terça-feira, 2 de outubro de 2018

Cocoon - A Aventura dos Corais Perdidos (1985) / Cocoon II - O Regresso (1988)

por Paulo Neto

A "Sessão da Noite", espaço de cinema da RTP1 para as noites de sexta-feira, é parte essencial das minhas memórias cinéfilas, antes de começar a ir regularmente ao cinema. Foi ao longo dos três anos e meio em que este espaço esteve no ar (Setembro 1990 - Abril 1994), que vi vários filmes dos anos 80 e alguns das décadas anteriores, muitos deles que já falei em outros artigos. Recordo-me bem de ver a primeira TV Guia do mês que tinha uma secção que indicava quais eram os filmes a serem exibidos pela RTP nesse preciso mês para ver quais os filmes que iriam dar na "Sessão de Noite". E claro está, havia aquela maravilhosa sensação de deixar para trás uma semana de aulas e começar o fim-de-semana com um bom filme na noite de sexta-feira. 
Desta vez vou falar não sobre um mas sobre dois filmes da mesma saga que, se não me falha a memória, foram exibidos em duas sextas-feiras consecutivas. 



"Cocoon" é daqueles filmes do qual ninguém se lembra do título em português ("A Aventura dos Corais Perdidos"). O filme de 1985 foi realizado por Ron Howard e era uma interessante mistura de ficção científica, comédia e drama para além de ter a particularidade de ter um elenco composto por actores veteranos e personagens idosas como protagonistas, em contracorrente com a eterna obsessão de Hollywood pela juventude. 

Há milénios atrás, uma raça alienígena do planeta Antarea esteve presente na Terra para pesquisar este planeta, tendo a Atlântida como seu posto principal. Quando a Atlântida afundou, vinte Antareanos sobreviveram dentro de uma espécie de casulos rochosos. Na actualidade, um grupo de Anatreanos vem à Terra para recuperar esses casulos e levá-los de novo para esse planeta. Na sua verdadeira forma, os Antareanos são criaturas etéreas e extremamente luminosas, por isso, usam uma pele humana para não levantarem suspeitas e interagir com os humanos.


Eles estabelecem-se na Flórida onde alugam uma casa com piscina e recrutam a ajuda do barqueiro Jack Bonner (Steve Guttenberg) para recuperar os casulos do fundo do mar. Jack interessa-se por Kitty (Tahnee Welch), a única mulher do grupo, e descobre o segredo deles quando a vê a tirar a pele humana. Mas Walter (Brian Dennehy), o líder do grupo, assegura-lhe que são uma raça pacífica e Jack aceita manter o seu segredo. Eventualmente, Kitty admite gostar de Jack e não podendo fazer amor com ele da maneira humana, os dois têm um momento íntimo na piscina em que ela compartilha a sua energia vital. 




Entretanto, três amigos que vivem num aldeamento residencial para idosos ali perto, Art Selwyn (Don Ameche), Ben Luckett (Wilform Brimley) e Joe Finley (Hume Cronyn) decidem ir à socapa até à piscina da casa alugada pelos extraterrestres onde estão os casulos recuperados. A piscina está a ser utilizada pelos Antareanos para armazenar a energia que permitirá àqueles dentro dos casulos suportar a viagem de volta ao planeta e ao banharem-se nela, os três idosos curam-se dos seus problemas de saúde (por exemplo, Joe tinha um princípio de leucemia) e sentem-se as suas energias rejuvenescidas. Quando são apanhados por Walter na piscina, eles prometem manter segredo.
Ben e Joe renovam a paixão pelas respectivas esposas Alma (Jessica Tandy) e Mary (Maureen Stapleton) e Art ganha confiança para conquistar Bess McCarthy (Gwen Verdon). Também elas as três  acabam por saber do segredo e desfrutar dos benefícios da energia da piscina. Já um quarto amigo, Bernie Lefkowitz (Jack Gilford) é muito desconfiado dos ocupantes da casa e recusa-se a banhar na piscina e impede a sua mulher Rose (Herta Ware) de o fazer.  





Mas quando as atitudes rejuvenescidas dos três casais levantam demasiadas suspeitas no aldeamento, Bernie revela o segredo e os outros idosos precipitam-se para a piscina, estragando um dos casulos. Mas é Bernie que sofre a pior consequência quando leva uma Rose moribunda à piscina e não a consegue salvar pois os idosos consumiram toda a energia armazenada, impossibilitando os casulos de regressarem a Antarea. 



