sexta-feira, 8 de março de 2024

Festival RTP da Canção de 1984

No dia de mais uma aniversário da RTP, recordamos uma edição do Festival RTP da Canção, desta feita a 21.ª edição que teve lugar há quarenta anos (7 de Março de 1984) no Auditório Europa em Campo de Ourique, Lisboa.




Foi uma edição bastante particular pois em vez do método habitual de votação por parte de júris distritais, desta vez a escolha da canção que iria representar Portugal no Festival da Eurovisão desse ano a ter lugar no Luxemburgo esteve a cargo de um júri de dezoito personalidades da vida cultural portuguesa, nove deles convidado pela RTP e os outros nove por um conjunto de autores. O júri era composto por Ana Bola, António Macedo, Carlos Cruz, Beatriz Costa, Herman José, Maluda, Tonicha, Rui Mendonça, Teresa Silva Carvalho, Carlos Pinto Coelho, Carlos Ventura Martins, Henrique Mendes, Luís Vilas Boas, Jorge Costa Pinto, Tomás Taveira, Yvette Centeno e Virgílio Teixeira.

Manuela Moura Guedes e Fialho Gouveia foram os apresentadores


A apresentação esteve a cargo de Fialho Gouveia e Manuela Moura Guedes. Os dois anunciaram que a RTP também estava a preparar outro tipo de festival de música, que se pretendia não-competitivo, descentralizado e destinado a um público mais jovem, mas a ideia acabaria por não se concretizar.

As 18 figuras públicas que compuseram o júri


Além do júri com tantas figuras ilustres, também foram muitas as caras conhecidas que estiveram na competição desse ano, sendo que vários desses intérpretes já tinham participado antes no Festival e alguns até já o tinham vencido antes.

Linda de Suza foi a convidada musical



A actuação da primeira parte esteve a cargo de Linda de Suza, a célebre artista portuguesa consagrada em terras francesas, onde não faltou o seu grande hit "Un Portugais" e um improviso de "Tia Anica de Loulé". Linda de Suza presidiu ao júri mas sem direito a voto. (Aquando do seu falecimento a 28 de Dezembro de 2022, esta edição do Festival foi disponibilizada na RTP Arquivos em jeito de homenagem.) Seria também nesse ano de 1984, que Linda de Suza publicaria a sua autobiografia "A Mala de Cartão" que mais tarde seria adaptada para uma série televisiva.    

Devido a uma greve dos músicos, as dezasseis canções (com uma notória excepção) em concurso foram interpretadas sob música pré-gravada. Numa primeira fase, cada membro do júri indicava quais dessas canções que queriam que passasse à fase final com seis canções. A maioria dos jurados indicaram seis canções, mas Carlos Pinto Coelho indicou apenas cinco enquanto Herman José e Carlos Ventura Martins indicaram sete. 
Na fase final, cada membro do júri pontuava as seis canções finalistas de 1 a 10, com a vitória para a canção mais pontuada.

Segue-se uma breve retrospectiva das canções em concurso por ordem inversa da classificação.

"Num Olhar", interpretado por Marisa, foi
uma das quatro canções sem quaisquer pontos


Quatro das dezasseis canções não obtiveram qualquer ponto do júri na primeira fase. Foram elas:
- "Num Olhar", interpretada por Marisa, nome artístico de Maria José Almeida.
- "(O Nosso) Reencontro", interpretada por Isabel Soares, que somava quatro participações no Festival como membro do grupo Bric-À-Brac (do qual também fazia parte o seu marido Manuel José Soares) bem como uma participação a solo em 1979 com "Cantiga De Amor".
- "Este Quadro", uma das três canções interpretadas por Samuel nesse ano, esta em dueto com Cristina.
- "Cidade Mar" na voz de José Campos e Sousa, um dos membros fundadores da Banda Do Casaco e que integrou o grupo A Fantástica Aventura nas participações nos Festivais de 1977 ("A Flor E O Fruto") e de 1980 ("Ai, Ai, Tão, Tão").

Rita Ribeiro cantou "Notícias Vêm, Notícias Vão"

Apenas Beatriz Costa votou na canção "Notícias Vêm, Notícias Vão" na voz de Rita Ribeiro. Então já uma consagrada actriz, a filha do lendário Curado Ribeiro também já tinha demonstrado os seus dotes de cantora. Esteve na formação dos Green Windows que participou em dose dupla no Festival de 1974 com "No Dia Em Que O Rei Fez Anos" e "Imagens" e na das Cocktail com Maria Viana e Fernanda "Ágata" de Sousa que participou em 1979 com "Amanhã Virás". A acompanhar Rita Ribeiro esteve um coro de cinco vozes, incluindo uns muito jovens José Raposo e Maria João Abreu. Infelizmente, esta foi a única das dezasseis canções que não teve edição em disco. 

