segunda-feira, 18 de abril de 2022

Cuidado Com As Gémeas (1988)

E vamos a mais um capítulo da saga "Filmes que eu vi na Sessão Da Noite da RTP1", esse mítico espaço de cinema das sextas feiras à noite que durou de Setembro de 1990 a Abril de 1994 e que se tornou essencial na minha formação como cinéfilo. (Se alguém tiver conhecimento de uma lista de todos os filmes exibidos nesse espaço, por favor entre em contacto comigo.)


"Cuidado Com As Gémeas" (de título original, "Big Business"), comédia de 1988, era uma adaptação livre e modernizada de "A Comédia de Erros", com Bette Midler e Lily Tomlin no papel de dois pares de gémeas trocadas à nascença. A realização esteve a cargo de Jim Abrahams, no seu primeiro filme fora da tríplice aliança com os irmãos Zucker, com produção pela Touchstone, a chancela da Disney para filmes menos infantis.

Em 1948, dois casais dão entrada num hospital na pequena cidade de Jupiter Hollow na Virgínia Ocidental, com as esposas em trabalho de parto. Um deles são os Shelton, um casal rico de Nova Iorque que por lá estava de passagem, e os Ratliff, um casal local. As duas mulheres dão à luz duas meninas gémeas praticamente ao mesmo tempo. Os Shelton decidem chamar as suas filhas Rose e Sadie, e o Sr. Ratliff, que ouviu a conversa, sugere à esposa dar os mesmos nomes às suas filhas. Os Shelton partem no dia seguinte, mas o que ninguém sabe é que no meio da confusão com os dois partos, a idosa enfermeira do hospital trocou as bebés e na verdade, cada casal teve gémeas idênticas: as duas Sadies (Midler) são filhas dos Shelton e as duas Roses (Tomlin) dos Ratfliff.

Quarenta anos depois, as irmãs Shelton herdaram a Moramax, o império empresarial do pai. Sadie Shelton tornou-se uma implacável mulher de negócios, negligenciando o filho rebelde Jason (Seth Green), para frustração do seu ex-marido Michael (Barry Primus). Já Rose Shelton sempre sonhou com uma vida no campo e não tem muito jeito para a gestão, deixando todas as decisões nas mãos da irmã.
Sadie Shelton pretende vender a Hollowmade, uma fábrica de móveis em Jupiter Hollow, que o seu pai comprou aquando do seu nascimento e marca uma reunião para convencer os acionistas. O seu subalterno Graham Sherbourne (Edward Herrmann) avisa-a que R. Ratliff, o líder dos trabalhadores da fábrica, está a caminho de Nova Iorque para impedir a venda e Sadie encarrega-o de tentar descobri-lo para o impedir de interferir.

Rose e Sadie Ratliff
Rose e Sadie Shelton

R. Ratliff é na verdade Rose Ratliff, que ruma a Nova Iorque com a sua irmã Sadie, que sempre sonhou conhecer a cidade. Uma série de confusões faz com que as Shelton e as Ratliff se instalem no Hotel Plaza. Também lá se instala Fabio Alberici (Michele Placido), um magnata italiano e um dos potenciais compradores da fábrica, que arrasta a asa às duas Sadies, ignorando que são duas mulheres diferentes. Ao Plaza também vai parar Roone Dimmick (Fred Ward), o namorado de Rose Ratliff, que Graham e o seu assistente (e namorado) Chuck (Daniel Geroll) creem ser R. Ratliff. 
Roone pretende pedir Rose Ratliff em casamento mas é Rose Shelton que se encanta com ele. Já Sadie Ratliff conhece Jay num incidente que a levou a dominar Jason amarrando-o, e embora deduzindo logo que aquela não é a ex-mulher, Jay fica impressionado. As confusões e os desencontros entre as quatro mulheres e seus pretendentes sucedem-se até que as quatro se encontram na casa de banho. Ao descobrir que, ao contrário do que tinha dito, Sadie Shelton não pretende cancelar a venda da fábrica, Rose Ratliff fecha-a num armário, e Sadie Ratliff faz-se passar por ela, e com a ajuda de Rose Shelton, convence os acionistas a impedir a venda.  

No final, cada uma das quatro mulheres sai do hotel acompanhada: Rose Shelton com Roone, Sadie Shelton com Fabio, Sadie Ratliff com Michael e Rose Ratliff entende-se com o Dr. Jay Marshall (Michael Gross), um pretendente de Rose Shelton. Enquanto isso, um mendigo que costuma rondar o Plaza (e que a certa altura diz: "Há dois de toda gente lá dentro!") dá de caras com um executivo engravatado igualzinho a ele e o recepcionista do hotel, ainda mal refeito de todas as confusões, desmaia ao ver umas trigémeas que pretendem fazer o check-in!


Quando eu vi o filme já estava familiarizado com o trabalho de Bette Midler, tanto como actriz (este foi um dos seus cinco filmes na Touchstone entre 1986 e 1988, juntamente com "Por Favor Matem A Minha Mulher", "Um Vagabundo Na Alta Roda", "Que Sorte Danada!", que também passaram na "Sessão Da Noite" da RTP1, e "Beaches - Eternamente Amigas") como cantora (com os seus hits "Wind Beneath My Wings" e "From A Distance"), mas foi o primeiro filme de Lily Tomlin que eu vi. Curiosamente, os papéis foram inicialmente escritos para Barbra Streisand e Goldie Hawn, que seriam respectivamente Sadie e Rose. O actor brasileiro José Wilker foi equacionado para o papel de Roone. 

"Cuidado Com As Gémeas" foi um sucesso modesto de bilheteira mas teve melhor desempenho no mercado de vídeo. Apesar de algumas falhas no argumento (sobretudo quanto às relações das quatro protagonistas com os seus interesses românticos que são abordadas demasiado apressadamente) e algumas inconsistências no ritmo da trama, é um filme que entretém e arranca umas quantas gargalhadas. Uma das minhas cenas preferidas é quando as duas Sadies, que na altura estão a usar o mesmo vestido, sentam-se a tomar pequeno-almoço cada uma com a Rose que não é a sua irmã, e as quatro falam entre si sem saber que a outra não é aquela com quem julgam estar a falar.   

Além do desempenho de ambas (embora Midler e Tomlin sejam significativamente melhores como Sadie Shelton e Rose Ratliff) e dos imenso gags, um dos pontos fortes do filme são os efeitos especiais que para a época são bem conseguidos: em vez de se recorrer a duplas, as cenas com cada gémea em duplicado foram construídas em cinco meses de pós-produção. 

E como a realidade é muitas vezes mais estranha que a ficção, segundo o IMDB, no ano em que o filme foi lançado surgiu a notícia de dois pares de gémeos na Colômbia que tinham sido trocados à nascença num hospital de Bogotá e que cresceram em meios diferentes pensando que cada um a pensar que tinha um gémeo falso e que só descobriram da troca (e que tinham na verdade um gémeo idêntico) quando os quatro já tinham vinte e tal anos. 

Trailer








Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...