terça-feira, 13 de agosto de 2019

American Pie - A Primeira Vez (1999)

por Paulo Neto

O final dos anos 90 viu nascer uma nova vaga de filmes sobre adolescentes, uma temática que esteve em alta nos 80 mas que foi esmorecendo no início da década seguinte. Mas a partir de "Scream" - que por si só trouxe sangue novo, salvo seja, ao cinema de terror - houve um renascer da temática do cosmos do high school americano em vários géneros, sobretudo no terror mas também no melodrama e na comédia. E em 1999, ano em que estrearam outros títulos como "Nunca Fui Beijada", "10 Coisas Que Odeio Em Ti", "Mistério Na Faculdade", "As Virgens Suicidas", "Mitos Urbanos" (e uma sequela de "Carrie" que ninguém tinha pedido), um filme recuperou um subgénero esquecido dos anos 80, a comédia sexual adolescente.
Falo, é claro, de "American Pie - A Primeira Vez", escrito por Adam Herz e realizado pelos irmãos Chris e Paul Weitz.



Jim Lavenstein (Jason Biggs), Kevin Myers (Thomas Ian Nicholas), Chris "Oz" Ostreicher (Chris Klein) e Paul Finch (Eddie Kay Thomas) são quatro amigos do estado de Michigan que fazem um juramento em perder a virgindade antes de terminarem o liceu, uma demanda que os levará por caminhos ora emotivos ora hilariantes. Além de encararem a perda da virgindade como um passo essencial rumo à idade adulta, os quatro amigos pretendem também acabar com as troças do fanfarrão Steven Stifler (Seann William Scott), que apregoa aos quatro ventos a sua experiência, e a quem eles e todos na escola toleram por causa das festas que costuma dar sempre que os pais costumam estar fora de casa. Para piorar, corre a notícia de que até o irritante Chuck Sherman (Chris Owen) já perdeu os três numa dessas festas. 



Aparentemente, Oz e Kevin são quem tem a tarefa mais facilitada: o primeiro é uma das estrelas da equipa de lacrosse e atenções femininas não lhe faltam, enquanto o segundo tem um namoro de longa data com a bonita Vicky Lathum (Tara Reid). Mas as coisas não são assim tão simples: a pressão que Kevin e Vicky sentem para terem sexo leva-os a questionar seriamente a relação e, após uma desastrosa tentativa de engatar uma universitária, Oz conclui que precisa de ser mais sensível e de entender o sexo feminino, o que o leva a juntar-se ao coro da escola onde conhece a angelical Heather Gardner (Mena Suvari), interessando-se por ela. A rapariga até lhe corresponde mas conhece bem a reputação dele e como tal, recusa os seus avanços.   






Para Finch e Jim, as coisas são ainda mais complicadas. A aura intelectual e sofisticada de Finch não surte grande sucesso entre as raparigas e o rapaz acaba por pagar a Jessica (Natasha Lyonne), a melhor amiga de Vicky, para espalhar rumores sobre as suas proezas sexuais. A princípio o plano parece resultar, mas quando uma rapariga dá tampa a Stifler por estar de olho em Finch, Stifler vinga-se pondo laxante no café de Finch, fazendo-o passar por uma enorme humilhação escatológica. 




Como se não bastasse a sua falta de sucesso com as raparigas, Jim também tem de lidar com o seu compreensivo mas inconveniente pai Noah (Eugene Levy), que parece aparecer sempre nas piores ocasiões, incluindo na famosa cena em que o rapaz decide "explorar" uma apetitosa tarte de maçã. As coisas parecem melhorar quando Nadia (Shannon Elizabeth), uma bela estudante de intercâmbio da República Checa (ou será da Eslováquia?), parece interessar-se por Jim. Mas uma tentativa de sexo entre ambos, acidentalmente transmitida pela internet, que termina em dupla ejaculação precoce, deita tudo a perder. Por desespero, Jim acaba por convidar a aparentemente inocente flautista Michelle Flaherty (Alyson Hannigan) para o baile de finalistas. 

"This one time, at band camp..."

Jim, Kevin, Oz e Finch chegam ao baile de finalistas não só ainda virgens mas desolados. Mas quando, questionada por Vicky, a rapariga que alegadamente teria dormido com Sherman esclarece diante de toda a escola que isso era mentira, deixando-o humilhado (e molhado), as coisas acabam por correr inesperadamente pelo melhor durante a festa em casa de Stifler após o baile. Michelle revela-se sexualmente agressiva (e que não usa a sua flauta só para fazer música) e o sexo entre ambos é altamente desastrado, mas Jim fica longe de se importar com isso. Kevin e Vicky, apesar de concluírem que é melhor iniciar uma nova etapa na universidade sem estarem presos um ao outro, têm uma última noite apaixonada. Oz revela a Heather que renunciou ao pacto de perder a virgindade porque se apaixonou mesmo por ela, mas os dois acabam por fazer amor junto ao lago. E Finch acaba nos braços da maduramente atraente mãe de Stifler (Jennifer Coolidge), para choque deste. 
Na manhã seguinte, no café do costume, os quatro amigos brindam ao próximo passo na vida.





Eu tenho um fraquinho por filmes com a temática do high school americano, até porque os liceus dos States servem muitas vezes como uma placa de Petri da sociedade americana e desde que o vi no cinema, "American Pie" é um dos meus preferidos do género. Gosto de como o filme não tem falsos puritanismos nem medo de pisar a linha do badalhoco - e ainda assim quase todos os gags terem realmente piada. E lembro-me de ter ido ver o filme pensando que ia ser uma comédia desempoeirada e desmiolada, e surpreendi-me pela forma como o argumento e a realização conseguiu conferir alguma sensibilidade sob este manto de piada adolescente-badalhoca e como, apesar de alguma excessiva caricatura, o espectador podia-se facilmente identificar com as personagens. (Apesar de nunca me ter envolvido com a mãe de um colega, identifiquei-me sobretudo com o Finch). 
"American Pie" foi um dos grandes êxitos de bilheteira de 1999 e deixou para a história da cultura pop vários bordões ("Say my name, b*tch!", "This one time, at bad camp...", "S*** me, beautiful!") bem como o enraizamento do termo MILF - referido no filme pelas personagens de John Cho e Justin Isfeld. O filme gerou três sequelas oficiais: "American Pie 2 - O Ano Seguinte" (2001), "American Pie - O Casamento" (2005) e "American Pie - A Reunião" (2012) bem como quatro sequelas spin-off produzidas directamente para o mercado de vídeo. Um quinto filme chegou a ser anunciado em 2012, mas a produção nunca mais arrancou. 

Reunião do elenco em 2019


Trailer:


Cena da tarte:




Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...