terça-feira, 25 de maio de 2021

Europa TV e o "Europa Countdown" com Adam Curry (1985-86)

 por Paulo Neto

Depois de décadas a fio de isolamento face ao resto do continente, nos anos 80 Portugal abraçava como nunca a sua identidade de país europeu. E em 1986, o ano em que aderiu à então CEE / futura União Europeia, Portugal integraria o primeiro grande projecto televisivo pan-europeu. 


A Europa TV consorciava cinco estações públicas europeias: a NOS dos Países Baixos (o país onde foi sediada), a ARD da Alemanha Ocidental, a RAI da Itália, a RTÉ da Irlanda e a RTP de Portugal. Em 1982, existiu um projecto-piloto, o Eurikon, que transmitiu em circuito fechado durante cinco semanas.



As emissões da Europa TV iniciaram-se a 5 de Outubro de 1985, apenas para holandês ver. Mas gradualmente estenderam-se aos outros países parceiros, via cabo e satélite. Já em Portugal, por ainda não ter televisão por cabo e a TV por satélite ainda ser pouco expressiva, optou-se por integrar as emissões da Europa TV na programação da RTP2. Durante a semana, a Europa TV ocupava a emissão desde a abertura do segundo canal às 16 horas até 20 horas e aos fins-de-semana, tinha um espaço durante a noite, por volta das 21:30, geralmente com cinema ou as artes de palco.

Exactamente sete meses depois do seu início, a Europa TV estreava-se em Portugal no dia 5 de Maio de 1986. Segundo o Diário de Lisboa, foi esta a programação do primeiro dia:

16:30 Um boletim meteorológico. "Sem palavras, mas perfeitamente entendível" segundo a crónica de Mário Castrim no DL.
16:35 Alô Europa, Aqui Portugal: Um documentário que pretendia mostrar aos europeus os encantos de Portugal, então ainda algo desconhecidos lá fora. E pelos vistos, segundo a mesma crónica de Castrim, o encanto principal foi o fado. 
ACTUALIZAÇÃO: O canal PT Archive disponibilizou no YouTube um excerto deste programa que inclui uma actuação de Linda de Suza.



16:50 Tempo Dos Mais Pequeninos: Espaço de desenhos animados com "Tik Tak", "Emília" e "Atenção Biótopo". Sobre estas últimas séries não me lembro de nada, mas de "Tik Tak", as minhas memórias estão mais vivas, até porque foi reposta na RTP 2 em 2004. Tratava-se de uma série belga produzida no início dos anos 80 destinada a crianças até aos 4 anos, sem diálogos, com várias sequências animadas, quer com desenhos, stopmotion ou imagem real. Cada episódio começava com uma ovelha numa plataforma giratória e terminava com uma sequência em que uma sombra feminina (da actriz Ann Ricour) a interagir com cenas desenhadas. Pelo meio, havia planos de uma criança envolvida numa qualquer brincadeira enquanto se ouvia o tiquetaque de um relógio. Ao todo foram produzidos 366 episódios que foram produzidos para serem exibidos um por dia ao longo de um ano. Na Bélgica flamenga, "Tik Tak" foi repetidamente exibida entre 1981 e 1991 e foi um dos programas belgas mais exportados chegando a 30 países, incluindo a Arábia Saudita e a África do Sul. Segundo o criador Mil Lessens, ele teve a ideia para a série ao observar um grupo de crianças fascinadas com uma transmissão da lotaria na televisão. Alguns episódios estão disponíveis no YouTube Kids.


17:15 Europa Countdown: com um subtítulo português "Contagem Rock"
18:00 Agenda Semanal com a programação para a semana em curso.
18:30 O Mundo Amanhã: no original "World Watch", era o espaço informativo. Segundo a crónica do fórum "A Televisão" sobre a Europa TV, havia também outro bloco informativo, o "Europa Report", percursor do EuroNews na forma como divulgava as notícias sem pivots. 
18:40 Culinária Europeia: Os Chefs de Lisboa: Neste dia com Portugal em destaque, Sandy Lesberg foi conhecer alguns dos mais badalados restaurantes da capital como o Ritz, o Tavares, o Aviz e o Pajem.   
19:10 A terminar, um documentário sobre o lendário grupo de folk irlandês The Chieftains e a sua digressão pela China.   

Como eu já referia algumas vezes neste blogue, eu passei os primeiros doze anos da vida sem a RTP2 sintonizada na televisão da minha casa, como tal as minhas visualizações da Europa TV foram em casa alheia, nomeadamente em casa da minha avó Ana e na casa da Dona Corina, madrinha do meu tio Jorge e que foi para mim como uma terceira avó. Mas mesmo assim, lembro-me do meu eu de seis anos acompanhar sobretudo o espaço infantil e o "Europa Countdown", sobretudo durante as férias grandes. 

Entre as outras séries que passaram pelo espaço infantil havia "Bojan", uma série da então república jugoslava da Eslovénia sobre um gato que fazia desenhos num fundo branco que ganhavam vida, "Plastinots" série de animação em stop-motion com divertidas figuras de plasticina, "A Volta Ao Mundo de Willy Fogg" que dispensa apresentações e até uma reposição do "D'Artacão", onde curiosamente os primeiros episódios foram exibidos em versão legendada mas depois regressou a dobragem portuguesa original de 1983. 

