quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

A Minha Agenda RTP 1989







"Tal como a canção que me anuncia na televisão, aqui me tens: a tua Agenda para 1989! E estou feliz por estar contigo, por ir deliciar-te com ideias, jogos, testes, magias, receitas e actividades que tenho nas minhas belas páginas. Não esqueças: escreve nos locais apropriados as tuas recordações, o tempo que faz, o que gastas, os aniversários dos teus familiares e amigos, enfim, tudo aquilo que, um dia, te será grato recordar."
É assim, com meta--referências que começa a edição de 1989 de "A Minha Agenda RTP", um dos produtos ocupavam as listas de presentes de muita criançada dos anos 80. Ouvir na televisão cantarolar "A minha agenda, a minha agenda..." era outro dos sinais da proximidade do Natal.
Desconhece-se se a policia estaria envolvida caso algum dos pequenos escrevesse fora dos "locais apropriados".
Vamos então olhar uma selecção de páginas da "A Minha Agenda RTP 1989".
Podem também consultar neste link "A Minha Agenda RTP 1988".

Antes do calendário do primeiro mês de 1989, uma lista de "objectos e valores emprestados", sempre útil para não deixar passar esquecidos os caloteiros do grupo de amigos, escola ou famíla.
Instruções para construir um calendário em estilo relógio de ponteiro, fofinhos de lã, e uma tabela para apontar "o tempo" diário. O anterior dono desta agenda incorporou Anthímio de Azevedo apenas até ao dia 12 de Janeiro.
Teste de Segurança de Peões.

No final de cada mês, uma página para tentar tornar o jovem responsável com as despesas e receitas. Quantos possuidores deste número d'"A Minha Agenda" serão contabilistas por causa deste "mealheiro"?
 Depois da seriedade de gerir as finanças mensais, sugestões de partidas de Carnaval e truques de magia.

 Continuando a temática carnavalesca, instruções para fazer as próprias fantasias. Tenho recordações de ver fazer parecido a esse chapéu de feiticeiro, mas para fadas.

 Chegada a época pascal, a agenda sugere ovos da Páscoa e doce de aletria.

 Algumas dicas para criar um jardim miniatura.

Para quem estiver desinspirado, a Agenda sugere algumas mentiras para pregar no Dia das Mentiras. Na página seguinte, dois jogos para brincar em casa, nos tempos mortos ou férias. 



 Mais à frente, chegamos aos Santos Populares com dicas para construir um balão colorido. E no departamento de guloseimas, um apetitoso pudim de morango.

  

"Há mar e mar, há ir e voltar." o slogan que ouvimos vezes sem conta nos anos 80 para alertar à "segurança e civismo na praia."

 Ainda para aproveitar o bom tempo, ideias de jogos ao ar livre. E um segmento que eu teria adorado ver na época: instruções para criar um telescópio caseiro. Alguns anos depois segui intruções semelhantes, com materiais melhores e mais caros - até comprei uma lente numa óptica - e nunca consegui por o telescópio a funcionar como deve ser.
 Chegado o Outono, a agenda sugere coleccionar as folhas que caem, num herbário. Na página seguinte, um jogo para procurar "tesouros".

Perto do final do ano, a época preferida da criançada, Férias de Natal, e o Natal propriamente dito. A Agenda apresenta como fazer embrulhos para os presentes de Natal, biscoitos de Natal. E página dupla dedicada ornamentar a Festa de Natal:


Podem recordar neste link a "A Minha Agenda RTP 1988".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...