sábado, 8 de janeiro de 2022

A Rapariga dos Oceanos (1994-97)

 por Paulo Neto

No Natal de 1997, a maior prenda na nossa casa foi a adesão à televisão por cabo. De repente tínhamos uma quantidade de canais disponíveis para ver, e para mim e para o meu irmão, um dos nossos canais de eleição foi o Canal Panda e na altura, houve uma série que víamos e que costumava passar nas horas finais de emissão (na altura o Canal terminava às 23 horas). 




Essa série era "A Rapariga dos Oceanos" ("Ocean Girl" no original), uma série juvenil australiana de aventura e ficção científica, que teve 78 episódios distribuídos por quatro temporadas que contavam as aventuras de uma rapariga com invulgares capacidades aquáticas vinda de outro planeta e os seus amigos humanos. Criada por Jonathan M. Shiff, a série foi originalmente exibida na Austrália entre 1994 e 1997 e vendida para mais de trinta países nos cinco continentes. No Reino Unido, passou na BBC sob o título "Ocean Odyssey". Não posso afirmar ao certo, mas a ideia que eu tenho é de que os 78 episódios da série foram exibidos em loop no Canal Panda entre 1998 e 2000.  




Num futuro não muito distante, o governo australiano criou no meio do Oceano Pacífico um laboratório de tecnologia avançada dedicado ao estudo da vida marinha e da proteção dos oceanos chamado ORCA, que serve também de escola para os filhos dos cientistas. É lá que vivem os irmãos Jason (David Hofflin) e Brett Bates (Jeffrey Walker), filhos da doutora Dianne Bates (Kerry Armstrong na duas primeiras temporadas e Liz Burch nas restantes), uma cetologista. Um dia, durante uma expedição com a mãe para colocar um sensor numa baleia-jubarte, Jason dá de caras com uma rapariga que o tenta impedir de atingir a baleia. A princípio ninguém acredita nele, mas mais tarde ele e o irmão acabam por descobrir que a rapariga existe mesmo.




Trata-se de Neri (Marzena Godecki), uma rapariga de extrema beleza e com incríveis capacidades nadadoras e de respiração subaquática e que tentava proteger a sua amiga baleia, a que chamou de Charley. Vinda do Planeta dos Oceanos, ela veio com o pai para a Terra mas a nave teve um acidente fatal do qual ela é a única sobrevivente. Neri e os irmãos Bates rapidamente tornam-se grandes amigos e ela decide ajudar a Dra. Bates e o seu colega Dr. Winston Seth (Alex Pinder) no estudo do canto de baleias, em especial o de Charley na ORCA. Para tal, têm a ajuda de um supercomputador, H.E.L.E.N. , que tem uma voz feminina humana (Nina Landis). Mais tarde, Neri descobre que Jane, uma das alunas da ORCA, é afinal a sua irmã Mera (Lauren Hewett), que cresceu como humana e não tinha memórias do seu passado. Neri e Mera têm a oportunidade de regressar ao Planeta dos Oceanos, mas enquanto Mera aceita para descobrir mais sobre as suas origens, Neri decide ficar na Terra quando descobre que a missão do seu pai era a de ajudar a resolver os problemas da poluição dos oceanos na Terra.    


O principal antagonista das três primeiras temporadas é o Dr. Hellegren (Nicholas Bell), o líder da UBRI, uma organização rival da ORCA, que pretende obliterar esta para os seus propósitos que incluem construções que podem acabar com a vida marinha da zona. Além disso, Hellegren teve conhecimento do acidente da nave alienígena em que Neri e o seu pai seguiam e pretende deitar as mãos ao sincrónio, um poderoso material com o qual os habitantes do Planeta dos Oceanos pretendiam usar para salvar a Terra. O Dr. Hellegren tenta obter mais informações sobre Neri e o sincrónio através de aliados seus infiltrados na ORCA, mas em vão e até a sua filha Lena (Joelene Crnogorac) acaba por tomar partido de Neri e da ORCA e revolta-se contra o pai. 
Na terceira temporada, surge na ilha Kal (Jeremy Angerson), um rapaz do mesmo planeta de Neri. Com ciúmes da proximidade de Neri com os terrestres (e intuindo que Jason e Neri já se começam a ver como mais que amigos), quando cai nas mãos da UBRI, Kal deixa-se manipular pelo Dr. Hellegren para se aliar a ele e roubar o sincrónio e só mesmo nos instantes decisivos é que tudo se resolve.



A quarta e última temporada explorava mais o mundo do planeta de Neri e agora não só ela e os Bates são perseguidos pela PRAXIS, uma organização secreta destinada a neutralizar vida extraterrestre na Terra, como no Planeta dos Oceanos, o terrível Malakat (George Henare) decide tomar o poder ameaçando com um mortífero vírus. Mas quando tudo parece perdido, Neri, Mera, Jason e Brett conseguem aceder ao poder de uma pirâmide subaquática e trazer de novo à vida Shalamorn (Marie-Louise Walker), a mãe das raparigas e a verdadeira Rainha do Planeta dos Oceanos, que consegue travar as ameaças da PRAXIS e de Malakat. 
No final, enquanto se enceta um promissor futuro de cooperação entre a Terra e o Planeta dos Oceanos, Neri e Jason assumem por fim estar apaixonados um pelo outro e trocam um beijo, sob o canto de Charley.    


A série teve uma spin-off de animação, "The New Adventures Of The Ocean Girl" (2000-01), que chegou a passar na TVI, mas basicamente a única semelhança era o nome da protagonista. 

Apesar da série ser australiana, os dois protagonistas eram de origem europeia: Marzena Godecki (Neri), escolhida entre 500 raparigas para ser Neri, nasceu na Polónia e David Hofflin (Jason) na Suécia. "Cunhados" nesta série, Jeffrey Walker (Brett) e Lauren Hewett (Mera) tinham anteriormente sido irmãos na série "A Meio Da Galáxia Virar À Esquerda" que passou na RTP em 1993. A actriz Tharini Mudaliar, conhecida pelo papel de Kamala em "Matrix Revolutions", entrou na quarta temporada como Shersheba, a cúmplice de Malakat, que acaba por se regenerar. Nas cenas em que Neri se aproxima da baleia Charley, tratava-se claro de uma réplica feita com fibra de vidro e alumínio que pesava 700 quilos. 


 Genéricos de abertura e encerramento das temporadas 1 e 2






Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...