terça-feira, 5 de março de 2019

Ace Of Base - The Sign (1993)

Uma das que me lembro perfeitamente de gravar da rádio! Pois é crianças, já havia pirataria de música antes da Internet! Creio que foi gravada com o meu velho gravador de cassetes que ligava com um cabo a um rádio. Bons tempos! Julgo que ainda tenho cassetes com temas desta altura gravados assim, guardadas algures num canto da arrecadação.

Este tema de dança/pop foi um dos grandes êxitos dos suecos Ace Of Base, e single do premiado álbum “Happy Nation/The Sign”, de onde foram extraídos os outros massivos êxitos da banda: ”All That She Wants” e “Don’t Turn Around”. Acrescenta a Wikipedia que este álbum de debute foi o primeiro a enviar 3 singles Nº 1 para o TOP 40 da Billboard. 


Durante o seu breve reinado pareciam destinados a ser os novos ABBA. E os ABBA dos anos 90, que na sua formação original - que evoluiu de vários projectos anteriores sem grande sucesso, incluindo a fase techno que mais tarde seria substituída pela fusão de pop e raggae que foi a marca de diferenciação da banda - eram Ulf Ekberg e os três irmãos Berggren: Jonas (o mano mais velho, que começou a escrever letras aos sete anos de idade), Malin (a loura, agora a artista conhecida por Linn) e Jenny (a morena), estiveram em actividade, com menos e novos membros até 2013; para minha surpresa, que não dava por eles desde o "Cruel Summer" ás portas do novo milénio.



O videoclip oficial de "The Sign":




E se estavam convencidos que em Portugal tinham ouvido a versão do "The Sign" pelos Onda Choc, estão enganados. A versão portuguesa foi editada pelos "Malta Pop" com o título "Estou de Bom Humor", do disco homónimo de 1994, com arranjos de Mike Sergeant. Mas é uma confusão aceitável, consta que vários elementos dos Malta Pop tinham feito parte dos Onda Choc. Não confirmei, mas o site Discogs refere os seguintes intérpretes para o disco: Ana Luisa Santos, Ana Maria Ferreira, Bruno Correia, Carla Rito, João Rito, Marisa Ginja, Ricardo Fernandes, Susy Bastos e Tânia Sales.
Podem ver e ouvir um excerto neste vídeo, a partir dos 7:07 minutos:



Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".



Texto original Tumblr: The Sign - Ace Of Base" [18/05/2013].

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...