sábado, 1 de fevereiro de 2025

Cambalacho (1986)

Depois do sucesso tanto no Brasil como em Portugal de "A Guerra dos Sexos", Sílvio de Abreu regressou às novelas enquanto autor principal com "Cambalacho", uma telenovela igualmente cheia de humor. Originalmente exibida no Brasil em 1986, a telenovela foi transmitida na RTP1 entre Janeiro e Setembro de 1987, à hora de almoço. (O site "Brinca Brincando" refere que a telenovela passou em horário nobre nos Açores e na Madeira às 20:30.)





Embora a RTP não tenha feito uma grande promoção à sua estreia como era habitual, "Cambalacho" acabou por alcançar bastante popularidade, sobretudo no público jovem durante as férias de Carnaval e da Páscoa, que em Abril desse ano, a RTP2 passou a exibir a cada sábado um compacto com os capítulos da semana anterior para aqueles que não podiam acompanhar a telenovela no horário normal. Com a chegada de Verão, as audiências continuaram a crescer e eu lembro-me de ter visto o último episódio num restaurante junto à praia algarvia em Altura onde eu estava a passar férias. 



A protagonista da telenovela foi Fernanda Montenegro no papel de Leonarda Furtado ou Naná, uma mulher que é uma espécie de Robin dos Bosques que vive de aplicar pequenos golpes e tramoias, os tais "cambalachos", juntamente com o seu comparsa Jerónimo Machado ou Gêgê (Gianfrancesco Guarnieri). Esses esquemas servem sobretudo para financiar os estudos no estrangeiro de Daniela, a filha de Leonarda, e para a dupla dar guarida e sustento a várias crianças abandonadas das ruas de São Paulo. 

Jerónimo "Gêgê" e Leonarda "Naná"


Quando descobrem que o milionário Antero Souza e Silva (Mário Lago) procura uma filha desaparecida que parece ter características semelhantes à de Naná, esta decide fazer-se passar pela tal filha. O problema é que Antero casou-se com Andreia (Natália do Valle), uma mulher muito mais nova. Ambiciosa, cruel e sem escrúpulos, Andreia trata logo de eliminar o marido, que morre numa explosão num barco, para deitar a mão à  sua fortuna. Mas quando o testamento do magnata revela que a fortuna só irá para a sua filha desaparecida, Andreia fará tudo para retirar Naná do seu caminho.
Mas entretanto, Naná e Gêgê mudam-se para a mansão de Antero juntamente com as crianças que acolheram, assim como a cunhada e sobrinha de Jerónimo, Lili (Consuelo Leandro) e Albertina Pimenta (Regina Casé).  

Antero e Andreia


Albertina sonha em ser uma cantora rock famosa e adoptou o nome Tina Pepper, bem como roupas e penteados semelhantes à da sua musa Tina Turner. Já Lili foi outrora cançonetista sob o nome de Lili Bolero mas a sua carreira nunca vingou, culpando a cantora Ângela Maria (que entrou na telenovela fazendo dela própria) por isso. Numa das cenas, Lili vai a um concerto de Ângela Maria para armar escândalo e atirar-lhe com ovos. Lili tem ainda uma paixão platónica pelo cunhado Gêgê, pelo que tolera Naná muito a contragosto e não liga às declarações de Seu Biju (Emiliano Queiroz). 

Tina Pepper


Seu Biju criou sozinho os seus três sobrinhos Athos (Flávio Galvão), Porthos (Maurício Mattar) e Aramis (Paulo César Grande), e é dono da oficina de mecânica onde trabalha Ana (Déborah Bloch), a filha de Gêgê. Apesar da profissão e dos seus modos andrajosos, que lhe valem a alcunha de Machadão, Ana não deixa porém de ser romântica e feminina. Amiga de infância dos sobrinhos do Biju, Ana foi apaixonada por Athos e amada por Porthos. Porém a jovem encontra o amor com Tiago (Edson Celulari), o filho de Antero, renegado e deserdado pelo pai por querer seguir a carreira de bailarino. 

Tiago e Ana

Athos, Aramis, Biju e Porthos


Athos é piloto de motocross e envolve-se com Joana (Joana Fomm), uma mulher casada, para que ela lhe financie a carreira, mas acaba por ser tornar amante e cúmplice de Andreia. Já Aramis, personal trainer num ginásio, é a grande paixão de Tina Pepper, que chega a recorrer a feitiços para o conquistar. 

