometimes" bem como dois temas inéditos. Já agora, sabiam que o vocalista Tim Booth é tio da actriz Maya Booth? E sim, os James continuam no activo, o seu último álbum é de 2016.
3:56 Num supermercado, um bebé desespera por não ver as suas fraldas Dodot no sítio habitual. Felizmente, tinham apenas mudado de sítio. 
4:31 Vamos lá outra vez: Ésse-á, SA! Ésse-é, SÉ! Ésse-í, SI! Ésse-ó, SÓ! Ésse-ú, SUPER BOCK!
4:46 O outro grande acontecimento nacional de 1998 foi a inauguração da Ponte Vasco de Gama a 26 de Março desse ano, com uma mega-feijoada. E segundo este anúncio, um litro de Fairy lavou 14763 pratos dessa feijoada, batendo mais um recorde do Guiness. 
5:22 Para as dores de cabeça estudantis (ou os exames não estivessem daí a poucas semanas), a solução era Aspirina.
5:42 Outra vez o anúncio ao suplemento Fibrosine.
6:02 Nos anos 90, havia muito a ideia de que o mundo estava a tornar-se cada vez mais uma aldeia global. Daí que este anúncio ao Renault Clio promovia o mundo inteiro com uma única cidade e uma única estrada.
6:34 Outro anúncio a cerveja alusivo à Queima das Fitas, desta vez da Cerveja Imperial, protagonizado por uns simpáticos preservativos animados. (Sim, porque também fazem parte das Queimas das Fitas...wink, wink...)
6:58 E uma vez mais o bebé travesso das Toalhitas Dodot
7:29 Um rapaz de bicicleta fica espantado pelo poder de travagem do Peugeot 406, que trava em quanto tudo à volta, incluindo prédios e cabines telefónicas, derrapa.
8:00 Regressamos ao "Contra Zaping". Descobriram o anúncio referente ao excerto? Sim, era o dos espantalhos do champô Linic. 
8:23 Vinheta RTP 1
8:26 Uma última promo ao programa de Maria Elisa sobre o tango.
9:00 E novamente a promo ao "Jet 7". 

Bónus

Um sexto bloco de publicidade (composto quase todo por anúncios que já analisámos)
mais o genérico do "24 Horas"


24 Horas (7 Maio 1998)



Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

3 comentários:

  1. Não sabia bem onde pôr isto, espero que não haja problema de comentar aqui. Estou há algum tempo à procura duma série juvenil e tinha esperança que este blog me pudesse ajudar. Deixo em baixo todos os dados de que me recordo.

    1. Passou numa das RTP (penso que na 1) nos anos 90 (diria que algures entre 1995 e 2000), no Verão. Do que me lembro, penso que passou num Verão e depois repetiu no seguinte.
    2. Era a última ou das últimas séries do respectivo bloco infantil-juvenil, penso que era transmitida assim por volta do meio-dia.
    3. Tenho a ideia que era falada em Inglês, mas não me recordo se americana, britânica, australiana ou neozelandesa. Pelo tipo de série, diria que não era britânica.
    4. A temática da série era de aventuras/mistérios/investigações. Não era uma série animada, era mesmo com pessoas. Cada episódio tinha um caso diferente.
    5. Os personagens principais eram adolescentes, um grupo de amigos de 6-7 (mas não, não era nem "Os Cinco" nem "Os Sete"). Tenho ideia que cada um tinha uma capacidade em que se destacava, havia um asiático que sabia artes marciais, julgo que havia também alguém que era excelente em informática.
    6. O local da acção penso que era uma ilha ou pequena cidade.

    Desde já, obrigada. Espero que me consigam ajudar.

    ResponderEliminar
  2. A série que me parece mais dentro das pistas que a Anne indicou, julgo ser "Runaway Bay" (título português "Detectives Em Férias"), (1992-1993) que acho que deu na RTP em 1994.
    https://www.imdb.com/title/tt0100526/

    ResponderEliminar
  3. E não é que é mesmo? Tinha a impressão que tinha passado uns anos mais tarde.
    Muito obrigada!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...