domingo, 21 de janeiro de 2018

Mikado


Cada vez que alguém me recorda este jogo ou vejo as embalagens com look retro à venda, as imagens que me vêem à cabeça é jogar sentado ou deitado no chão com areia da casa da ilha em torno dos delicados mas afiados pauzinhos chineses, que servem não para comer mas para um jogo cheio de tensão, quase como vemos nos filmes os heróis a desarmarem uma bomba. Um toque errado e BOOM!


No Mikado um gesto em falso era menos explosivo, mas a tensão não era menos palpável por isso. E a tensão era substituida por alegria de ver o nosso adversario derrubar desastrosamente um monte de pausinhos.


Jogo de habilidade clássico, o Mikado foi criado no Séc. V Antes de Cristo, é conhecido por vários nomes pelo mundo (por exemplo no Brasil é “Pega Varetas”, que sintetiza bem a mecânica do jogo). Como disse acima, ver estas varetas coloridas - com marcas que na época desconhecia o significado - trazem sempre memórias da infância e adolescência. Sempre joguei ao Mikado em família, sentados no chão e debruçados sobre a confusão de varetas de madeira aguçadas, tentar retirar as mais valiosas sem fazer mexer as outras peças. Com o ‘bónus’ de que na casa da ilha havia sempre alguma areia pelo chão a dificultar mais a tarefa.


Se não estou em erro, o Mikado que usávamos já pertencia à geração anterior e tinha vindo de França. Creio que o tenho algures, à espera de um dia ser fotografado decentemente. Tenho a distinta impressão que já lhe faltam algumas varetas. Entretanto, encontrei um que me parece igual, também dos anos 60:


Imagens do Mikado da Majora, com as varetas todas da mesma cor:


E da Carto:


Apesar das variações existentes, o  nome Mikado era apenas uma das marcas à venda mas com o tempo passou a significar o tipo de jogo, como é habitual em certas marcas muito fortes que passam a designar o tipo de produto. A designação Mikado veio da peça mais valiosa, o “Mikado”, um antigo termo para o Imperador do Japão. As marcas das outras peças indicam as diferentes patentes militares ou estatuto social.
A pontuação das 41 varetas está distribuida da seguinte forma:
  • 1 vareta - Cor: Preto - 20 Pontos.
  • 5 varetas - Cor: amarelo - 10 Pontos.
  • 5 varetas - Cor: Azul - 5 Pontos.
  • 15 varetas - Cor: Verde - 3 Pontos.
  • 15 varetas - Cor: Vermelho - 1 Ponto.
Em 1975 a Suiça concorreu ao Festival da Eurovisão com a canção “Mikado” sobre o jogo. Como não percebo a letra, acredito na Wikipédia:



Claro que no Youtube tinha que existir um vídeo de demonstração:






Texto original: "Mikado" - Tumblr Enciclopédia de Cromos / Nostalgia Encyclopedia".

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

2 comentários:

  1. Do que me lembro o Mikado da ilha era parte integrante da mala com outros jogos. Lembro-me das damas, xadrez e o "apanhar as pedras". E que saudades dessas tardes/noites. Melhor que isso só mesmo as fogueiras e ir apanhar o carvão no dia seguinte.
    Foi mesmo uma infância feliz
    SonSó

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tinha impressão que o Mikado só estava lá guardado, mas não me admirava que vendessem assim o conjunto. Temos muitas boas memórias daquela ilha :)
      Que jogo era esse, "apanhar as pedras"?

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...