domingo, 10 de janeiro de 2021

Flores De Aço (1989)

por Paulo Neto



Por entre os filmes que passaram na SIC durante a quadra natalícia, tive a oportunidade de rever este filme que já não via a algum tempo e que é protagonizado por seis das minhas actrizes favoritas: Julia Roberts, Sally Field, Daryl Hannah, Olympia Dukakis, Shirley MacLaine e Dolly Parton. (OK, esta última é mais conhecida como cantora do que como actriz apesar da sua considerável filmografia, mas quem é que não gosta da Dolly?) "Flores De Aço" (no original "Steel Magnolias") começou em 1987 como uma peça da autoria de Robert Harling e foi adaptada ao cinema em 1989 por Herbert Ross. A peça era baseada em factos verídicos, nomeadamente na irmã do autor, Susan, que faleceu em 1985 devido a complicações relacionadas com a diabetes pouco depois de ser mãe. 


Tanto o filme como a peça retratam um grupo de seis mulheres de uma pequena cidade do estado americano do Louisiana ao longo de cerca de três anos, partilhando as tragédias e alegrias que ocorrem nas suas vidas. Shelby Eatenton (Roberts) que sofre de diabetes tipo 1 e que está noiva de Jackson Latcherie (Dylan McDermott), um jovem advogado; a sua mãe protectora M'Lynn (Field), uma assistente social casada com o temperamental Drum (Tom Skerritt) com quem, além de Shelby, tem mais dois filhos, Tommy (Knowl Johnson) e Jonathan (Jonathan Ward); Truvy Jones (Parton), a dona do salão de cabeleireiro onde se passa toda a peça original, cuja alegria e gosto pela coscuvilhice escondem as amarguras que lhe trazem o seu marido depressivo Spud (Sam Shepard) e o seu filho marginal Louie (Tom Hodges); Annelle Dupuy (Hannah) recém-chegada à cidade depois do seu alegado marido ter fugido com tudo o que ela tinha, que arranja emprego no salão; Clairee Belcher (Dukakis), a viúva do antigo Presidente da Câmara, que nunca perde uma oportunidade de espicaçar a sempre rabugenta Ouiser Boudreaux (MacLaine), embora no fundo elas sejam muito amigas.

Recém-chegada à pitoresca cidadezinha de Chinquapin após ter sido roubada e abandonada pelo meliante com quem crê ter casado, Annelle arranja trabalho no salão de Truvy. É lá que ela conhece Clairee, M'Lynn e Shelby, e fica a saber que esta sofre de graves problemas derivados da diabetes (presenciando um ataque de hipoglicemia) e que tornam uma gravidez dela muito arriscada - motivo pelo qual Shelby considerou não casar, sabendo do desejo do noivo em ter filhos. Depois de, confrontada por Ouiser, Annelle revelar o que lhe aconteceu, Shelby convida-a para o seu casamento.



E é no casamento de Shelby e Jackson que Annelle simpatiza com Sammy DeSoto (Kevin J. O'Connor), um empregado do bar aberto. Meses mais tarde, por altura do Natal, após uma fase desregrada em que soube que o seu casamento não era válido, Annelle virou beata e namora com Sammy - embora os dois discutam por causa da beatice dela. Entretanto, Shelby revela que está grávida, para choque da sua mãe, que sabe dos graves riscos que isso implica e as duas têm uma grande discussão.  


Shelby dá um luz um rapaz, Jackson Jr., e um ano depois, vem-se a saber que a gravidez causou-lhe problemas nos rins, e que ela precisa de um transplante do rim doado por M'Lynn. E o pior acontece: após a rejeição do órgão, Shelby entra num coma irreversível e acaba por morrer. No funeral, M'Lynn conta às outras quatro mulheres que ela foi a única da família que ficou ao pé da filha quando lhe desligaram a máquina, ao passo que o marido, o genro e os filhos não aguentaram ver e saíram do quarto do hospital, comentando que era suposto os homens serem feitos de aço. (Uma alusão ao título que sugere que as mulheres podem ao mesmo tempo serem delicadas como flores e tão fortes como o aço.) 


Um ano mais tarde, vemos a vida a continuar: as "flores de aço" transmitem ao pequeno Jack Jr. as memórias da sua mãe e num Domingo de Páscoa, Annelle está prestes a dar à luz uma filha que ela e Sammy decidiram chamar de Shelby. 

Pelo meio há pequenos outros incidentes: as picardias entre Ouiser e Drum, a estreia de Clairee como repórter desportiva no meio do balneário da equipa local de futebol americana, Ouiser a aceitar relutantemente a corte de Owen Jenkins (Bill McCutcheon) um antigo admirador seu, Claree a relatar a forma como o seu sobrinho Marshall (James Wlcek) assumiu a sua homossexualidade aos seus pais (primeiro disse-lhes que tinha um tumor incurável) e Spud surpreende Truvy construindo-lhe um segundo salão. O autor da peça, Robert Harling, fez um cameo como o padre nas cenas do casamento e do funeral. 


"Flores de Aço" foi o filme mais notório de Julia Roberts antes de "Pretty Woman", tendo recebido o Globo de Ouro e a sua primeira nomeação para o Óscar (Meg Ryan, que recusou para fazer "Um Amor Inevitável", e Winona Ryder foram outras actrizes equacionadas para o papel de Shelby). Em 1990, houve uma tentativa de adaptação para série televisiva mas não passou do episódio piloto e em 2012, estreou um remake em telefilme com um elenco composto por actores negros encabeçado por Queen Latifah, Jill Scott e Alfre Woodward.   

Trailer


  

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...