Amanda e Rogério



Andreia tem ainda um grande aliado em Rogério Guerreiro (Cláudio Marzo), seu advogado e cunhado, casado com Amanda (Susana Vieira), dona do ginásio onde trabalha Aramis. Andreia e Amanda têm outra irmã, Cecília (Rosamaria Murtinho) casada com Wanderley (Roberto Bonfim), de quem tem um filho, Henrique ou Ricky (Marcos Frota), que sonha em ser artista de circo. Quando Amanda descobre as infidelidades do marido, sobretudo com a irmã, ela passa a defender Naná na luta pela herança de Antero, uma vez que também é formada em Direito. 

Daniela

É então que entra em cena Daniela (Louise Cardoso), a suposta filha ausente de Naná, que chega na sua mansão com o seu noivo Jean-Pierre (Luiz Fernando Guimarães) e o pai deste, o Duque Armand (Oswaldo Loureiro). Na verdade, ela não passa de uma impostora de olho na fortuna e seus cúmplices não são dois aristocratas franceses mas sim dois golpistas chamados João Pedro e Armando. Daniela acaba por exercer tanta influência sobre Naná que ela consegue convencê-la a pôr as crianças a seu cargo num colégio interno, à excepção de Julinha (Andrea Avancini) que já é maior de idade, ao mesmo tempo que atrapalha a relação de Tiago e Ana. Por seu turno, João Pedro faz o seu charme sobre Tina e Armando revela-se um antigo amado de Lili. 

Outra divertida personagem é Debby Day (Christine Nazareth), uma americana de ascendência brasileira e colega de Tiago na companhia de dança, que vem para o Brasil à procura de Rogério, que a seduziu em Roma e que até orquestrou um falso casamento com ela. (Esse papel foi originalmente escrito para Cláudia Raia, mas ela teve de recusar devido à extensão da trama de "Roque Santeiro". Raia fez no entanto uma pequena participação como uma milionária argentina. )

Ricky e Debby


Graças a um plano de Andreia e Athos, Naná é acusada de ter envenenada Antero e enquanto é julgada, Andreia consegue deitar mão à fortuna. Porém, descoberto o estratagema, a vilã mata o amante e foge para fora do país. Porém, Andreia é capturada e extraditada para o Brasil, onde é condenada a pena máxima. Daniela também é desmascarada e tem uma estranha morte onde se transforma em macaco antes de desvanecer. 

No final, com a chegada de Ubiratânia (Henriqueta Brieba), esta confirma que Leonarda é de facto a filha que teve com Antero, e como tal, a legítima herdeira. Tina Pepper concretiza o seu sonho de ser cantora e Aramis declara-se a ela. Ricky também realiza o seu sonho de actuar num circo (na altura uma das paixões da vida real do actor Marcos Frota). Tiago e Ana ficam juntos, assim como Porthos e Julinha. 
E sobretudo, Gêgê e Naná assumem de uma vez por todas que são apaixonados um pelo outro e casam no último capítulo (com o autor Sílvio de Abreu a fazer de padre), e a felicidade aumenta com a chegada em plena cerimónia da verdadeira Daniela (Cristina Pereira). 

Com vários ingredientes que fizeram sucesso em "A Guerra dos Sexos" e que posteriormente o autor também aplicaria em "Sassaricando" e "A Rainha da Sucata", como humor burlesco, intriga policial e referências cinematográficas, "Cambalacho" foi um êxito tanto no Brasil como em Portugal. 

Fernanda Montenegro e Gianfrancesco Guarnieri brilharam como a dupla protagonista, Natália do Valle foi uma vilã perversa e cruel (o tema "Perigosa" da banda Syndycatto que ilustrava as suas cenas não podia ser mais adequado) e a Tina Pepper de Regina Casé roubou várias cenas. Eu lembro-me ainda de achar muita graça à Debby Day, que falava em português do Brasil com um forte sotaque americano. E na altura, eu tinha uma colega de turma chamada Liliana que acabou alcunhada de Lili Bolero, como a personagem interpretada por Consuelo Leandro. 



 

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...