Outra série que me lembro de seguir na Europa TV no Verão de 1986 era a série anime japonesa "O Mundo Mágico De Gigi" ("Mahou no Princess Minky Momo", de 1982) sobre uma princesa, a titular Gigi, de um mundo encantado que vem à Terra com a missão de devolver os sonhos aos terrestres. Gigi tinha uma varinha mágica que a fazia transformar-se numa versão dela com uma profissão adequada à situação e tinha vários amigos animais, um cão, um macaco, um pássaro e um gato. Eu lembro-me de ter ficado chocado com o final em que Gigi morre atropelada por uma carrinha cheia de brinquedos, reencarnando mais tarde como o bebé do casal terrestre que ela tinha enfeitiçado para que eles a tomassem como sua filha. A série depois teve um filme e uma série-sequela que passou no Canal Panda.




Mas o ex-libris da Europa TV era sem dúvida do "Europa Countdown" (que na verdade era uma versão europeia do programa holandês do mesmo nome), um híbrido de programa de videoclips e de actuações ao vivo. Numa altura em que a MTV era uma miragem (aliás a MTV europeia só iniciaria em 1987), foi através deste programa que a juventude tuga da altura ficava a par da música que se fazia lá fora. O apresentador era Adam Curry, um americano natural do estado de Virgínia expatriado nos Países Baixos, que depressa se tornou um ídolo em Portugal. E não tardou para que o nosso país deixasse a sua marca no programa: no dia de estreia nacional da Europa TV, a crónica de Mário Castrim no "Diário de Lisboa" refere que durante uma entrevista à cantora Princess (conhecida pelo tema "Say I'm Your Number One"), Curry referiu que a partir de então já podiam ser vistos em Portugal (apesar de que ao parece, essa primeira emissão foi emitida sem legendas).

 
Adam Curry entrevistando a cantora Kim Wilde


Não tardaria até que o apartado do programa na cidade de Hilversum fosse inundado com cartas de portugueses com pedidos de videoclips (chegaram a ser 300 por dia!) e sempre que um tuga era mencionado no programa, havia regozijo geral tal era o esparso reconhecimento internacional que Portugal tinha altura. Aliás, a minha primeira memória do "Countdown" foi a de Adam Curry a ler uma carta de duas portuguesas chamadas Vera e Lúcia que pediam a exibição do videoclip de "Sex Crime (Nighteen Eighty-Four)" dos Eurythmics
Adam Curry veio algumas vezes a Portugal onde foi recebido com honras de superestrela. Segundo Nuno Markl na "Caderneta De Cromos", ele gravou alguns segmentos para o "Countdown" no nosso país, como por exemplo na discoteca Kiss em Albufeira, e entrevistou Lena D'Água que nesse Verão de 1986 teve um enorme hit com "Dou-te Um Doce" e o respectivo videoclip filmado nas Azenhas Do Mar com um cameo do irmão Rui Águas foi exibido no programa para a Europa ver. Markl refere ainda um episódio em que o Canal Zero, uma televisão pirata de Odivelas, conseguiu descobrir Adam Curry quando ele almoçava numa típica tasca lisboeta e fazer com que ele dissesse algo atónito "kahnall zerrow". 

No seu auge, a cobertura da Europa TV chegou a 4,5 milhões de espectadores (um terço dos quais em Portugal). Porém em Novembro de 1986, a Europa TV chegou ao fim quando esgotou o seu orçamento de 30 milhões de ECUs (materializados em 35 milhões de francos suíços), financiados pela Comissão Europeia, o governo holandês, as estações parceiras e contratos publicitários, que era suposto durar até 1988. A última exibição em Portugal foi a 29 de Novembro de 1986 com o clássico do cinema europeu "Metrópolis". 


Contudo a RTP2 ainda exibiria depois um equivalente do "Countdown" produzido pelo canal de cabo Music Box. Adam Curry regressaria à sua América natal no final dos anos 80 onde passou pela MTV americana e anos mais tarde seria um dos inventores do conceito de podcasting. 


Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

2 comentários:

  1. Obrigado pela cronica, andava a procura de info sobre este programa ha tempos! Lembro-me de um desenho animado q deu uma vez sobre uma equipa de futebol q andava a defrontar outras muito sui generis (acho a alema se transformava num muro ao fazer a barreira e a francesa tinham todos ar de pertencerem a coorte...), mas nao consigo lembrar-me do nome do programa... Ha como ajudar? :) Obrigado!

    ResponderEliminar
  2. Adam Curry e o Countdown que saudades. Era mesmo uma alegria quando ele dizia "from Portugal" Acho que cheguei a enviar uma carta em inglês também lol. Assistido via satélite grátis (na Sra. da Graça) que umas vezes funcionava bem e outras muito mal. Mas em 1986 tinha melhor qualidade que a RTP1 porque a 2 nem sequer se conseguia "apanhar".. o que eu aprendi de inglês e espanhol nessa altura. Muito válido para a minha vida futura aliás.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...