sábado, 1 de janeiro de 2022

20 coisas que aconteceram há 20 anos (2002)

por Paulo Neto


Os anos que durante tanto tempo pertenceram à ficção científica são agora a actualidade. Eis-nos pois chegados a 2022 e já vinte anos distam do ano 2002, o último ano capicua até 2112. A euforia da viragem do século/milénio já estava no passado e agora era tempo de olhar em frente, mesmo com todas as incertezas que os acontecimentos de 2001, nomeadamente os ataques do 11 de Setembro, tinham deixado. Que memórias deixou este ano? Para mim, marcou a minha entrada na vida adulta, com o fim dos meus estudos e o início, ainda experimental, da vida laboral a estagiar numa companhia de seguros. A pior recordação foi sem dúvida a morte da minha Avó Ana, e a melhor foi a de umas férias no Sul de Espanha. 
Vamos agora recordar 20 coisas que aconteceram há vinte anos no ano de 2002.  

1. Durão Barroso tornou-se primeiro ministro. 
Perante a auto demissão de António Guterres após as derrotas do do PS nas Eleições Autárquicas de Dezembro de 2001, novas eleições legislativas tiveram lugar a 17 de Março, marcando uma mudança no poder político, com o PSD a formar um governo em coligação com o CDS. José Manuel Durão Barroso tornava-se assim o novo primeiro ministro de Portugal, cargo a que viria a deixar dois anos mais tarde para presidir à Comissão Europeia. Paulo Portas, líder do CDS, assumiu o Ministério da Defesa. 



2. Duas mortes reais
Em 2002, a Rainha Isabel II de Inglaterra celebrou o seu Jubileu de Ouro com 50 anos de reinado mas viu o seu ano manchado pelas mortes da sua irmã mais nova, a Princesa Margarida aos 71 anos, e a sua mãe, a Rainha-Mãe Elizabeth Bowes-Lyon aos 101 anos, no espaço de dois meses. 

Aos 50 anos de reinado, Isabel II perdeu a mãe e a irmã. 


A 25 de Abril, Lisa Lopes, também conhecida como Left-Eye, membro do grupo TLC perdia a vida aos 31 anos num acidente de carro nas Honduras. Também foi em 2002 que nos despedimos das cantoras Peggy Lee e Rosemary (tia de George) Clooney; de Astrid Lindgren, a criadora da "Pipi das Meias-Altas"; de Chuck Jones, o criador de "Tom & Jerry"; do líder da UNITA Jonas Savimbi; do comediante Dudley Moore; do actor Richard Harris, o Dumbledore dos filmes de Harry Potter; de Carmen Silvera, a Edith de "Alô Alô"; e de Linda Lovelace, a estrela de "Garganta Funda" que entretanto se tornara uma ativista anti-pornografia. Em Portugal, destaque para o ícone televisivo que foi Fernando Pessa, que nos deixou a 29 de Abril, catorze dias depois de completar cem anos de vida.   


R.I.P. 2002: Lisa "Left-Eye" Lopes, Richard Harris, Fernando Pessa



3. Nasceram novas estrelas
Por outro lado, foi em 2002 que vieram ao mundo nomes como os actores de "Stranger Things" Gaten Matarazzo e Sadie Sink; a bailarina e actriz Maddie Ziegler, famosa pela sua participação nos videoclips de Sia; a patinadora russa Alina Zagitova, campeã olímpica em 2018 e Emma Raducanu, tenista britânica campeã do US Open de 2021. Por cá, nasceram a cantora Nenny (Marlene Tavares), a actriz Margarida Corceiro e o futebolista Nuno Mendes

Geração 2002: Gaten Matarazzo, Sadie Sink, Maddie Ziegler, Nenny, Nuno Mendes


4. O Porto passou a ter metropolitano.





A 7 de Dezembro era inaugurado o Metro do Porto, com uma linha ligando Senhor De Matosinhos até à Trindade. Actualmente, o Metro do Porto tem seis linhas e a sua rede estende-se por oito concelhos da Área Metropolitana do Porto. Ao contrário de Lisboa, que é toda subterrânea,  a rede do Metro do Porto é híbrida (basicamente é apenas subterrânea no centro do Porto, sendo as restantes áreas à superfície). Eu ainda só andei uma vez no Metro do Porto, em 2009, do Aeroporto Francisco Sá Carneiro até à Campanhã. 

