domingo, 13 de dezembro de 2020

Major Alvega (1998-1999)


Celebrizada por ser gravada totalmente com actores e adereços em frente ao ecrã verde ( “green screen”) para permitir usar cenários artificiais, com um visual de banda desenhada, visto que a série era a adaptação da BD do piloto luso-britânico “Major Alvega”, a versão aportuguesada do britânico “Battler Britton” (criado em 1956). 

 
Fiquei surpreendido por descobrir recentemente que foi distribuída internacionalmente, com o título "Ace London"(1).
Este conceito de cenários virtuais foi aperfeiçoado mais tarde no filme "Sky Captain".


Genérico inicial de "Major Alvega":

Várias sequências da série:



Estas aventuras em imagem real surgiram no ecrã em 1998, mais de uma década depois do final da publicação das revistas em Portugal. Com os 26 episódios distribuídos por 2 temporadas, narrados pelo histórico Fernando Pessa ( “e esta, hein?”), Ricardo Carriço era o protagonista, o valente Major  Jaime Eduardo de Cook e Alvega. No lado dos vilões, o inesquecívelmente histérico - e hilariante - Von Block (António Cordeiro) que me ensinou algumas palavras em alemão - “Schnell!Schnell!” - e a mais belíssima nazi, a fräulein Helga Schmidt (Rosa Bella) dividida entre o dever para o Reich e a atracção pelo inimigo Alvega.
No Youtube podem encontrar vários dos episódios [Youtube: Major Alvega].
No fantástico RTP Arquivos é possível ver uma pequena peça de 1992 no Canal-1 sobre a pré-produção para levar "Major Alvega" ao pequeno ecrã: "Major Alvega, herói banda desenhada".


Texto Original: "Major Alvega [1998-99].

Um relato mais detalhado sobre a produção, estreia e distribuição das duas temporadas no Imaginário 289:


Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...