quinta-feira, 26 de agosto de 2021

O Diário Da Princesa (2001)

 por Paulo Neto

Desde pequenos que nos contaram histórias sobre príncipes e princesas, e decerto que todos nós já imaginámos como seria pertencer à realeza e como tal viver uma vida com o respectivo fausto. Isto apesar da realidade também nos ter apresentado histórias sobre a realeza um pouco por todo o mundo que nos confirmam que um título monárquico e fortuna a condizer não são sinónimos de felicidade. 


Seja como for, histórias sobre realeza dão sempre pano para mangas e em 2001, surgiu um filme com a chancela da Disney sobre a premissa de uma adolescente comum que de repente descobre que é uma princesa. "O Diário Da Princesa" foi dirigido por Garry Marshall (para sempre recordado como o realizador de "Pretty Woman"), baseado no romance jovem-adulto de Meg Cabot publicado no ano anterior, com Anne Hathaway e Julie Andrews nos principais papéis. Whitney Houston foi um dos três nomes na lista de produtores. 


Amelia Mignonette Thermopolis (Hathaway), ou simplesmente Mia, é uma adolescente que vive com a sua mãe Helen (Caroline Goodall), uma artista plástica, e o seu gato Fat Louie numa estação de bombeiros abandonada em São Francisco. Mia frequenta um colégio particular onde os seus únicos amigos são a excêntrica Lily Moscovitz (Heather Matarazzo) e o irmão dela, Michael (Robert Schwartzman), que toca numa banda. Devido ao seu aspecto nerd e à sua timidez, Mia é semiexcluída pelos outros alunos do colégio, passando despercebida aos olhos de Josh Bryant (Erik von Detten), por quem tem um fraquinho, e sofrendo bullying por parte da arrogante Lana Thomas (Mandy Moore), a namorada de Josh.



Até que certo dia, Mia conhece a sua avó paterna Clarisse Renaldi (Andrews), que não é nada menos que a Rainha-Mãe do pequeno reino europeu de Genóvia (que aparentemente é um misto de Andorra e Mónaco), que lhe revela que, devido à morte do seu pai Philippe, ela é a herdeira ao trono. No passado, Helen e Philippe apaixonaram-se mas separaram-se antes de Mia nascer porque ele quis ficar em Genóvia e ela queria seguir a carreira artística, tendo combinado que ela ficaria com a filha na América para que Mia tivesse uma infância normal, só lhe revelando a verdade quando ela atingisse a idade adulta. 



Chocada com tantas revelações, Mia a princípio rejeita a herança e em ter lições de como ser princesa com Clarisse, mas persuadida pela mãe, aceita as lições e saber mais sobre o que significa reinar em Genóvia para tomar uma decisão.




A muito custo e perante a exasperação da avó, Mia lá vai aprendendo a se comportar como uma princesa e graças à arte de Paolo Puttanesca (Larry Miller), passa de uma caixa-de-óculos de cabelo superfrisado a uma bonita jovem. Além disso, Mia simpatiza com Joe (Hector Elizondo), o chauffeur de Clarisse, que se torna uma figura paterna para ela.  Apesar da sua mudança de visual causar algum burburinho no colégio, a verdade só vem ao de cima quando, após Paolo ter dado com a língua nos dentes, os paparazzi começam a perseguir Mia. Tudo isto levam-na, entre outras coisas, a descurar da amizade com Lily. 
As coisas pioram ainda mais quando numa festa na praia Josh aproveita-se de Mia para se tornar famoso, beijando-a à frente dos fotógrafos e Lana humilha-a fazendo com que Mia seja fotografada usando nada além de uma toalha.

Mas quando tudo parece perdido, Mia acabará por demonstrar que afinal tem a coragem e a nobreza para subir a um trono, e pelo caminho, descobre que é de Michael que ela realmente gosta. 

Do elenco ainda fizeram parte Sandra Oh como a Vice-Directora Gupta, Sean O'Bryan como o professor de Inglês de Mia que se interessa por Helen e Patrick Flueger, um colega de Mia e Lily com talento para truques de magia. Gerald Hathaway, pai de Anne na vida real, fez de Philippe em fotos e flashback. É um filme bem simpático que cumpre plenamente a sua função de entreter.

"O Diário da Princesa" foi um inesperado sucesso de bilheteira, catapultando Anne Hathaway para o estrelato e apresentado Julie Andrews a uma nova geração. Devido ao filme e à série de livros dos quais foi adaptado, Meg Cabot tornou-se uma das principais referências da literatura young adult. 

Em 2004, surgiu a sequela "O Diário da Princesa - Noivado Real". Segundo consta, um terceiro filme está na calha. 

Trailer:

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...