segunda-feira, 10 de maio de 2021

As Gárgulas / Gargoyles (1994-97)

 


Já várias vezes disse - e escrevi - que a minha série favorita da Disney foi o clássico dos anos 80 “Duck Tales” (1987-90). Mas corrijo agora, com este clássico dos anos 90: “As Gárgulas” (”Gargoyles”, estreou nos EUA a 24 de Outubro de 1994, e entre nós em 1997, na SIC) que apesar de produzido pela Disney é tão distante do tradicional universo de patos e ratos antropomórficos que durante anos nem fiz essa ligação. Gargoyles inovou com uma trama mais adulta e sombria que o habitual nas animações norte-americanas para TV; o drama, violência, alguma comédia, personagens, mitologias e arcos interessantes garantiram a esta série um lugar no coração dos fãs. Algumas cenas mais violentas e sangrentas até foram editadas a partir da sua segunda exibição nos States. Não sei ao certo que versão tivemos por cá, mas provavelmente antes de ser censurada.

O plot envolve uma série de criaturas - as gárgulas do título - que durante o dia se transformam em pedra e que de noite retornam à actividade. Este grupo específico - liderado por Goliath (Golias) - vive no século X num castelo escocês, até serem atacados e mortos por humanos. Os sobreviventes são amaldiçoados a permanecerem em forma de pedra até que mil anos depois, em 1994, ressuscitam e continuam a proteger o seu castelo - entretanto transladado para Nova Iorque - e as pessoas dos arredores.


Os primeiros cinco episódios foram recortados e editados num filme lançado no ano seguinte: "Gargoyles the Movie: The Heroes Awaken" (1995).


A Wikipedia indica que apesar do sucesso das 2 primeiras temporadas não consegui fazer frente comercialmente ao fenómeno dos 90: “Batman The Animated Series” (1992-1995); e com uma terceira temporada (com o título ”Gargoyles: The Goliath Chronicles”) com baixas audiências que ajudou a colocar a pedra em cima da produção de novos episódios. O criador da série, Greg Weisman, aponta numa entrevista como causa das fracas audiências as interrupções das emissões para transmitir directos do julgamento de O.J. Simpson, mais tarde a saída de produtores para a concorrência e na recta final a transferência do programa para o mesmo horário do colosso "Power Rangers".
Revejam o inesquecível genérico que apresenta todos os pontos chaves do argumento e personagens. E aquela banda sonora! Era de arrepiar! LINK
A versão do genérico que passou em Portugal (segundo este vídeo, que confirmou a minha memória) era bem mais interessante, sem narração para podermos ouvir o tema:


Sou tão fã dessa composição que mais de 2 décadas depois ainda cá anda no meu leitor de Mp3. E claro que está no meu "TOP15 de Genéricos de Desenhos Animados". 
 
Texto original: Gargoyles.

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...