por Paulo Neto
Não encontrei muita informação na internet sobre Fátima Ferreira, a cantora portuguesa radicada no Canadá que algures na cúspide entre os anos 70 e 80, teve um hit no seu país de origem com "Adeus À Vida". Pelo que pude deduzir, Fátima Ferreira terá começado o seu percurso musical no fado ainda em Portugal e após emigrar para Toronto, tornou-se um nome importante no círculo musical da comunidade portuguesa, secundada pela banda The Brothers, e cuja carreira dura até hoje. Carreira essa que começou no fado mas que se estendeu a outros estilos.
A inspiração por detrás de "Adeus À Vida" era sem dúvida o tema "Seasons In The Sun" de Terry Jacks, que em 1974 foi um sucesso internacional, tendo sido n.º 1 em vários países e foi na altura o single mais vendido de sempre de um artista canadiano. "Seasons In The Sun" era uma versão em inglês de "Le Moribund" de Jacques Brel (1961). Jacks readaptou a letra da versão inglesa originalmente escrita por Rod McKuen (e segundo consta tentou convencer os Beach Boys a gravarem a essa versão, antes de ele próprio decidir gravá-la). A letra também fala de alguém às portas da morte despedindo-se dos seus ente queridos, incluindo uma "Michelle, my little one" do qual "Adeus À Vida" ecoou no verso "Adeus, Miguel, meu pequenino". Em 1999, a versão dos irlandeses Westlife chegou ao n.º 1 do top britânico. E para sempre "Adeus À Vida" ficaria o "Seasons In The Sun" português.
Fátima Ferreira na capa da revista "Crónica Feminina" (27 Outubro 1983) |
Mas que não se pense que o repertório de Fátima Ferreira era apenas fado e pesaroso nacional-cançonetismo. Há uns anos, ouvindo o podcast Brandos Costumes, qual não foi o meu espanto quando descobri que Fátima Ferreira tinha cedido a sua voz a um tema synth-pop bem anos 80, "Pondera", que recentemente descobri por fim no YouTube.
Mas apesar do ritmo dançável, "Pondera" abordava outro tema sério, o alcoolismo, com Fátima Ferreira a lamentar como a sua cara-metade foi apanhada "pelo vício da boémia requintada", guardando porém a esperança que ele "encontre uma saída da sua encruzilhada" pois "não há desgraça sem cura".
"Peixe Fresco"
"Andorinha Mensageira"
Se gostou, Partilhe: »»
|
Tweet | Save on Delicious |
Sem comentários:
Enviar um comentário