5. Rebentou o Escândalo da Casa Pia
Criada em 1780 por Pina Manique, intendente-geral da Polícia no reinado de D. Maria I, a Casa Pia de Lisboa foi criada para a educação de órfãos e recuperação de indigentes através do trabalho. Com o tempo converteu-se numa rede de estabelecimentos de ensino e de formação profissional, tendo sido particularmente renomeado o seu trabalho na reabilitação de deficientes auditivos, e as suas instituições incluem um clube desportivo cuja equipa de futebol chegou a jogar na 1.ª Divisão.

Carlos Silvino, uma das faces do escândalo de 
pedofilia na Casa Pia


Mas em 2002, a Casa Pia veria a sua reputação manchada por um escândalo de pedofilia. A 23 de Setembro em entrevista à jornalista Felícia Cabrita, um ex-aluno revelava ter sido alvo de abusos sexuais por parte de um funcionário da instituição. Perante outras denúncias, veio-se a saber que se tratava de Carlos Silvino, conhecido como Bibi, que além dos abusos que praticava, estaria envolvido numa rede de proxenetismo que fornecia menores da instituição a vários homens, portugueses e estrangeiros, incluindo figuras proeminentes. Veio então à luz também que essa prática já era comum há bastante tempo e nos anos 80, a Polícia Judiciária teria acusado um funcionário da Casa Pia de práticas continuados de pedofilia e proxenetismo. 
O caso chocou um Portugal ainda na ilusão dos brandos costumes e produziria várias ondas de choque nos anos seguintes, com vários nomes da política, da diplomacia e do entretenimento a serem envolvidos.  
  

6. O Homem-Aranha voou no cinema
Os segundos filmes das sagas de "O Senhor Dos Anéis" ("As Duas Torres") e "Harry Potter" ("A Câmara Dos Segredos") foram os filmes com maior bilheteira em 2002, mas o filme do ano foi o primeiro filme da saga de "O Homem-Aranha" com Tobey Maguire como o herói titular, que redefiniu o género do filme de super-heróis (e os beijos cinematográficos à chuva).



Também foi em 2002 que estrearam "Chicago" que dominaria os Óscares no ano seguinte, "Identidade Desconhecida" o primeiro filme de Matt Damon como Jason Bourne, "007 - Morre Noutro Dia" o filme final da era Pierce Brosnan como James Bond, "Star Wars - O Ataque Dos Clones", "O Rei Escorpião", "Resident Evil", "Men In Black 2", "The Ring - O Aviso", "As Horas", "Spy Kids", "O Pianista", "Minority Report", "Apanha-me Se Puderes", "Viram-se Gregos Para Casar", "A Cidade De Deus", "Sinais", "A Vida Deste Rapaz", "Gangues de Nova Iorque", "40 Dias E 40 Noites", "Scooby Doo", "Lilo & Stitch", "A Idade Do Gelo". Foi também o ano em que estrelas da música estrearam-se no grande ecrã: Eminem em "8 Mile", Britney Spears em "Crossroads" e Beyoncé Knowles foi Foxy Cleopatra em"Austin Powers - Membro Dourado". 




Em Portugal, há de destacar dose dupla de Leonel Vieira com "A Bomba" e a "A Selva", "O Gotejar Da Luz", "António Rapaz de Lisboa", "O Delfim" de Fernando Lopes, "O Princípio Da Incerteza" de Manoel de Oliveira, "A Jangada De Pedra" a primeira adaptação cinematográfica de um romance de José Saramago e "Esquece Tudo O Que Eu Te Disse"

