segunda-feira, 8 de junho de 2015

True Lies - A Verdade da Mentira (1994)

por Paulo Neto

Depois de terem trabalhado juntos nos dois primeiros tomos da saga "O Extreminador Implacável", Arnold Schwarzenegger e o realizador James Cameron voltaram a unir esforços em 1994, desta vez para um blockbuster de acção com uns toques de comédia, "True Lies - A Verdade da Mentira", uma adaptação livre do filme francês de 1991 "La Totale!". Esta reunião entre os dois trazia água no bico: Schwarzie vinha do flop (para os padrões "schwarzeneggerianos" de então) "O Último Grande Herói" e pretendia voltar ao seu estatuto de rei do box office, enquanto Cameron contava com o sucesso do filme para a aprovação e financiamento do seu projecto seguinte, um modesto filme que dava pelo nome de "Titanic". O certo é que esta reunião entre os dois resultou, mas em grande parte devido a um inesperado trunfo, na pessoa de Jamie Lee Curtis.



Harry Tasker (Schwarzenegger) é um agente secreto que trabalha para uma unidade anti-terrorista conhecida como Omega Sector. Juntamente com os seus colegas Gib (Tom Arnold) e Faisal (Grant Heslov), Harry investiga uma nova e perigosa organização terrorista palestiniana liderada por Salim Abu Aziz (Art Malik), suspeita de ter adquirido armas nucleares. Para tal, ele aproxima-se de Juno Skinner (Tia Carrere), uma atraente marchande de arte de quem a Omega desconfia estar ligada a Aziz.





Porém, Harry esconde esta sua vida de agente de secreto da sua esposa Helen (Jamie Lee Curtis) e da sua filha Dana (Eliza Dushku), que julgam que ele trabalha para uma empresa de informática (que funciona como fachada para o Omega Sector) e ressentem-se das suas constantes ausências devido ao trabalho. Farta das ausências do marido e ansiosa por mais emoção na sua vida, Helen começa a ir na conversa de um homem misterioso, Simon (Bill Paxton), que na verdade é apenas um vendedor de automóveis que costuma fingir que é um agente secreto para engatar mulheres. Ao saber disso, Harry usa os recursos da Omega num plano para afastar Simon e conferir um pouco de aventura à vida de Helen e assim revigorar o casamento de ambos. Como tal, ele e os colegas organizam uma falsa missão para Helen em que ela terá de seduzir um negociante de armas num quarto de hotel. Mas é então que Helen e Harry, que esperava por ela no quarto, são capturados pelos homens de Aziz. 




Ao mesmo tempo que se vê obrigado a esclarecer a sua vida dupla diante de Helen, Harry confirma a ligação entre Aziz e Juno na compra de armas nucleares e entra numa corrida contra o tempo para evitar um ataque terrorista em Miami, sobretudo quando descobre Aziz raptou Dana…



O êxito de "True Lies" reforçou o estatuto de Schwarzenegger como o rei dos blockbusters, mas o desempenho de Jamie Lee Curtis acabou por ser o mais marcante do filme, com a actriz a receber o Globo de Ouro para Melhor Actriz em Comédia ou Musical. Por exemplo, para mim a cena mais marcante é a da dança sexy de Jamie Lee Curtis durante a falsa missão da sua personagem, não apenas porque demonstrava que Curtis estava em excelente forma na altura mas sobretudo por um inesperado acontecimento que fez salas de cinema inteiras romper de riso.



Desde a sua estreia, tem-se falado volta e meia numa possível sequela do filme ou numa adaptação televisiva, mas por diversos motivos (como a eleição de Schwarzenegger como governador da Califórnia e o facto de que os ataques do 11 de Setembro tornaram o tema do terrorismo num assunto muito mais sensível), as intenções não têm saído do papel. 


Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...