quarta-feira, 2 de junho de 2021

A Super Avozinha (1985-87)

 por Paulo Neto

Na minha infância, posso dizer que tive três avós. A minha avó materna, a Avó Ana, que foi a maior mestra de todos os tempos na confeção de broas de Todos-Os-Santos e que foi imortalizada no genérico da série "1986" onde surge numa foto com o meu eu petiz, precisamente a moldarmos a massa das broas. Já com a minha avó paterna, de seu nome Maria, não tive tanta convivência já que desde muito cedo foi afectada por graves problemas de saúde que a deixaram praticamente sem mobilidade e ela faleceu quando eu tinha oito anos. No entanto, pode-se dizer que eu devo duplamente a minha existência à minha Avó Maria, por trazer ao mundo o meu pai e por ter-lhe salvo a vida quando ainda muito petiz o meu pai caiu num tanque e, movida pelo instinto materno, ela lançou-se lá para dentro para o tirar mesmo sem saber nadar. E houve ainda mais uma senhora de origem madeirense para quem fui praticamente um neto, a Dona Corina, madrinha do meu tio Jorge, que tomava conta de mim enquanto a minha mãe trabalhava até aos meus cinco anos. Guardo duas memórias particulares da Dona Corina: os passarinhos que ela criava e de vermos televisão, num aparelho a preto e branco, onde por exemplo vi pela primeira vez o "Dartacão". Infelizmente, a Dona Corina nunca chegou a conhecer o meu irmão, falecendo um mês depois de ele nascer. 

Mas o facto de ter tido três avós, tal não me impedia de "adoptar" também avós fictícias como por exemplo a Avó Chica da "Rua Sésamo". E quando a RTP exibiu uma série britânica no ano de 1986, eu e muitos outros petizes sentimo-nos netos da "Super Avozinha". 

Baseada nos livros de Forrest Wilson e adaptada para televisão por Jenny McDade, a série (no original "Supergran") narrava as aventuras de uma senhora idosa que ao ser atingida por um raio, ganha super poderes e combate o crime numa pequena vila da Escócia. A série teve duas temporadas de treze episódios cada mais um episódio especial de Natal, exibidos no Reino Unido entre 1985 e 1987. Em Portugal, a série foi exibida na RTP em 1986 aos sábados à tarde. 

Granny Smith (Gudrun Ure) é uma idosa que vive na vila escocesa de Chiselton, a quem já faltam as forças e a audição para tomar conta do neto Willard (Iam Tomwell). Mas certo dia, enquanto assiste a um jogo de futebol do neto, é atingida por um raio que lhe confere poderes que transformam a frágil velhinha numa autêntica super heroína com força e velocidade sobrehumanas. O raio mágico era uma das invenções do excêntrico Inventor Black (Bill Shine), auxiliado pela sua neta Edison (Holly English). Graças aos seus novos poderes, Granny Smith, decide combater o crime em Chiselton, nomeadamente as malfeitorias de Scunner Campbell (Iain Cuthbertson) e do seu gang composto pelo jovem Tub (Lee Marshall) e os gunas The Muscles (Alan Snell e Brian Lewis), geralmente na companhia de Willard, Edison e do Inventor. Aliás foi Scunner e os seus capangas que fizeram disparar o raio que atingiu a Super Avozinha. Há ainda o narrador, na voz de Bill McAllister
Na segunda temporada, os papéis de Willard, Edison e Tub foram desempenhados por outros jovens actores, respectivamente Michael Graham, Samantha Duffy e Jason Carrelles

A Super Avozinho salvando o neto Willard e Edison.

Scunner Campbell e Tub com a máquina
que lançou o raio que deu puderes a Granny Smith.
A Super Avozinha detectando perigo nas redondezas
perante o olhar do Inventor Black.

O atractivo da série residia pois em ver aquela senhora idosa de boina e de saia em tartan toda cheia de destreza e força a aviar forte e feio nos bandidos e a levantar objetos pesados. Outro poder da Super Avozinha era a capacidade de ouvir se alguém estava em perigo, levantando os dedos mindinhos e indicadores até à altura da cabeça. Na verdade, Gudrun Ure não era assim tão idosa, pois tinha 59 anos quando a série começou e ela fez muitos dos seus stunts. Apesar da acção se passar na Escócia, a série foi filmada no Noroeste de Inglaterra e muitos dos actores eram da zona de Newcastle. A série teve ainda as participações especiais de nomes como a cantora Lulu, a antiga glória do futebol George Best e o actor Billy Connolly que também cantava o tema do genérico da série. A série inspirou ainda dois jogos de computador.  

George Best, o lendário futebolista da Irlanda do Norte,
numa participação especial na série

Gudrun Ure ainda é viva, tendo completado 95 anos no passado mês de Março. 

Genérico:








Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

1 comentário:

  1. Olá, sigo o vosso blog há algum tempo. Será que podiam fazer um post sobre a Escola Paraiso? Era um espaço da RTP2 dos anos 90 que emitia séries estrangeiras.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...