7. Música para todos os gostos



Em 2002, lançaram novos álbuns: Coldplay ("A Rush Of Blood To The Head"), Alanis Morissette ("Under Rug Swept"), Céline Dion ("A New Day Has Come"), Pet Shop Boys ("Release"), Sheryl Crow ("C'mon, C'mon"), Doves ("The Last Broadcast"), Elvis Costello ("When I Was Cruel), Moby ("18"), Eminem ("The Eminem Show"), Korn ("Untouchables"), Nelly ("Nellyville"), Oasis ("Heathen Chemistry"), Bruce Springsteen ("The Rising"), Beck ("Sea Change"), Good Charlotte ("The Young & The Hopeless"), Bon Jovi ("Bounce"), Santana ("Shaman"), Christina Aguilera ("Stripped"), Blue ("One Love"), Pearl Jam ("Riot Act"), Missy Elliott ("Under Construction"), Shania Twain ("Up!"), Mariah Carey ("Charmbracelet"), Robbie Williams ("Escapeology") e Jennifer Lopez ("This Is Me...Then").
Foram também editados os álbuns de estreia de Avril Lavigne ("Let Go"), Norah Jones ("Come Away With Me"), Justin Timberlake ("Justified"), Simple Plan ("No Pads, No Helmets... Just Balls"), Vanessa Carlton ("Be Not Nobody") e o homónimo dos Audioslave. 

8. As Las Ketchup foram o condimento musical do ano.



Cada ano tem o seu hit WTF e em 2002, esse foi "Asereje" ou "The Ketchup Song" das espanholas Las Ketchup. O grupo era composto pelas irmãs Lola, Lucía e Pilar Muñoz, filhas de Juan Muñoz, um renomado guitarrista de flamenco conhecido como "El Tomate", daí o nome Las Ketchup e o título do álbum de estreia "Hijas Del Tomate". O tema narrava uma saída à noite em que um indivíduo chamado Diego que chega a uma discoteca e quando o seu amigo DJ põe a tocar o "Rapper's Delight" dos Sugar Hill Gang, Diego tenta cantar mas, como costuma acontecer com muitos dos nuestros hermanos, sai-lhe um inglês alfinetado pelo sotaque espanhol e "I say hip hop, the hippie" fica "Asereje ja de jé dejebe".



Tendo chegado ao n.º 1 do top espanhol em Março, quem de direito viu que havia ali potencial para um hit internacional de Verão e uma versão bilingue em espanhol e inglês foi gravada, pronta a ser lançada nos mercados estrangeiros (em Portugal, porém a versão espanhola foi mais divulgada) e "Asereje" não tardou a subir nos tops um pouco por todo o mundo da Austrália ao Reino Unido, passando pela América Latina, a tocar incessantemente nas rádios e a respectiva coreografia a ser executada em todo o lado. No entanto, alguns grupos religiosos acusaram a letra da canção de ter conotações satanistas, algo que as manas Muñoz sempre negaram. Embora o álbum tivesse vendido bem em vários países e o single seguinte "Kucha Las Payas" ainda tivesse tido alguma rotação, as Las Ketchup ficariam no panteão dos one-hit wonders. Em 2006, elas tentaram um comeback ao representar a Espanha no Festival da Eurovisão, com uma quarta irmã, Rocio, a juntar-se ao grupo, com "Un Bloodymary" mas ficaram-se pelo 21.º lugar e o disco subsequente passou despercebido. 

Além disso, devido às minhas férias em Espanha, foram várias as canções em espanhol que marcaram o meu ano em 2002 como "Avé Maria" de David Bisbal, "Torero" de Chayanne, "Atrevete" de Chenoa, "El Aire Que Me Dás" de David Bustamante, "Que El Ritmo No Pare" de Patricia Manterola, "No Me Pidas Más Amor" de Merché, "Toma Vitamina" dos La Fiesta, "Que La Detengan" de David Civera e "Quiero" de Raúl.

9. Manoel de Oliveira tornou-se o mais velho realizador de um videoclip.
Em Portugal, um dos álbuns de mais destaque foi "Momento" de Pedro Abrunhosa & Os Bandemónio, visto como um regresso à forma depois do flop do álbum anterior "Silêncio". O primeiro single, "Momento (Uma Espécie de Céu)", em dueto com Catarina Reis ou Cat, vocalista da banda viseense Eye, tinha a particularidade do videoclip ter sido realizado por nada menos que Manoel De Oliveira, pelo que aos 94 anos, o mestre tornava-se provavelmente a pessoa mais velha a realizar um videoclip de música. 


Também lançaram novos álbuns GNR ("Câmara Lenta") e Madredeus ("Euforia"). Seis anos após os Rio Grande, quatro dos seus membros - Tim, Rui Veloso, João Gil e Jorge Palma - reuniram-se para mais um projecto all-star, os Cabeças No Ar que deixaram os hits "A Seita Tem Um Radar" e "Primeiro Beijo". 

