domingo, 6 de novembro de 2016

Earth 2 (1994-95)

earth2logoenciclopediacromos02
Os fãs de BD ou da recente série de TV "The Flash" podem reconhecer o nome "Earth 2" ("Terra 2") das histórias com universos paralelos, mas o tópico de hoje também é de ficção-cientifica: a série de televisão dos anos 90 "Earth 2", que estreou a 6 de Novembro de 1994. Curiosamente o IMDB indica que terá estreado em Portugal exactamente 4 anos depois, 6 de Novembro de 1998; creio que com o título nacional "Terra 2". Actualização: Entretanto confirmei a data de estreia, 6 de Novembro de 1998, o dia de exibição era às sextas à tarde, na TV2 às 15:30. Apesar de na programação TV a série estar indicada "A Terra", nos meus apontamentos da época refiro por "Terra 2".
Foto: "A Comarga de Arganil" Nº 10794
Ainda segundo a minha investigação, o ultimo episódio terá sido exibido na TV2 a 26 de Março de 1999.


Esta co-produção da Universal e da Amblin de Steven Spielberg durou apenas uma temporada de 22 episódios.
A frase de promoção era "Desta vez, NÓS somos os alienigenas" ("This time, WE are the aliens").


O ano 2192  - 700 anos depois da descoberta da América – é um futuro sombrio. O planeta Terra está a morrer, e a maioria dos terráqueos habitam em estações espaciais. Com o tempo, as crianças começam a nascer com uma estranha debilidade – “O Síndroma”, não reconhecida por médicos e governos - e morrem antes de completar 9 anos de idade.  Quando o jovem Ulysses (Joey Zimmerman) começa a revelar sintomas da doença, a mãe Devon Adair (Debrah Farentino) financia e lidera o “Projecto Eden”, uma missão para colonizar um planeta semelhante à Terra – G889, a 22 anos luz de distância - onde Ulysses e as outras crianças afectadas possam recuperar o contacto com a Natureza, que a Terra inabitável e as estações espaciais impossibilitam. O Conselho tenta sabotar a nave espacial, mas não consegue impedir a viagem de 22 anos até ao novo planeta. No entanto, à chegada a nave despenha-se longe do local programado e os “náufragos” – depois de um sono de mais de duas décadas - vão ter que lutar pela sobrevivência numa superfície de parcos resursos, onde rapidamente descobrem que não estão sozinhos.

Outro dos protagonistas era o engenheiro John Danziger (Clancy Brown, o Krugan de “Duelo Imortal” ou a voz de Lex Luthor em várias séries, filmes e jogos, entre muitos outros papéis) o trabalhador rude e forte mas de bom coração, e pai de True (a actriz J. Madison Wright Morris, que faleceu em 2006 aos 21 anos por complicações cardíacas). Apesar das desconfianças iniciais ao longo da série ambos ganham amizade por Devon e Ulysses. Ulysses, mesmo em estado debilitado vai ser instrumental em comunicar com uma das espécies indígenas, os Terrians.
earth2terra2enccromos07

Além dessas criaturas telepáticas, existem no planeta os pouco-inteligentes Grendlers, os agressivos Kobas – uma espécie de “macacos” alienígenas – e … alguns humanos, sobreviventes de uma antiga colónia prisional.
earth2terra2enccromos06earth2terra2enccromos09

Outros personagens incluiam uma médica geneticamente alterada, Dr. Julia Heller (Jessica Steen, de “Captain Power”) uma agente infiltrada do Conselho; Yale (Sullivan Walker) um ciborgue e antigo criminoso a que a memória foi apagada; o casalinho arrogante e irritante: um funcionário governamental, Morgan Martin (John Gegenhuber) e sua esposa Bess (Rebecca Gayheart) que segundo a Wikipedia cresceu nas minas do planeta Terra.

Outro personagem de destaque foi Alonzo Solace (o modelo e actor Antonio Sabàto Jr.) um piloto de aspecto jovem mas de idade mais avançada, graças ao tempo que passa em animação suspensa durante as viagens. Tenta o suicidio mas os Terrians ajudam-o comunicando com ele através dos sonhos. Ao longo dos episódios foram tratados várias questões sociais – sob a capa sci-fi, obviamente -  como crimes, castigos, o relacionamento com povos indigenas, etc.

Ao longo dos episódios podemos ver algumas caras familiares como os actores Tim Curry (Gaal, um perigoso condenado que controlou e escravizou Terrians e Grendlers) ou Terry O’Quinn ( de “Rocketeer”, “Jovens Pistoleiros” ou “Perdidos”, aqui como Rilley, um membro do Conselho). E claro que uma série de sci-fi não estaria completa sem um robot: Zero, na tradição de robots como o Robby de “Perdidos no Espaço”.

Como as audiências não estavam a ser tão boas como esperado, na segunda temporada seriam feitas mudanças anunciadas nesta promoção:


Posso jurar que algumas das sequências do inicio do video incluem imagens e efeitos visuais do Stargate. Alíás, o video socorre-se de imagens e música de outras produções para tentar transmitir as ideias planeadas para a segunda temporada: episódios com histórias mais contidas, enfâse na aventura e acção; a nível de arco geral: o estabelecimento da colónia no novo planeta, com milhares de pessoas recém acordadas do sono criogénico e a tentar construir a vida num planeta inóspito, e claro, com novos personagens e muitos problemas à vista nomeadamente extraterrestres hostis. Mas, esta segunda temporada não saiu do papel. O ultimo episódio foi emitido em 4 de Junho de 1995, para despero dos fãs – autoapleidados de Edanites - com uma comunidade online bastante activa já na época. O site Outside Comic Con relata que quando mais tarde os fãs e actores viram o vídeo acima, até ficaram aliviados que a segunda temporada – mais “estúpida” e irreconhecível – não tenha sido levada avante.

Pessoalmente, não recordo quantos episódios vi, ou foram exibidos na nossa televisão, mas era uma série de  ficção cientifica que via com bastante interesse, e confesso que tive um crush pela actriz Rebecca Gayheart (“Mitos Urbanos”,”Beverly Hill 90210”, “Scream 2”), que fazia de Bess.

S_bess19

Enquanto não encontro o genérico inicial, vejam estes vídeos de promoção da época:









Um fã juntou cenas de vários episódios para criar um video de homenagem:



Outro utilizador apresentou uma review da série:





Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...