As Doce ao leme do "Barquinho da Esperança"


Depois de terem ganho em 1982, as Doce regressavam ao Festival pela quarta vez, agora num registo diferente com a balada "O Barquinho Da Esperança", da autoria de Miguel Esteves Cardoso e Pedro Ayres Magalhães. A canção já conheceu algumas versões nomeadamente de Sara Tavares (que chegou a ter Laura Diogo como sua manager). Porém, desta feita, "O Barquinho da Esperança" só conseguiu os votos de Jorge Costa Pinto e Tomás Taveira. 

Fernando Tordo no seu "Canto De Passagem"

Presença regular no Festival nos anos 70, incluindo duas vitórias em 1973 e em 1977 (como membro de Os Amigos), Fernando Tordo participou nesse ano pela última vez como intérprete com a canção "Canto De Passagem", com música do próprio e letra de Joaquim Pessoa, recebendo seis indicações do júri.
Duas canções receberam oito indicações do júri, e uma delas foi também da autoria de Fernando Tordo e Joaquim Pessoa, "Tricot De Cheiros" interpretado por Zélia Rodrigues, na sua terceira participação no Festival após 1980 e 1981. A outra foi mais uma das canções interpretadas por Samuel, "Maneira de Ser".

O Quinteto Paulo de Carvalho esteve muito perto de passar à fase final


Com nove pontos e falhando por pouco a passagem à fase final com nove indicações foi a canção "(Já) Pode Ser Tarde" do Quinteto Paulo de Carvalho que além do próprio continha Helena Isabel, André Sarbib, Miguel Braga e Carlos Araújo. Paulo de Carvalho, como é bem sabido, tinha duas vitórias no Festival em 1974 com o literalmente histórico "E Depois Do Adeus" e em 1977 como um de Os Amigos de "Portugal Na Coração". Mas também Helena Isabel teve diversas passagens pelo Festival em 1974, em 1980 (a solo e como parte dos grupos S.A.R.L. e As Alegres Comadres) e 1983. Desta vez os dois juntaram vozes nesta canção, além de ser assaz conhecido o facto de terem durante muito tempo feito outro tipo de música cuja obra mais conhecida foi o filho Bernardo (que é como quem diz, o Agir). Este projecto de Quinteto não foi além deste tema, mas no ano seguinte Paulo de Carvalho conheceria outro dos seus pontos mais altos na carreira com o sucesso do álbum "Desculpem Qualquer Coisinha", que tinha o hit "Os Meninos do Huambo".  

A tecnologia de ponta da RTP em 1984







Estas foram as seis canções que avançaram para a fase final:

António Sala trouxe "Uma Canção Amiga"


Em sexto lugar, com 10 indicações e depois 82 pontos, ficou "Uma Canção Amiga" interpretada por António Sala. Então já uma figura célebre na rádio, na televisão e na sua carreira musical (a solo, com a esposa Elisabete e com os Maranata), António Sala participava pela segunda vez no Festival como intérprete depois de concorrer em 1980 em dueto com Alexandra em "Uma Razão De Ser". Esta "Canção Amiga" tinha música do próprio Sala para letra de Carlos Castro. (Sim, esse mesmo, o cronista social que viria a ter um celebremente horrífico fim de vida no início de 2011.)

5.º lugar e o prémio de Melhor Interpretação para Adelaide Ferreira


Em quinto lugar, com 11 indicações e 109 pontos na fase final, "Quero-te, Choro-te, Odeio-te, Adoro-te" na voz de Adelaide Ferreira, cujo desempenho valeu-lhe o prémio de melhor interpretação que teve o nome de Ary dos Santos, em homenagem ao lendário poeta e letrista desparecido no início desse ano. Adelaide Ferreira estivera no Festival de 1980 como parte do grupo all star As Alegres Comadres que também incluía a sua irmã Mila, Helena Isabel e Ana Bola. Embora tenha surgido no panorama musical nacional como roqueira com hits como "Baby Suicida" e "Trânsito", os seus opus mais célebres nos anos vindouros seriam powerballads como "O Papel Principal", "Dava Tudo" e claro, "Penso Em Ti (Eu Sei)" com que ganharia o Festival do ano seguinte. Ainda nesse ano de 1984, Adelaide Ferreira representou Portugal no Festival da OTI com "Vem No Meu Sonho" com que obteria o segundo lugar, a melhor classificação de sempre do nosso país nesse certame.  

