domingo, 7 de fevereiro de 2021

"Adeus À Vida" (1978) e "Pondera" (198?) Fátima Ferreira

 por Paulo Neto


Não encontrei muita informação na internet sobre Fátima Ferreira, a cantora portuguesa radicada no Canadá que algures na cúspide entre os anos 70 e 80, teve um hit no seu país de origem com "Adeus À Vida". Pelo que pude deduzir, Fátima Ferreira terá começado o seu percurso musical no fado ainda em Portugal e após emigrar para Toronto, tornou-se um nome importante no círculo musical da comunidade portuguesa, secundada pela banda The Brothers, e cuja carreira dura até hoje. Carreira essa que começou no fado mas que se estendeu a outros estilos.

Segundo o Discogs, uma primeira edição de "Adeus À Vida" surgiu em 1978 com "Cesto De Rosas" no lado B, mas terá sido uma edição posterior com aquela capa em cima cujo lado B é "Maio Em Toronto" que terá chegado às rádios portuguesas e que foi galardoada com disco de ouro.
O tema que alguns conhecem como "Adeus Mãezinha Vou Partir" (embora o primeiro verso seja na verdade "Adeus mãezinha vou deixar") tinha letra e música de Jaime Aparício e era o triste relato do último sopro de vida de uma jovem moribunda prestes a perecer de uma doença incurável que se despede da mãe, do pai, do irmão mais novo chamado Miguel e de tudo o mais que deixava deste mundo (os brinquedos, o altar, as flores…), tocando os corações de muitos portugueses e sendo recorrente nos programas de discos pedidos por nas rádios de todo o país. No YouTube, existe uma actuação de Fátima Ferreira num estúdio em Toronto. 


A inspiração por detrás de "Adeus À Vida" era sem dúvida o tema "Seasons In The Sun" de Terry Jacks, que em 1974 foi um sucesso internacional, tendo sido n.º 1 em vários países e foi na altura o single mais vendido de sempre de um artista canadiano. "Seasons In The Sun" era uma versão em inglês de "Le Moribund" de Jacques Brel (1961). Jacks readaptou a letra da versão inglesa originalmente escrita por Rod McKuen (e segundo consta tentou convencer os Beach Boys a gravarem a essa versão, antes de ele próprio decidir gravá-la). A letra também fala de alguém às portas da morte despedindo-se dos seus ente queridos, incluindo uma "Michelle, my little one" do qual "Adeus À Vida" ecoou no verso "Adeus, Miguel, meu pequenino". Em 1999, a versão dos irlandeses Westlife chegou ao n.º 1 do top britânico. E para sempre "Adeus À Vida" ficaria o "Seasons In The Sun" português.

Fátima Ferreira na capa
da revista "Crónica Feminina" (27 Outubro 1983)

Entretanto "Adeus À Vida" foi gravada por outros cantores como Roberto Leal, Ágata, Fátima Caldeira e Linda Mónica. Existe até uma versão em brasileiro interpretada por Dilene.

No episódio da Caderneta De Cromos dedicado a "Adeus À Vida", Nuno Markl recordou ainda que o tema teve uma alusão num episódio de "O Tal Canal" em que no gag recorrente da ficha técnica de "Informação 3", apareceu assim no ecrã:

Edição: Adeus Mãezinha
Coordenação: Vou Partir
Realização: Adeus Miguel Meu Pequenino

Mas que não se pense que o repertório de Fátima Ferreira era apenas fado e pesaroso nacional-cançonetismo. Há uns anos, ouvindo o podcast Brandos Costumes, qual não foi o meu espanto quando descobri que Fátima Ferreira tinha cedido a sua voz a um tema synth-pop bem anos 80, "Pondera", que recentemente descobri por fim no YouTube.


Mas apesar do ritmo dançável, "Pondera" abordava outro tema sério, o alcoolismo, com Fátima Ferreira a lamentar como a sua cara-metade foi apanhada "pelo vício da boémia requintada", guardando porém a esperança que ele "encontre uma saída da sua encruzilhada" pois "não há desgraça sem cura". 

Quem souber mais informação sobre a biografia e a carreira de Fátima Ferreira, por favor indique nos comentários ou na página do Facebook. No Discogs, o único LP de Fátima Ferreira que consta é "Vai Viendo A Vida" de 1984.


Outras canções de Fátima Ferreira:

"Vindima"



 "Brinda A Vida"


"Maio Em Toronto"



 "Peixe Fresco"


"Andorinha Mensageira"



Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...