terça-feira, 22 de outubro de 2013

Encontros Imediatos (1992-1994)

por Paulo Neto

Num tempo em que redes sociais, sites de encontros e speed datings eram algo que só havia em Portugal nas imaginações mais férteis, não havia muitas maneiras de juntar dois seres de coração desimpedido. Mas em 1992, com o arranque da SIC, surgiu mais uma: o programa "Encontros Imediatos".



O programa era uma adaptação do concurso americano "The Dating Game", que datava dos anos 60, mas que para o Portugal de 1992, o conceito ainda não deixava de ter o seu quê de inovador. A dinâmica era a seguinte: separados por uma parede, um rapaz colocava perguntas às três suas pretendentes que estavam do outro lado da parede. Sem saber o aspecto dela, ele teria de escolher uma delas baseado apenas nas respostas que elas deram à sua pergunta e só depois é que podia ver a sua escolhida. Na segunda parte do programa, repetia-se o processo, mas com uma inversão de géneros: desta vez era uma rapariga a escolher de entre três rapazes. Eis aqui um exemplo:


Os dois casais recém-formados ganhavam uma quantia em dinheiro (creio que 100 contos) ou vales de compras de igual montante e tinham direito a um encontro romântico. Inicialmente esses encontros resumiam-se a uma ida a um espectáculo no Casino Estoril, mas na última temporada iam de viagem aos Açores.




"Encontros Imediatos" era transmitido aos domingos à tarde, e estreou logo na primeira semana de emissões da SIC. Teve três temporadas exibidas entre 1992 e 1994. A primeira temporada foi apresentada pela actriz Manuela Maria, mas depois foi Maria Vieira quem assegurou a condução do programa, dando-lhe uma grande dose de humor. Lembro-me que ela chegou a apresentar alguns programas encarnando personagens como uma empregada de limpeza natural de Carrazeda de Ansiães ou Maria Consoada, a mulher do Pai Natal.




Mas não se pense que o concurso estava apenas limitado a jovens. Neste tesourinho dos Gato Fedorento, as almas livres mais maduras também participavam ocasionalmente:







Não tardou a que a surgissem imitações e/ou paródias do concurso um pouco por todo o país, sobretudo em escolas e colectividades recreativas locais. Por exemplo, quando eu estava no 7.º ano, houve uma recriação dos "Encontros Imediatos" com alunos do 8.º ano durante a festa do Dia dos Namorados. 

Genérico e introdução do primeiro programa:


Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

3 comentários:

  1. Este programa é hilariante, gostava de ver mais episódios, é que estes encontros são mesmo imediatos, não é fácil escolher com apenas 3 perguntas todas elas idiotas, mais difícil seria ainda se pudéssemos rejeitar toda a gente não escolhendo ninguém, a mim seria o mais provável!

    ResponderEliminar
  2. Acabei de ver estas imagens no programa da sic Caixa Mágica, da fátima lopes.
    Lembro-me de ver o programa, senão me engano a lidia franco tb apresentou o programa (pelo menos tenho essa memória)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Lídia Franco apresentou a primeira temporada do "All You Need Is Love", com Fátima Lopes a apresentar as seguintes.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...