Walter propõe então aos idosos do aldeamento que venham com eles para Antarea, onde ninguém envelhece ou morre. A maioria aceita, incluindo Art, Bess, Ben, Mary, Joe e Alma, mas Bernie decide ficar. Ben e Mary têm uma despedida particularmente emotiva com o seu neto David (Barret Oliver) de quem sempre foram muito próximos. A partida é atribulada, sendo perseguidos pela Polícia, mas com a ajuda de Jack e David, extraterrestres e idosos conseguem chegar ao planeta.

"Cocoon" foi um inesperado êxito do Verão de 1985 (estreou em Portugal em Dezembro), sendo o sexto filme mais rentável desse ano e conquistando dois Óscares: o de Melhor Actor Secundário para Don Ameche e o de Melhores Efeitos Visuais. Ron Howard venceu também o Prémio Saturn para Melhor Realizador. Inicialmente era para ser Robert Zemeckis o realizador mas a 20th Century Fox  considerava-o na altura um realizador "veneno de bilheteira" e optou por Howard. (Zemeckis seria o último a rir quando "Em Busca da Esmeralda Perdida", o filme que acabou por dirigir nessa altura, tornou-se um êxito, permitindo o arranque de um certo projecto seu até então constantemente rejeitado chamado "Regresso Ao Futuro".)



Três anos mais tarde surgiu a sequela, "Cocoon 2 - O Regresso", realizada por Daniel Petrie, com praticamente todo o elenco do primeiro filme. Cinco anos depois da acção do primeiro filme, os Antareanos regressam à Terra para recuperar os casulos perdidos. Com eles regressam também os idosos que tinham partido com eles, incluindo os três casais protagonistas, para decidirem se querem ficar na Terra e voltarem a envelhecer e serem mortais ou ficar definitivamente em Antarea. O problema é que um dos casulos foi achado por um grupo de cientistas que o mantém num laboratório secreto. Ainda apaixonado por Kitty, Jack tenta recuperar o romance mas a Antareana garante que a relação deles não tem futuro e conta-lhe que teve uma visão de que ele irá se casar com uma terrestre com um sinal em forma de coração no pescoço.



De volta a Terra, os três casais ficam felizes por saber que depois de uma longa depressão pela morte de Rose, Bernie parece ter encontrado novamente o amor com Ruby (Elaine Stritch). Mas para além da missão de recuperar os casulos, eles enfrentam novos dilemas. Bess descobre que está grávida de Art, Joe descobre que a sua leucemia regressou e Ben e Mary ressentem-se de terem passado tanto tempo longe dos seus ente-queridos, sobretudo de David que passa por uma fase complicada da adolescência.  
A tragédia acontece quando Alma é atropelada por um carro para salvar uma criança e Joe decide sacrificar a sua energia vital que lhe resta para a salvar. Art, Ben, Jack, Kitty e David entram no laboratório para salvar o casulo detido pelos cientistas e são ajudados por Sara (Courteney Cox), uma cientista que se revolta quando descobre que os seus colegas pretendem entregar o extraterrestre do casulo ao Exército. 


Na hora da partida, Art e Bess escolhem voltar para Antarea para viverem o tempo suficiente para ver o seu filho crescer. Por seu turno, Ben e Mary escolhem ficar no Terra junto da família e amigos e deixar a vida seguir o seu curso natural. Alma opta também por ficar na Terra para aceitar a oferta de trabalho num ATL, onde as crianças adoram ouvir as suas histórias sobre o planeta Antarea.
Depois de Art, Bess e os Antareanos terem partido com os casulos deixados para trás na viagem anterior, Jack descobre que Sara tem um sinal em forma de coração no pescoço e que é ela a mulher da visão de Kitty. 

"Cocoon 2" foi um flop comercial e crítico, mas eu não achei assim tão inferior ao primeiro filme. Embora toda o elenco tenha regressado, Brian Dennehy só aparece no final como Walter. Dennehy tinha recusado participar na sequela, mas acabou por fazer essa participação especial por carinho e respeito pelos seus colegas de elenco. 
  


Trailer "Cocoon - A Aventura dos Corais Perdidos":



Trailer "Cocoon 2 - O Regresso"




  

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...