Paco Bandeira com "Que Coisa É Esta Vida"

Em quarto lugar, com 11 indicações e depois 110 pontos, ficou "Que Coisa É Esta Vida" defendida por Paco Bandeira. Tal como Fernando Tordo e Paulo de Carvalho, o cantor natural de Elvas tivera várias participações no Festival ao longo dos anos 70 (destacando-se os dois segundos lugares em 1972 e 1973) e tinha aqui a sua derradeira presença como intérprete. A sua canção falava dos lamentos de uma dona de casa e não faltavam menções às telenovelas "Pai Herói" e "Gabriela" que estavam em exibição na altura na RTP (a segunda em reposição na RTP2). Foi também nesse ano de 1984 que Paco Bandeira lançou o álbum "Semibreves" que incluía o grande hit "A Ternura Dos Quarenta".

Vestidos a rigor, a Banda Tribo cantou "A Padeirinha de Aljubarrota"


 
Em terceiro lugar com 12 indicações e 113 pontos na fase final ficou a proposta que mais soava a 1984, ainda que falasse de uma célebre figura do século XII que se tornou uma lenda da História de Portugal. "A Padeirinha de Aljubarrota" foi interpretada pela Banda Tribo composta pelos irmãos José Gonçalo e Fernando Amaral Gomes, José Manuel de Oliveira, Mário Jorge Ferreira e João Paulo Pereira, acompanhados por Ana Sofia Cid. (Sendo esta filha de José Cid e os dois primeiros sobrinhos do cantor de "A Minha Música".) Os seis apareceram em palco trajados a rigor, eles de pajens e ela como a titular padeirinha, José Gonçalo Amaral Gomes participaria mais três vezes a solo no Festival; em 1988 com "Cai Neve Em Nova Iorque" (cuja versão do tio seria um hit nesse ano) e depois, sob o nome de Gonçalo Tavares, em 2010 e 2015.  

Samuel interpretou três canções neste Festival,
sendo que "Pelo Fim Da Tarde" ficou em segundo lugar.

Em segundo lugar, a terceira canção defendida por Samuel neste Festival, "Pelo Fim Da Tarde" com 14 indicações e 140 pontos na fase final. Samuel Quedas, mais conhecido por Samuel tout-court, iniciara a sua carreira em 1972 com o EP "O Cantigueiro" e esteve associado ao género de canção de intervenção até que gradualmente foi transitando para a música ligeira. Além destas três canções deste ano, tinha também várias presenças nos Festivais desde 1979, tanto a solo como integrando os S.A.R.L. Nesse ano de 1984, Samuel participaria na versão portuguesa do musical "ABBAcadabra" que versionava várias músicas dos ABBA, quer no disco quer no subsequente telefilme no papel do Soldadinho de Chumbo. 

Maria Guinot foi a grande vencedora com "Silêncio E Tanta Gente"


Porém nesse ano, o troféu foi parar indiscutivelmente às mãos de Maria Guinot com aquela que seria o seu magnum opus "Silêncio E Tanta Gente". Na primeira fase, a canção recebeu a indicação de 17 dos 18 membros do júri (o único que não o fez foi Herman José!) e na fase final obteve 150 pontos. Maria Guinot tivera uma breve estreia na música em 1968 e após de alguns anos afastada dessas lides, regressara em 1981 apresentando-se no Festival desse ano com "Um Adeus, Um Recomeço". Mas seria em 1984 que viveria com esta vitória o seu ponto mais alto, tendo sido a única que tocou ao vivo ao piano, acompanhada no refrão por Inês Martins, membro do coro da Gulbenkian. É assaz consensual que "Silêncio E Tanta Gente" é uma das melhores canções que levámos à Eurovisão e o 11.º lugar que obteve no certame desse ano no Luxemburgo foi deveras injusto (ainda que tenha sido o melhor resultado de Portugal entre 1981 e 1990 inclusivé). Maria Guinot continuou a sua carreira até meados dos anos 2000, quando começou a enfrentar vários problemas de saúde, vindo a falecer em 2018 aos 73 anos. Mas para sempre ficou esta gloriosa vitória no Festival RTP da Canção de 1984 e a sua belíssima canção. Será que mais alguém trocaria a sua vida por um dia de ilusão? 

Linda de Suza cumprimentando Maria Guinot pela sua vitória



Festival RTP da Canção 1984
Na RTP Play Palco: https://www.rtp.pt/play/palco/p12950/festival-da-cancao-1984
Na RTP Arquivos: Parte 1 Parte 2 Parte 3

"Silêncio E Tanta Gente" Maria Guinot (Festival RTP da Canção 1984)


O videoclip filmado na Madeira:


Actuação no Festival da Eurovisão 1984



Uma vez mais uma palavra de agradecimento ao site Festivais da Canção e aos autores do livro "Portugal 12 pts", João Carlos Calixto e Jorge Mangorrinha. 




Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...