sábado, 16 de janeiro de 2021

Sai Da Minha Vida (1996)

 por Paulo Neto

Antes de serem um casal na saga "Conta-Me Como Foi", Miguel Guilherme e Rita Blanco já tinham sido marido e mulher numa outra série, que eu me lembro de ser divertida, mas hoje em dia é muito pouco recordada.


"Sai Da Minha Vida" foi uma adaptação da série britânica "Joking Apart" da autoria do consagrado guionista Steve Moffatt ("Coupling", "Doctor Who", "Sherlock"), que este descreveu como uma comédia romântica sobre o fim de um amor. O original britânico teve duas temporadas de seis episódios cada (1993-1995), enquanto a versão portuguesa teve catorze episódios exibidos na SIC em 1996, sob direcção geral do conhecido cineasta João Canijo, no seu primeiro trabalho em televisão desde "Alentejo Sem Lei".  


Mário (Guilherme) e Marta (Blanco) casaram-se após um romance-relâmpago, mas dois anos depois, as coisas azedaram. Na festa de aniversário do casamento, Marta acaba por revelar que tem um amante, Rui (Luís Aleluia), com quem vai passar a viver. A notícia deixa Mário em choque e depressão (o que não é bom para o seu trabalho como humorista) e tenta de tudo para reconquistar Marta, mas os seus planos saem furados. Depois há o casal amigo Beto (Adriano Luz) e Micas (Rita Salema) que ora tenta ajudar Mário como apoiar Marta, mas são tão desmiolados que acabam por complicar tudo, para não falar que eles próprios têm os seus problemas. Em contraponto com o fim do casamento de Mário e Marta, os primeiros episódios apresentavam algumas cenas de flashback de como começou a relação de ambos.

Recordo particularmente quatro momentos da série:

- Uma chamada de Micas liga para o programa de televisão "Júlia & Rogério" (Júlia Pinheiro e Rogério Samora) acaba por expor publicamente uma identidade secreta de Beto.

- Mário e Micas acordam juntos na cama sem saber como foram lá parar.

- Num episódio, Mário dá consigo a conversar com um homem careca com uma camisola de gola alta vermelha e calças pretas que diz ser "a parte dele que pensa mais". (Para bom entendedor…) Em certos momentos, o careca ora subia ora baixava a gola alta. 

- O penúltimo do episódio terminava com Marta, durante sexo com Rui, a gritar "MARCO!" ao que ele e Mário (que estava escondido debaixo da cama) exclamam em uníssono "Quem é o Marco?". O último episódio era como tal sobre a revelação de que Marta tinha outro amante, o referido Marco (Filipe Cochofel). 

A série contou com participações especiais de, entre outros, Luísa Cruz, Helena Laureano, Custódia Gallego, Rita Loureiro e Fernando Luís

O título da série era, surprise surprise, uma alusão ao grande hit de Ágata "Perfume de Mulher" e como tal, o tema do genérico era uma adaptação parcial da canção com uma nova letra. Por algum motivo, não foi possível ter Ágata para cantar essa nova versão, pelo que a opção mais próxima foi a sua sobrinha Romana, na altura dando os primeiros passos na sua própria carreira.

Tu, tu foste um engano
Mas levou dois anos até perceber
Que és um mulherengo
Mas sempre foste cego
P'rá tua mulher

Eu maltratada fui, 
Mas agora o Rui trata de bem de mim
E tu roendo de inveja
Porque já não sobeja
Nada mais para ti

Por isso sai, sai da minha vida

Infelizmente não há excertos no YouTube, só este pot-pourri de várias cenas.


Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...