quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Um Conto de Natal do Mickey (1983)

 por Paulo Neto

O conto "A Christmas Carol", ou "O Cântico De Natal", de Charles Dickens, originalmente publicado em 1843, é por demais conhecido de tantas vezes que já foi adaptado em teatro, televisão e cinema (quer em live action, quer em animação). O meu primeiro contacto com a história do avarento Ebenezer Scrooge foi num telefilme de 1984 com George C. Scott (o actor que famosamente rejeitou o Óscar que ganhou por "Patton") no principal papel, que a RTP1 exibiu no dia 22 de Dezembro de 1988, um dia antes da estreia em Portugal do filme "Scrooged" (com o infeliz título tuga de "SOS Fantasmas") uma adaptação modernizada de "O Cântico De Natal" protagonizado por Bill Murray.




No entanto, foi no Natal de 1991 que eu descobri aquela que seria de longe a minha adaptação preferida de "O Cântico de Natal", quando eu e o meu irmão recebemos de presente a cassete VHS "O Natal de Mickey Mouse" que continha "Um Conto de Natal do Mickey" ("Mickey's Christmas Carol"). Tratava-se de uma featurette (termo que designa um filme maior que curta-metragem mas menor que uma longa metragem) de 1983 de cerca de 26 minutos, com produção e realização de Burny Mattinson onde as várias personagens de Disney desempenhavam as personagens do conto de Dickens, cujos momentos mais dramáticos da história eram atenuados com o típico humor Disney. Este era o primeiro lançamento cinematográfico da Disney com o Rato Mickey desde 1953. 




A nossa VHS continha verdade quatro curtas-metragens Disney de temática natalícia, sendo que "Um Conto de Natal do Mickey" era a terceira e a mais longa. As duas primeiras faziam parte da série "Silly Symphonies" e não tinham diálogo, apenas música e sons: "The Night Before Christmas" (1933) e "Winken, Blinken & Nod" (1938) e a quarta era "Pluto's Christmas Tree" (1952) em que o Mickey leva para casa uma árvore de Natal que vem-se se a saber ser aquela onde vivem o Tico e o Teco que fazer das suas para irritação do Pluto. Tal como "Um Conto de Natal do Mickey", esta curta-metragem era dobrada em português do Brasil. O meu irmão gostava tanto destas quatro histórias que viu a nossa cassete incontáveis vezes (muitas delas comigo) ao longo do ano inteiro, incluindo no pico do Verão. 



Mas de volta a "Um Conto de Natal do Mickey", impunha-se que fosse Tio Patinhas a fazer de Ebenezer Scrooge, pois o seu nome original é Scrooge McDuck. Na Londres Vitoriana, reina a alegria da quadra natalícia, excepto para o ganancioso e avarento Scrooge, dono de uma firma de contabilidade e agiotagem, que só a muito custo permite que o seu mal-pago mas leal empregado Bob Cratchit (Rato Mickey) tire meio dia de folga no Natal, rejeita o convite do seu sobrinho de Fred (Pato Donald) para a Ceia de Natal e recusa o apelo de dois colectores de peditórios para os pobres. 



Nessa noite, ao regressar a casa, Scrooge recebe a visita do fantasma de Jacob Marley (Pateta), o seu antigo sócio que morrera sete anos antes, que revela que devido à sua ganância foi condenado no Além a vaguear com um monte de correntes e que o avisa que caso não mudar, Scrooge sofrerá semelhante destino. Marley avisa ainda que nessa noite três espíritos o irão visitar.
O Fantasma do Natal Passado (o Grilo Falante) recorda-lhe os tempos em que Scrooge era jovem e mais generoso que numa festa de Natal conheceu Isabel (Margarida), o amor da sua vida. Porém o namoro acabou quando ele se tornou mais ganancioso e escolheu o dinheiro em vez do amor dela, perdendo Isabel para sempre. 



O Fantasma do Natal Presente (o Gigante de "Mickey e o Pé de Feijão") leva-o a visitar a Consoada da família de Bob Cratchit, onde apesar da pobreza em que vivem e da pouca comida na mesa, todos estão felizes por estarem juntos. Scrooge fica sensibilizado com Tiny Tim, o filho debilitado de Bob, a quem o Fantasma prevê que ele não viva muito mais tempo caso a situação da família não mude.
O Fantasma do Natal Futuro (Bafo De Onça) transporta-o para o cemitério onde revela a Scrooge que Tim morreu com a sua família chorosa diante da sua campa. Depois, a conversa de dois coveiros que comentam que ninguém apareceu no funeral do defunto cuja sepultura estão a cavar chama a atenção de Scrooge, que verifica com horror que se trata da sua própria sepultura, para onde o Fantasma o atira.



Após esta experiência, Ebenezer Scrooge acorda na Manhã de Natal como um homem completamente mudado. Como tal, dirige-se a casa dos Cratchit com um saco cheio de comida e brinquedos, não sem antes fazer um generoso donativo aos colectores que rejeitara no dia anterior e aceitar o convite de Fred para o jantar de Natal. Em casa dos Cractchit, Scrooge finge que continua o mesmo e que só trouxe mais roupa para lavar mas quando os filhos descobrem os brinquedos no saco, Scrooge revela que não só vai aumentar o seu salário como fazer dele o seu sócio. O filme acaba com Scrooge sentado numa cadeira e pegando Tiny Tim no colo que diz a famosa última frase do conto: "E que Deus abençoe a todos nós!".    

Também presentes na featurette aparece a Minnie como a mulher de Bob Cratchit e versões jovens do Mickey e da Minnie como os seus filhos, enquanto a Vovó Donalda, o Huguinho, o Zezinho, o Luisinho, o Gansolino, a Clarabela, o Tico e o Teco podem ser vistos na cena da festa de Natal em que Scrooge e Isabel se apaixonam bem como os Três Porquinhos a cantarem na cena inicial. Também foram incluídas várias personagens do filme "As Aventuras de Ichabod e do Sr. Sapo", nomeadamente o Sr. Sapo como Fezziwig, o antigo patrão e mentor de Scrooge, o Rato e a Toupeira como os colectores de peditórios para os pobres e as Doninhas como os coveiros do cemitério. 

"Um Conto de Natal do Mickey" foi exibido nos cinemas em 1983 em conjunto com uma reexibição de "O Livro Da Selva" no Reino Unido e de "Bernardo E Bianca" nos Estados Unidos, tendo depois sido incluída em várias antologias para televisão e vídeo. Foi também nomeada para o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação. Na versão original, este foi o filme em que Alan Young se estreou como a voz oficial do Tio Patinhas (Bill Thompson, a voz inicial, falecera em 1971), que continuaria a sobrar até ao fim da sua vida em 2016, nomeadamente na série "Duck Tales". 


Trailer:



Making of:






Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...