sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Publionário (1992-93)

No Outono Quente de 1992 da televisão portuguesa, a RTP, após 35 anos de monopólio, passava a ter a concorrência da SIC (e meses mais tarde da TVI). Como tal, a RTP quis reforçar a rentrée desse ano estreando alguns programas icónicos (como "Isto Só Vídeo", "Apanhados", "Marina, Marina" e a telenovela "Pedra Sobre Pedra") mas também tentando fidelizar o público de outras formas. 



Uma delas foi com o concurso "Publionário", estreado a 3 de Outubro de 1992 e que durou até 24 de Abril de 1993. A premissa era bem simples: todos os dias de segunda a sexta-feira, ao longo da programação, era exibido um pequeno excerto de um anúncio publicitário. Os telespectadores teriam de adivinhar o nome do produto, marca ou evento cultural correspondente a esse anúncio. 




Para tal, teriam de preencher os cupões publicados na revista Tele Guia, que fora lançada na mesma altura, para o programa com a resposta certa. Havia também um cupão semanal que tinha de ser preenchido com as respostas aos cinco anúncios da semana. Aos sábados, era exibido um sorteio onde eram sorteados os vencedores da semana anterior: o prémio era de 200 contos (cerca de 1000 euros) para os cupões diários e de 1000 contos (cerca de 5000 euros) para os semanais. Eram válidos os cupões recebidos até à quinta-feira de semana seguinte. 

Margarida Reis


Susana Santos


A conduzir tanto as vinhetas diárias como os sorteios de sábado estava uma misteriosa apresentadora de mascarilha. Ao todo, três apresentadoras mascaradas exerceram essa função: a primeira e a mais reconhecível era Margarida Reis (que curiosamente não tardaria a saltar para as estações privadas, primeiro na TVI e depois na SIC) a segunda foi Susana Santos (uma das últimas locutoras de continuidade da RTP) mas a terceira continua por ser identificada. Nem sequer os nossos amigos do "Brinca Brincando" (e a eles pela enésima vez o agradecimento por estas imagens, disponibilizadas no seu site!) conseguiram descobrir! É essa apresentadora incógnita que surge neste vídeo da Enciclopédia TV.



Alguns dos anúncios eram bastante conhecidos da altura, como por exemplo à lixívia Neoblanc, ao champô Vidal Sassoon e o chocolate Inca. Mas também havia alguns de publicidade institucional (como aquele que surge no vídeo, de uma campanha para promover hábitos de leitura na população, ou sobre a acção de legalização de cidadãos estrangeiros residentes em Portugal que o Governo levou a cabo na altura. Houve ainda excertos a anúncios a eventos culturais, como exposições de pintura, peças de teatro, espectáculos de ópera e até trailers de filmes portugueses, como por exemplo a produção luso-guineense "Os Olhos Azuis De Yonta".


Então nos meus 12 anos, eu cheguei a participar no "Publionário" durante alguns meses (não havia limite de idade para participar), comprando a revista Tele Guia e enviando os cupões num envelope a cada semana, mas nunca ganhei nada e acabei por desistir a certa altura. Editada pela TV Guia Editora, a Tele Guia era uma revista de formato de bolso e por aquilo que me lembro, estou em crer que, dentro do possível é claro, procurava ter a sua identidade própria e distanciar-se ao máximo da sua irmã mais velha TV Guia. Aliás, a revista acabaria por durar bem mais do que o "Publionário" mantendo-se nas bancas até 2001.  

Como se sabe, apesar de uma ou outra irreverência da SIC, nos primeiros meses de televisão privada portuguesa, o domínio das audiências da RTP não foi beliscado por aí além. Mas não tardaria muito até o caso mudar de figura.   

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