quarta-feira, 3 de maio de 2023

Paulo, O Duende (1974-75)

Um dos primeiros cromos aqui da Enciclopédia foi o da série animada "David, O Gnomo", obviamente devido ao nome comum à personagem titular e ao criador do blogue, David José Martins. Mas só recentemente abriu-se uma porta na minha mente que me fez recordar que existiu uma série infantil que passou na RTP nos anos 80 em que o nome da personagem titular é o mesmo daquele que vos escreve estas linhas. E não, não é "O Carteiro Paulo", da qual só me lembro de passar na televisão já no século XXI (embora aparentemente também tenha dado em 1990). 


Falo sim de "Paulo, o Duende". (Já agora, qual é a diferença entre um duende e um gnomo?). Tratava-se de uma série de marionetes holandesa que passou na RTP em 1988. Na verdade, houve duas séries com essa personagem produzidas nos Países Baixos, a primeira nos anos 60 (1967-1968) com bonecos feitos pelo criador da personagem, Jean Dulieu, que também fez todas as vozes. Mas suponho que a série que passou em Portugal foi a que foi produzida nos anos 70 (1974-75), com bonecos feitos pelos irmãos Slabbers, e que lembro de já achar datada para 1988. 

Jean Dulieu

Como foi referido, a personagem titular, no original "Paulus, de boskabouter", foi criada por Jean Dulieu, pseudónimo de Jan van Oort (1921-2006). Começou em 1946 como tira de banda desenhada num jornal e depois em revistas de BD, e também teve uma série radiofónica entre 1955 e 1964, com Dulieu a fazer as vozes de todas as personagens, excepto a de uma princesa, que era a da sua filha Dorinde. Nos anos 70, as histórias do duende também foram publicadas em livros infantis, algo que foi recuperado a partir de 2003. A última tira de BD saiu em 1984. 

A personagem titular é um duende que zela pela tranquilidade num bosque onde é amigo de todos os animais que lá habitam e que é sempre chamado quando existe alguma siatuação para resolver, geralmente causada pela sua némesis, a bruxa Eucalipta. Entre os seus amigos animais contam-se o texugo Gregório e o corvo Santana, mas a personagem que eu lembro de mais gostar era a do mocho Ubu, que falava sempre num tom dramático. Quando um episódio terminava num cliffhanger, era costume Ubu aparecer a dizer solenemente "Continua no próximo episódio!"

A dobragem para a RTP esteve a cargo a quatro actores sediados no Porto, habitués nesta função: Jorge Paupério, Rosa Quiroga, Jorge Mota e Rui Oliveira.   



E eis a canção do genérico:

Já conheces Paulo, o duende
Que vive num lindo bosque
Onde as horas já são tantas 
Que até tem as barbas brancas
E livros todos diferentes

Cada dia vai contar
Histórias para sonhar 
E atenção que lá vem ele...

Na hora certa (Na hora certa)
Para te embalar (Para te embalar)
Uma nova aventura (Anda já!)
Paulo, poh lá lá 


Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...