sábado, 25 de agosto de 2018

Incêndio do Chiado (1988)

Incêndio do Chiado - 25 Agosto 1988




Em finais de Agosto de 1988, os portugueses colavam-se aos ecrãs dos televisores, não para assistir aos Jogos Olímpicos ou algo do género, mas para testemunhar atónitos à destruição do Chiado, celebre zona comercial da Baixa da capital do país. Na época estava de férias na ilha, e a minha família acompanhou o drama do fogo a avançar pela televisão a bateria dos nossos vizinhos do lado. Além dos edifícios de comércio e serviços, também foram perdidos bastantes edifícios seculares. Infelizmente também são de lamentar duas vítimas mortais, e mais de 50 feridos causados por num incêndio que lavrou quase sem controlo durante vários dias e que mesmo depois de extinto deu ainda trabalho aos bombeiros durante dois meses na remoção de escombros. Apesar de todas as perdas materiais, a zona foi lentamente reconstruída e reanimada.


Parte de cobertura da RTP:



Reportagem da SIC de 2008:



As 2 edições do Diário de Lisboa de 25 de Agosto de 1988 davam destaque à "maior catástrofe  ocorrida na capital desde 1775":




Publicado originalmente no Tumblr da Enciclopédia em 2013 (Incêndio do Chiado - 25 Agosto 1988).

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

2 comentários:

  1. Boa tarde, no âmbito da criação de um livro para a comemoração dos 40 anos de uma marca portuguesa, gostava de saber se poderia utilizar imagens do seu blogue para ilustrar as diferentes décadas da vida social portuguesa. Agradeço desde já a sua atenção, Cumprimentos

    Susana Leal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,
      Contacte-nos para o email cine31@gmail.com , por favor.
      Cumprimentos,
      David

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...