sábado, 29 de abril de 2023

Top Model (1989-90)

Durante uma parte de 1991, as três telenovelas da Rede Globo exibidas na RTP começavam por T. Na RTP2, dava "Ti Ti Ti", no horário nobre da RTP1 "Tieta" e â hora do almoço, "Top Model". Aliás estas duas últimas foram também exibidas quase em simultânea no Brasil entre 1989 e 1990. 
Da autoria de Walter Negrão e António Calmon, como o próprio título indica, "Top Model" abordava o mundo da moda, mas outros temas fulcrais foram o conflito entre o idealismo dos anos 60 e o capitalismo dos anos 80, a diversidade de dinâmicas familiares e questões da adolescência. 





Malu Mader encarnou a protagonista, Maria Eduarda Pinheiro ou Duda, uma bela e ambiciosa jovem que tem a sua grande oportunidade de vingar como manequim quando assina contrato com a prestigiada marca de confecções Covery, propriedade da família Kundera. Ao mudar-se para o Rio de Janeiro, a jovem conhece os irmãos Gaspar (Nuno Leal Maia) e Alex Kundera (Cecil Thiré), que sempre viveram em eterno conflito sobre tudo, até nas atenções da mãe de ambos, Morgana (Eva Todor).  

Duda e Alex



Gaspar e os cinco filhos Ringo, Olívia, Jane, Lennon e Elvis


Gaspar é um eterno "menino do Rio", antigo surfista que vive na praia com os cinco filhos que teve de quatro mulheres. Do primeiro casamento com a americana Bárbara Ellen (Susana Vieira), nasceu Elvis (Marcelo Faria), sucessor do pai nas glórias do surf. Com a esotérica Maria Regina ou Bellatrix (Rita Lee), teve a temperamental Jane Fonda (Carol Machado) e o espertalhão Ringo Starr (Henrique Farias). No seu terceiro casamento com Florinda (Regina Duarte), uma fotógrafa ocupada a correr o mundo, Gaspar coadoptou a doce Olívia (Gabriela Duarte), que se integrou perfeitamente na família. E com a arrivista Marisa (Maria Zilda Bethlem), teve o pequeno Lennon (Igor Lage). E como se estes cinco não fossem já confusão que chegue, há ainda o cão Maradona. Felizmente, para pôr tudo minimamente em ordem, Gaspar conta com a ajuda de Náná (Zézé Polessa). Náná é secretamente apaixonada por Gaspar, mas não só sabe que ele ainda continua a suspirar por Marisa, que o trocou pelo irmão, como não quer ser apenas mais uma na sua lista de conquistas. Outro amigo de Gaspar que também o ajuda com as questões dos filhos é Saldanha (Evandro Mesquita), um ex-surfista que tem um bar na praia e que também já foi apaixonado por Bellatrix.   

Naná



Saldanha



Já Alex é o oposto do irmão, frio, materialista e controlador. Apesar de ser duro para com os que rodeia, no trabalho e na família, quando quer tem um lado encantador e sedutor. Quando Marisa se aproximou dele, desiludida com a vida com Gaspar e desejosa de ascensão social, não hesitou em roubá-la ao irmão. A frieza com que Alex trata o filho Alex Jr. (Rodrigo Penna), leva este a procurar afecto junto do tio Gaspar e dos primos, tendo até um fraquinho pela prima Jane. Apaixonado em criar top models, mas não pelas pessoas que elas são, Alex encanta-se com Duda a quem promete uma vida de luxo. Só que o coração dela bate forte por Lucas Pasolini (Taumaturgo Ferreira), um jovem artista de grafitti que Gaspar contrata para desenhar as pranchas de surf que fabrica. Lucas tem um segredo: fugiu de São Paulo para o Rio de Janeiro após se ter envolvido num assalto com qual pretendia pagar um tratamento para a doença grave da sua mãe Suzana (Marília Pera), que acabou por morrer. Segundo uma pista deixada pela mãe antes de morrer, Gaspar ou Alex poderão ser o pai do rapaz. 

Lucas e Duda



Tininha e Tânia



Olívia e Artur



Outras personagens marcantes foram Artur (Jonas Torres), com quem vive um grande amor adolescente com Olívia, marcado pela oposição dos pais deles e mais tarde por uma doença grave; Tininha (Adriana Esteves), a namorada de Elvis e a amiga desta, Tânia (Flávia Alessandra); Cleide (Suzana Faini), a neurótica mãe de Duda; Milú (Cinira Camargo), uma manicure que é alvo das fantasias de Ringo; Baby (Felipe Carone), parceiro nos esquemas de Morgana; Simone (Jacqueline Laurence), a governanta da casa de Alex; Raúl (Alexandre Frota), fotógrafo bonitão casado com a modelo Carla (Suzy Rêgo); Giulia (Alexandra Marzo), que vai disputa o coração de Lucas com Duda; e Cida (Drica Moraes), a divertida empregada da casa de Alex, que me lembro de numa cena cantar o tema de abertura da telenovela "Tieta" ("Vem meu amor, vem com calor...")

Cida



A telenovela ainda contou com actores como Vera Holtz, Maria GladysJonas Bloch e Denise Del Vecchio, bem como participações especiais de Marcelo Novaes, Mário Gomes, Eduardo Moscovis, Zilka Salberry e, antes de se tornarem actrizes, Ingra Liberato e Alexia Deschamps apareceram como manequins dos desfiles da Covery. 

Jane e Lennon com o Maradona



Tanto no Brasil como em Portugal, o sucesso da telenovela esteve principalmente no núcleo de Gaspar e seus filhos. Nele foram abordados alguns assuntos da adolescência como a menstruação, a masturbação e a gravidez precoce. Recordo também uma cena divertida em que Lennon se interessa por uma japonesinha chamada Yoko Ono, mas quando convida os pais dela lá a casa, Gaspar aparece embriagado e estraga tudo. O cão Maradona, misto de labrador com golden retriever, também conquistou os telespectadores: na verdade foram usados dois cães, Kauê e Kiwi, sendo que esta era uma fêmea. 
A banda sonora também foi marcante, nomeadamente o tema do genérico de abertura "Eu Só Quero Ser Feliz" dos Buana 4 e a versão em português de "Hey Jude" por Kiko Zambinachi, assim como "Right Here Waiting" de Richard Marx que ilustrava as cenas românticas entre Duda e Lucas ou "Don't Wanna Lose You" de Gloria Estefan nas de Olívia e Artur. 

Promo da novela (semelhante à que foi utilizada na RTP)
    

Genérico de abertura








Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...