10. A Letónia ganhou o Festival da Eurovisão (porque Portugal não quis participar!)



A 25 de Maio, Tallinn, capital da Estónia, acolheu o 47.º Festival da Eurovisão, o primeiro em território da antiga União Soviética. Participaram 24 países, com a vitória a sorrir à Letónia, graças à actuação marcante da cantora Marija Naumova ou Marie N. que cantou o tema "I Wanna" com uma mudança completa de vestuário ao longo da performance. Ela começou com um andrógino outfit de calças, camisa, casaco e chapéu e foi despindo essas peças uma a uma, terminando a canção com um vestido cor-de-rosa. Entre os outros participantes, destaque para o segundo lugar de Malta na voz de Ira Losco e as fortes expectativas da Espanha que estava representada por Rosa Lopez, a vencedora da primeira edição da "Operación Triunfo", que acabou em sétimo lugar. 



Tendo se estreado no certame em 2000, a Letónia conseguia a vitória à terceira tentativa. Mas bem que podia agradecer a Portugal. Como somando os países que ficaram no top 15 de 2001 e os que tinham estado ausentes devido a relegação nesse ano, sobravam duas vagas, a EBU convidou Israel e Portugal, 16.º e 17.º em 2001, para participarem em 2002. A televisão israelita aceitou mas a RTP, a braços com problemas financeiros e administrativos, acabou por recusar e essa vaga transitou para a Letónia. 

11. O Sporting venceu o Campeonato e a Taça 



Dois anos após ter quebrado um longo jejum, o Sporting voltava a ser campeão nacional, com Laszlo Boloni no comando e o plantel a ter nomes como João Vieira Pinto, Beto, Rodrigo Tello, Rui Jorge, Hugo Viana, Marius Niculae,  Quaresma, Sá Pinto e Mário Jardel, novamente o melhor marcador. O Sporting ganhou também ganhou a Taça de Portugal contra um surpreendente Leixões, na altura na II Divisão, o então terceiro escalão nacional. Era então tal o regozijo da massa associativa leonina que até o disco da Juventude Leonina que tinha o célebre cântico "Só Eu Sei… Porque Não Fico Em Casa" foi campeão de vendas, chegando ao n.º 1 do top de álbuns. Infelizmente para os sportinguistas, seguir-se-ia um novo jejum de títulos nacionais até 2021. 

Nas competições europeias, o Real Madrid ganhou a Liga dos Campeões e o Feyenoord de Roterdão a Taça UEFA. 

12. Pela primeira vez, o Mundial de futebol jogou-se na Ásia…



Pela primeira vez, um Campeonato do Mundo de Futebol realizou-se na Ásia e foi organizado por dois países, o Japão e a Coreia do Sul. 32 selecções disputaram a prova, incluindo pela primeira vez a China, o Equador, a Eslovénia e o Senegal. Foi um Mundial de grandes surpresas com Argentina, França e Portugal a cairem logo na fase de grupos. 
E nas rondas seguintes somaram-se mais surpresas como a Coreia do Sul a eliminar a Espanha e a Itália (com alguma cumplicidade dos árbitros) e um inaudito jogo dos quartos de final entre Turquia e Senegal. Aliás, coreanos e turcos chegariam até às meias-finais onde caíram respectivamente aos pés de Brasil e Alemanha (a Turquia venceria o jogo pelo 3.º lugar).



Na final em Yokohama a 30 de Junho, Ronaldo fenómeno bisou (com 8 golos, foi o melhor marcador do Mundial) e o Brasil conquistou o penta. O guardião da Alemanha Oliver Kahn foi eleito o melhor jogador do torneio      

13. …e Portugal passou vergonha. 
Depois de uma óptima campanha no Euro 2000 e de um apuramento relativamente fácil, havia grandes esperanças de ver Portugal a brilhar no Mundial de 2002. Pululavam nomes lendários, entre a geração campeã de 1991 e talentos posteriores, como Vítor Baía, Luís Figo, Rui Costa, Fernando Couto, Paulo Sousa, João Vieira Pinto, Sérgio Conceição e Nuno Gomes e até o sorteio parecia ter sido amigo, com a anfitriã Coreia Do Sul, Estados Unidos e Polónia a não inspirarem muitos receios. Decerto que esta terceira participação lusa em Mundiais de Futebol tinha tudo para ser um remake de Inglaterra 1966...no entanto acabou por ser um remake do México 1986. 

