No Outono Quente de 1992 da televisão portuguesa, a RTP, após 35 anos de monopólio, passava a ter a concorrência da SIC (e meses mais tarde da TVI). Como tal, a RTP quis reforçar a rentrée desse ano estreando alguns programas icónicos (como "Isto Só Vídeo", "Apanhados", "Marina, Marina" e a telenovela "Pedra Sobre Pedra") mas também tentando fidelizar o público de outras formas.
Margarida Reis |
Susana Santos |
Alguns dos anúncios eram bastante conhecidos da altura, como por exemplo à lixívia Neoblanc, ao champô Vidal Sassoon e o chocolate Inca. Mas também havia alguns de publicidade institucional (como aquele que surge no vídeo, de uma campanha para promover hábitos de leitura na população, ou sobre a acção de legalização de cidadãos estrangeiros residentes em Portugal que o Governo levou a cabo na altura. Houve ainda excertos a anúncios a eventos culturais, como exposições de pintura, peças de teatro, espectáculos de ópera e até trailers de filmes portugueses, como por exemplo a produção luso-guineense "Os Olhos Azuis De Yonta".
Então nos meus 12 anos, eu cheguei a participar no "Publionário" durante alguns meses (não havia limite de idade para participar), comprando a revista Tele Guia e enviando os cupões num envelope a cada semana, mas nunca ganhei nada e acabei por desistir a certa altura. Editada pela TV Guia Editora, a Tele Guia era uma revista de formato de bolso e por aquilo que me lembro, estou em crer que, dentro do possível é claro, procurava ter a sua identidade própria e distanciar-se ao máximo da sua irmã mais velha TV Guia. Aliás, a revista acabaria por durar bem mais do que o "Publionário" mantendo-se nas bancas até 2001.
Como se sabe, apesar de uma ou outra irreverência da SIC, nos primeiros meses de televisão privada portuguesa, o domínio das audiências da RTP não foi beliscado por aí além. Mas não tardaria muito até o caso mudar de figura.
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