sexta-feira, 19 de junho de 2015

"Boys (Summertime Love)" Sabrina (1987)

por Paulo Neto

Sabrina é um substantivo que evoca vários conceitos. Os sapatos rasos popularizados por Audrey Hepburn no filme de 1954 com esse nome, o antigo electrodoméstico para limpar alcatifas que alguns de nós ainda vimos em casa das nossas avós, a série juvenil da viragem do século com Melissa Joan Hart no papel principal, uma das colecções famosa editora de romances cor de rosa Harlequin, o stagename sob o qual a cantora Maria Teresa Vila-Lobos representou Portugal na Eurovisão em 2007...

No entanto, para aqueles que cresceram nos anos 80, o mais provável será que o nome Sabrina evoque a imagem da cantora italiana Sabrina Salerno que deixou a sua marca indelével na memória colectiva dos anos 80, com todos os seus argumentos (especialmente dois deles).


Norma Sabrina Salerno nasceu em Génova a 15 de Março de 1968. Depois de ter ganho um concurso de beleza na sua região de Liguria, iniciou uma carreira de manequim e em 1984, já dava o ar da sua graça na televisão italiana. Em mais um de tantos casos em que agentes discográficos indagaram "Ena, esta miúda é muito gira, será que sabe cantar? Se sim, toca a oferecer-lhe um contrato!", em 1985 enveredou pela carreira musical, lançando o seu single "Sexy Girl", que fez sucesso em Itália e na Alemanha. Tendo Sabrina a voz, o look e a predisposição de cantar em inglês, ficou bem claro para a sua editora que ela tinha o potencial para ser uma artista internacional. O resto foi história.

Lançado em Maio de 1987, "Boys (Summertime Love)" foi o primeiro single do seu álbum de estreia (originalmente intitulado "Sabrina") e sua batida italo-dance dançável e letra estival tornaram-no num dos hinos desse Verão um pouco por toda a Europa (N.º 1 em França e na Suíça, top 5 em quase todos os países da Europa ocidental). Mas claro está, o principal ingrediente para o sucesso foi o videoclip que perdurou na memória de todos aqueles viveram nesse tempo. (Reza a lenda que muitos rapazes tiveram pela primeira vez uma certa reacção anatómica ao verem o videoclip).


Ao ponto de ser difícil evocar os anos 80 sem recordar a imagem de Sabrina em alegre diversão numa piscina, envergando um biquini branco cuja parte de cima parecia gritar "Socorro, não consigo conter todo este peito!", pelo que volta e meia via-se Sabrina puxar a dita peça para cima. Certamente um estado de aflição que apenas as tangas de Kim Kardashian devem ter experimentado de forma semelhante... Mas apesar de todo o destaque dado a toda a acção do biquini branco de Sabrina, o videoclip continha mais duas imagens que ficaram na minha memória: a do empregado a entrar todo vestido piscina adentro para servir um cocktail a Sabrina e a de um figurante, entre avanços e recuos, a dar um caricato salto da prancha. O vídeo foi originalmente filmado como um segmento para um programa italiano de variedades, mas após uns retoques e adição de certos elementos para desviar um pouco a atenção da principal atracção do vídeo, foi utilizado como o videoclip principal. 
E claro, ficou também para a eternidade a famosa cantilena: "Boys, boys, boys, as mamas da Sabrina, boys, boys, boys, parecem gelatina."

 

O single seguinte foi "Hot Girl" que apesar de não ter tido tanto sucesso como "Boys", mais uma vez deixou a sua marca, pelo menos em Espanha. Isto porque durante uma performance no programa de passagem de ano de 1987 para 1988 da TVE, no meio de um rodopio coreográfico, o top de Sabrina foi incapaz de cumprir a sua função.



Mas aquele que será porventura o segundo maior hit de Sabrina é "All Of Me (Boy Oh Boy)", o primeiro single do seu segundo álbum de 1988 (com o também originalíssimo título de "Super Sabrina"), da autoria da mais requisitada equipa de compositores/produtores da altura os britânicos, os Stock, Aitken & Waterman. O tema foi particularmente bem sucedido na Finlândia, onde chegou ao n.º 2 do top local e assegurou que Sabrina não fosse uma one-hit wonder.

A partir daí, a carreira de Sabrina cingiu-se sobretudo ao seu país, com um ou outra sucesso fora de portas. Em 1996, esteve em Portugal para promover o álbum da altura "Maschio Dove Sei", tendo actuado em programas como "Parabéns" e "Big Show SIC". Além disso, aqui em Portugal, ainda temos bem presente a sua inesperada aparição no programa dos Gato Fedorento para o réveillon de 2007/2008, onde cantou o seu hit de assinatura e mostrou que, quase com 40 anos, ela ainda estava aí para as curvas. 



  

Sabrina em 2010
Actualmente, Sabrina continua bastante activa, actuando em eventos relacionados com os anos 80 um pouco por toda a Europa, participando em programas de televisão e editando ocasionalmente um ou outro single. Por exemplo em 2010, gravou uma versão do hit dos Blondie "Call Me" em dueto com a igualmente icónica Samantha Fox. Felizmente que esta colaboração entre as duas não aconteceu nos anos 80, senão muitos rapazes não teriam resistido a tamanho ataque de alvoroço hormonal.


  


ACTUALIZAÇÃO: O nosso seguidor Nuno Feijó referiu na página da Enciclopédia de Cromos a existência de um jogo de ZX Spectrum que tinha Sabrina como personagem central. O título é "Sabrina Walkthrough".








 

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...