Portugal não deixou boa imagem no Mundial de 2002

No primeiro jogo contra os Estados Unidos em Suwon, com os americano a marcarem três golos em 36 minutos. Portugal reduziria para 3-2 mas o mal estava feito. Uma goleada por 4-0 à Polónia com hat-trick de Pauleta trouxe novo alento mas no decisivo jogo contra a Coreia do Sul, o descalabro. Portugal acabaria derrotado por 1-0 com apenas nove jogadores em campo, após a expulsões de Beto e João Pinto, este deixando ainda uma vergonhosa imagem ao agredir o árbitro argentino Angel Sanchez. 
16 anos depois, Portugal voltava a sair de um Mundial pela porta pequena e não tardaram a surgir histórias de fendas na camada de coesão e confiança que a selecção apresentava, desde o desadequado estágio de preparação em Macau e os problemas físicos de jogadores como Luís Figo após uma época demasiado dura, a desentendimentos de jogadores com o selecionador António Oliveira ou até mesmo relatos das superstições deste, que incluiriam rituais de purificação com alho nos balneários.  

14. Ano de grande desporto



Quanto a outros acontecimentos desportivos, os 19.ºs Jogos Olímpicos de Inverno decorreram entre 8 e 24 de Fevereiro em Salt Lake City, capital do estado norte-americano do Utah, com a participação de 78 países (os últimos Jogos de Inverno até à data sem participação de Portugal). Apenas cinco meses depois do 11 de Setembro, na cerimónia de abertura foi erguida uma bandeira americana recolhida dos escombros do World Trade Center. Entre os grandes feitos atléticos, destaque para as quatro medalhas de ouro no biatlo do norueguês Ole Einar Bjorndalen, as três da croata Janica Kostelic no esqui alpino, a vitória do Canadá no hóquei no gelo (masculino e feminino) e o triunfo inesperado do australiano Steven Bradbury na patinagem de velocidade, o primeiro ouro olímpico do Hemisfério Sul em Jogos de Inverno.   
Tendo-se naturalizado português em Novembro de 2001, Francis Obikwelu conquistou a medalha de prata nos 100 e 200m nos Europeus de Atletismo em Munique (no ano seguinte, a prata dos 100m seria convertida em ouro após a desqualificação do vencedor original), onde Rui Silva também alcançou o bronze nos 1500m. Sérgio Paulinho conquistou a medalha de bronze na prova sub-23 de contrarrelógio nos Mundiais de ciclismo e José Couto sagrou-se vice-campeão mundial dos 50m bruços em piscina curta em Moscovo. 

15. Gisela Serrano arrasou (e arreou) no Masterplan




Em 2002, o panorama televisivo ficou marcado pelo "Masterplan" da SIC. Pela primeira vez, a Endemol elegia Portugal como o primeiro país para estrear um reality show. Nele, dois concorrentes, um de cada sexo, viria a sua vida a ser seguida pelo programa, ao mesmo tempo que efectuava algumas tarefas indicadas por uma autoridade invisível denominada "Masterplan" que comunicava através de mensagens de telemóvel. A cada semana, cada concorrente teria um desafiador que procuraria convencer o público a usurpar o lugar do concorrente. O programa estreou a 4 de Março  com Herman José a conduzir as galas de sexta-feira e Marisa Cruz a apresentar os resumos diários. Inicialmente estava previsto o programa durar um ano mas acabou por durar seis meses. 
De entre todos os concorrentes e desafiadores, nenhum foi tão memorável como Gisela Serrano, a concorrente feminina inicial, sempre pronta a armar barraco. O momento mais infame foi quando, durante uma viagem de carro e numa escalada de provocações mútuas, Gisela chegou a vias de facto com a desafiadora Sandra Leão. Contudo, o que pouca gente agora se recorda é que viria a ser outra Gisela, de apelido Ildefonso, a vencedora do programa, e também ela geradora de várias polémicas.



