segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Thundercats (1985-88)

 

"ThunderCats". Quem não se recorda das lutas destes felinos liderados por Lion-O contra a terrível múmia Mumm-Ra que queria conquistar o mundo? Nos EUA estreou em 23 de Janeiro de 1985, e em Portugal passou nos nossos pequenos ecrãs com o nome “Os Super Gatos” em finais dos anos 80 na RTP1, mais concretamente desde o dia 1 de Novembro de 1988, substituindo "Histórias Fantásticas de Ray Bradbury" nas terças-feiras  à tarde. 
 
 No "Diário de Lisboa" de 29-10-1988, a programação para o dia em que estreou:
Na programação do jornal "Comarca de Arganil" está referenciado como "Thunder Cats":


O vídeo do genérico e a música ainda me arrepiam a espinha…
 


"Thunder! Thunder! Thundercats! Hooooo!"

 

No meio da década de 80, a série animada ultra-popular do He-Man e seus amigos musculosos estava no fim e ThunderCats emergiu como uma das alternativas a conquistar os fãs, e vender bonecos e merchandising, é claro.
Como vimos acima, começava com um genérico inicial bem dinâmico, fruto da animação do estúdio japonês "Pacific Animation Corporation" ("Silverhawks").
Outra vantagem sobre o He-Man é que tinha nudismo. Mais ou menos, porque no primeiro episódio, podemos ver Cheetara e os companheiros em pelota, afinal, os gatos não usam roupa (e geralmente não andam em duas patas e nem têm tecnologia avançada. 
 

Pelo menos os meus gatos só comem e dormem)... Mas depressa ficam púdicos e vestem-se a rigor para combater a múmia imortal Mumm-Ra e os seus mutantes malignos ao longo de 130 episódios repartidos por 4 temporadas. 

 
Em 2011 estreou uma maravilhosa série que recontava a história dos Thundercats para um público mais velho, mas infelizmente foi cancelada por baixas audiências. [Vídeo
Em 2020 foi arquitectada uma nova versão, direccionada a "bebés" que não consegui ver mais que 5 minutos. E teve o mesmo destino da de 2011, o cancelamento.


Mais recentemente consegui completar a colecção de calendários de bolso da Impala, que eu havia começado a juntar no final dos anos 80. Além dos calendários, existiu em Portugal a obrigatória caderneta de cromos, e os bonequinhos monocromáticos incrustados nos bolinhos de chocolate, que tantas saudades deixaram.
Não tirei fotos dos meus exemplares da colecção de monocromáticos, mas podem apreciar os da colecção de Paulo Fajardo (do podcast "VHS"):


Entre outros elementos da minha colecção pessoal de Thundercats, aprecio bastante estes pequenos PVCs que comprei na França:

Tenho também um storybook em versão britânica que hei-de partilhar noutra altura.


Um pequeno documentário com a história da criação dos Super Gatos, Thundercats:





Texto original publicado no Tumblr da Enciclopédia de Cromos: "ThunderCats" (1985-88)

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

1 comentário:

  1. A animação da intro dos Thundercats era fantástica. Lembro-me muito bem de ser no segundo canal e 'depois de almoço'. Ficava vidrado com isto e foi daquelas pérolas de infância que mal tive acesso à internet tentei encontrar. Esses bonecos, tantos que povoavam as casas do pessoal todo, desde primos, colegas da escola ou amigos do prédio...Os bolos eram shortcakes da Dan Cake ou estou a fazer confusão?

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...