quinta-feira, 31 de maio de 2018

Runaway Bay - Detectives Em Férias (1992-1993)


por Paulo Neto

Uma das melhores partes de escrever neste blogue é sem dúvida interacção com os seus leitores e seguidores da página no Facebook e já por algumas vezes surgiram cromos a partir das sugestões ou questões deles. É o caso deste texto que surgiu quando uma leitora denominada Anne perguntou no blogue por uma série que lhe deixara boas memórias mas da qual não se conseguia lembrar do título ou de mais pormenores. Através das pistas que ela deixou das suas recordações, consegui chegar à conclusão que se tratava desta série, que Anne confirmou.



E tal como Anne, eu também eu guardei boas recordações de "Runaway Bay", uma co-produção franco-britânico-americana, que passou na RTP1 sob o título "Detectives Em Férias" num espaço infanto-juvenil matinal de segunda a sexta no Verão de 1994, o mesmo onde por exemplo foram exibidos pela primeira vez em Portugal os primeiros episódios da franchise anime do Tsubasa, na versão original japonesa legendada em português. 

A série não andava muito longe de uma espécie de "Uma Aventura" ou "Os Cinco" algures nas Caraíbas, já que era sobre um grupo de jovens, alguns turistas e outros locais, que em cada episódio se deparavam com um mistério qualquer e viviam uma aventura para os desenvolver e claro que o cenário paradisíaco era um ingrediente extra na emoção dessas aventuras. Apesar de em teoria a série decorrer na baía jamaicana que dá nome ao título original, na verdade foi filmada na ilha caribenha de Martinica, que é território francês. (Sabiam que foi nessa ilha que nasceu a Josefina do Napoleão?)

Diana Eskill (Alex), Eric Fried (Dion), Jeremy Lynch (Chan), Naomie Harris (Shuku)
Jade Magri (Zoe), Andrew Fraser (Jojo) 

Infelizmente encontrei muito pouca informação sobre a série: a Wikipedia e o IMDB não ajudaram muito e o meu principal recurso foram os episódios disponíveis no YouTube. A série teve duas temporadas cada uma com treze episódios, exibidos originalmente no canal britânico ITV entre 1992 e 1993. 
Na primeira temporada, por aquilo que recordo, havia um núcleo duro de protagonistas composto por Dion (Eric Fried), Chan (Jeremy Lynch), Alex (Diana Eskill), Shuku (Naomie Harris) e Jojo (Andrew Fraser), com o Inspector Grant (Carl Bradshaw) como a personagem adulta mais recorrente. Mas pelo que vi dos episódios do YouTube, na segunda temporada, deixou de haver esse núcleo duro, com alguns episódios em que só apenas alguns dos cinco protagonistas apareciam sem explicações para a ausência dos outros, havendo em alternativa outras personagens para colmatar essas ausências temporárias como Zoe (Jade Magri) ou Lola (Marlaine Gordon).  



Pelo que me recordo, era uma série bastante prazerosa de se ver e que devia ser mais bem recordada, mas infelizmente se ainda existe alguma memória dela é sem dúvida pelo facto de ter sido um dos primeiros papéis da actriz britânica Naomie Harris, que mais tarde viria a ter uma bem-sucedida carreira em filmes como o segundo e terceiro tomos de "Piratas das Caraíbas", "Skyfall" e "Spectre" (foi a primeira Moneypenny negra da saga 007), "Miami Vice", "Um Traidor dos Nossos", "Rampage" e "Moonlight", para o qual foi nomeada para um Óscar. Harris tinha começado de facto como actriz infantil e recordo-me dela nas séries "Simon e a Bruxa" e "Os Meninos do Amanhã", que deu no canal Panda. 


O tema que se ouvia no genérico da abertura era uma versão instrumental de "Romantic World" de Dana Dawson, sendo que nos créditos finais ouvia-se uma versão cantada por outra intérprete com uma outra letra, alusiva ao cenário da série.




Episódio "Going For Gold" (1.ª e 3.ª partes)




Episódio "Race Like The Wind"


Episódio "The Secret Garden"


  Episódio "Masquerade" 




Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...