16. Estivemos nas casa do Ozzy, do Toy e da Ágata



A 5 de Março, estreava na MTV "The Osbournes" que seguia a vida diária da lenda do heavy metal Ozzy Osbourne, consagrado como líder dos Black Sabbath e na posterior carreira a solo, e da sua família: a esposa Sharon e os filhos adolescentes Kelly e Jack. Vários momentos familiares foram captados em câmara, entre momentos caricatos e bizarros e outros mais sérios como a luta de Sharon contra um cancro no cólon, com os espectadores a descobrir que os Osbournes tinham tanto de funcional e de disfuncional como as suas próprias famílias. Ozzy e Sharon já eram famosos mas Jack e Kelly tornaram-se também celebridades. Ainda nesse ano, Kelly editou uma versão punk rock de "Papa Don't Preach" de Madonna. A série acabaria por criar um novo subgénero de tele-realidade que rapidamente se estenderia a várias figuras um pouco por todo o mundo, sendo particularmente aperfeiçoado pelas Kardashians. Até Portugal seguiu o filão e ainda em 2002, a SIC exibiu "Na Casa Do Toy" e "O Meu Nome É Ágata", seguindo o quotidiano destas duas estrelas da música, e que mais tarde dariam célebres tesourinhos do Gato Fedorento.    






17. Outras estreias em televisão
Ainda no âmbito dos reality shows, a TVI apostou na onda dos talentos com "Academia de Estrelas" por onde passaram nomes como Vanessa Silva, Manuel Melo, Pedro Bargado e o eventual vencedor Mané Crestejo e no fim do ano com duas edições consecutivas de "Big Brother Famosos". A primeira foi ganha por Ricky da boyband Milénio com Francisco Mendes e João Melo dos Fúria Do Açúcar respectivamente em segundo e terceiro lugar, participando também nomes como Carlos Sampaio, Cinha Jardim, Jorge Cadete, Julie Sargent, Nuno Homem de Sá, Romana, Simara e o Zé Maria e a Sónia do Big Brother 1. O actor Vítor Norte venceu a segunda edição com a cantora Ruth Marlene e a Miss Portugal 1998 Marisa Ferreira como as outras finalistas, e nessa leva passaram pela casa nomes como Claudisabel, Cláudio Ramos, a Elsa do Big Brother 2, Gustavo Santos, Lena D'Água, Melão, Rita Ribeiro e... Gisela Serrano.   





Ainda dentro na TV nacional, estrearam as telenovelas "Sonhos Traídos", "O Último Beijo", "Tudo Por Amor" e "Amanhecer" na TVI e "Fúria De Viver" na SIC. Na RTP destaque para as séries "Paraíso Filmes", "Camilo, O Pendura" e "Um Estranho Em Casa" e o espaço de debate "Prós & Contras" que duraria até 2020! Já na SIC Radical, estrearam os icónicos "Cabaret Da Coxa" e "NuTícias".


Lá fora, estrearam "American Idol", "The Wire", "The Shield", "Firefly" e "John Doe".  

18. A Miss Universo foi destronada.



Em 2002, pela primeira e até agora única vez, a Miss Universo não completou oficialmente o seu reinado. Na cerimónia que teve lugar a 29 de Maio em Porto Rico, a deslumbrante russa Oxana Fedorova, de 24 anos, então agente da polícia e estudante de Direito, encantou tudo e todos e foi a óbvia vencedora. Porém apenas quatro meses, foi anunciado que ela tinha perdido o seu título. Na versão da organização da Miss Universo, ela foi deposta por falhar no cumprimento dos seus deveres e obrigações como a detentora do título. Na versão da própria Oxana, ela desistiu do título para se concentrar nos seus estudos de direito e estar perto da família na Rússia.


 
A coroa de Miss Universo passou então para a 1.ª Dama de Honor, Justine Pasek do Panamá, que manteve o título até à coroação da sucessora em 2003. Apesar de não ter completado o reino, Oxana Fedorova é considerada por muitos como uma das mais belas Miss Universos de todos os tempos. Desde então, tornou-se uma figura proeminente da indústria do entretenimento russo, como apresentadora, cantora, actriz e modelo. 

De referir ainda que a 3.ª Dama de Honor, Vanessa Carreira da África do Sul, era luso-descendente e em 2000, tinha concorrido a Miss Portugal mas não ficou entre as finalistas. Portugal foi representado por Iva Lamarão. 

19. Outros factos 


A 20 de Maio, após dois anos e meio de ser interinamente governado pela ONU, Timor Leste tornou-se a mais jovem nação do mundo. No mundo dos videojogos, o jogo do ano é "Grand Theft Auto: Vice City" que inovou com a sua jogabilidade, detalhes de violência e sobretudo a banda sonora com músicas dos anos 80. A Mozilla lançou a primeira versão do browser Firefox. O ex-presidente americano Jimmy Carter ganhou o Prémio Nobel da Paz e o escritor húngaro Imre Kertész o da Literatura. Luís Inácio "Lula" da Silva vence as eleições presidenciais no Brasil.  

20. Dissemos adeus ao Escudo e olá ao Euro.

A maior mudança que o ano de 2002 trouxe à nossa vida foi a mudança da nossa unidade monetária com o escudo a dar lugar ao Euro, como também sucedeu em mais onze países da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo e Países Baixos). Desde 1999 que se podia efectuar pagamento em cheques e transferência de bancar em Euros mas foi só no dia 1 de Janeiro de 2002 que por fim começámos a ter as novas notas e moedas do Euro nos nossos bolsos, com cada euro a valer por 200,482 escudos. Euros e escudos coexistiram durante dois meses até que a partir de 1 de Março, os escudos perderam a sua validade monetária, passando a ser souvenirs.


O tempo acabaria por demonstrar que a ideia de uma unidade monetária pan-europeia era muito bonita em teoria mas com diversas vicissitudes na prática e de vez em quando, a longevidade do Euro é questionada. Mas vinte anos depois, ainda por cá continua o Euro. Actualmente são dezanove os países da zona Euro, sendo também a unidade monetária de alguns estados não-membros da União Europeia: Andorra, Mónaco, Montenegro, São Marino e o Vaticano. 

Mas regressando a 2002, o país dividiu-se entre aqueles que desde logo quiseram pagar e andar com euros e os que se agarraram aos escudos até às últimas. Eu fui dos primeiros. Lembro-me que ainda na primeira semana, eu fui a um banco trocar uma nota de 5000 escudos que recebi no Natal e com parte dos quase 25 euros recebidos, eu comprei o CD da banda sonora do filme "Moulin Rouge". 

Desde já, um bom ano de 2022. E se acham que me esqueci de um facto ou acontecimento importante de 2002, digam aí nos comentários ou no Facebook da Enciclopédia de Cromos. 




Bónus: "2002" Anne-Marie 




Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

3 comentários:

  1. Gosto por exemplo do Asereje e embora não seja fã desse disco até gostava de alguns temas. Gosto de algum pop-rock espanhol e até de alguns temas ligeiros mas é mais raro. Não gosto da maioria dos nomes espanhóis indicados (por exemplo dos pertencentes ao programa Operação Triunfo) ou até de Raul ou Chayanne de que não era fã. :) Admira-me não aparecer o álbum de Shakira. O facto do lançamento ainda ter sido em finais de 2001 pode fazer esquecer a repercussão em 2002 mas o sucesso foi posterior em muitos dos mercados. Por exemplo na Inglaterra esteve de 16.03.2002 a 22.02.2003. Os discos portugueses não serão dos mais marcantes do ano. "Camara Lenta" é apenas uma compilação dos temas mais lentos dos GNR. "Euforia" é ao vivo com uma orquestra. Cabeças no Ar não correu tão bem como os Rio Grande. Embora "A Seita tem um radar" tenha tido algum airplay e "Primeiro Beijo" se tenha tornado um novo clássico para Rui Veloso mas muitos ouvintes nem associam ao grupo. Pedro Abrunhosa voltou a ter um grande sucesso como referido. Gostava muito mais de música portuguesa do que da internacional. Destacaram-se nomes como Sam The Kid ("Sobre(tudo)" a vir de 2001 e Beats Vol. 1 em 2002), Coldfinger, Maria João e Mário Laginha (Undercovers) ou Bulllet.

    ResponderEliminar
  2. A Patricia Manterola não é espanhola mas mexicana e Que el ritmo no pare foi o genérico da Volta a Espanha de ciclismo naquele ano. De facto, o público do concurso La ruleta de la suerte (A roda da sorte apresentada pelo ex-Mister Espanha e basquetebolista Jorge Fernández) a canta com muita frequência enquanto os três concorrentes giram a roda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu sei que ela é mexicana mas não disse que ela era espanhola, só que essa música fazia sucesso em Espanha na altura.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...