quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Roger Ramjet - O Roger A Jacto (1965-69)

por Paulo Neto

Não me recordo se esta série deu antes ou depois, mas lembro-me muito bem de quando foi exibida pela RTP1 algures no início dos anos 90 numa altura em que antecedendo o Vitinho e quejandos (ou até às vezes em vez dos ditos), o primeiro canal exibia um episódio de desenhos animados à hora dos mais pequeninos se irem deitar. Foi também nesse espaço que vimos por exemplo algumas séries clássicas da Hanna-Barbera como "Pepe Legal", "Wally Gator" e "A Tartaruga Touché".


"Roger Ramjet", ou em português "O Roger A Jacto", era uma série já antiga, produzida nos anos 60 mas que ainda entretinha bastante e eu e o meu irmão gostávamos de ver. Até porque, como o meu irmão chama-se Rogério (como o nosso pai), ele sempre sentiu alguma afinidade em relação a personagens ou celebridades com o equivalente anglo-saxónico do seu nome (por exemplo, o actor Roger Moore). Aliás creio que só o categórico patriotismo bem americanista da personagem principal é que terá impedido o aportuguesamento total do nome para Rogério A Jacto.



A personagem-título da série é um herói justiceiro bem patriota que combate vários malfeitores e os seus planos malvados para dominar o mundo. No entanto, Roger Ramjet não prima pela inteligência e por vezes cai que nem um patinho nas armadilhas dos vilões. Felizmente ele tem como apoio um grupo de jovens assistentes, o American Eagle Squadron (em português "os Águias da América"), composto por três rapazes que tal como ele guiam aviões: Yankee, Doodle e Dan, e uma rapariga, Dee, que assistia na base das operações ao lado do General Grassbottom. (Os nomes dos quatro provém da famosa cantilena patriótica americana "Yankee Doodle Dandy", da qual a canção do genérico é adaptada). Apesar de serem bem mais espertos que o seu líder e geralmente serem eles a resolver a alhada, estes quatro jovens admiram Roger Ramjet e no fim de contas, costumava ser ele próprio a dar o toque final, tomando uma pílula que lhe dava a força de vinte bombas atómicas durante vinte segundos, que chegava e sobrava para dar uma valente coça nos inimigos.







Ao todo, foram produzidos 165 episódios de cerca de cinco minutos ao longo de cinco temporadas, originalmente exibidos nos Estados Unidos entre 1965 e 1969. Apesar da animação já parecer muito tosca para os meus olhos de telespectador no início dos anos 90, o humor subversivo e o ritmo acelerado da acção de cada episódio tornavam na série ainda boa de ser ver. Outro aspecto da série foi a forma como parodiou celebridades da época ou personagens cinematográficas, geralmente nas personagens vilãs, como Zsa Zsa Gabor, Burt Lancaster, Bela Lugosi, Boris Karloff e os Beatles.


O blogue Desenhos Animados Esquecidos refere um episódio na dobragem portuguesa em que um dos vilões chama o protagonista de "Roger a Jeto", ao que este corrige para "A Jacto!" e a certa altura o narrador fica baralhado e começa também a referir-se a ele como "Roger A Jito" e outras pronúncias erradas para grande irritação do herói.

Não encontrei nenhum episódio com a dobragem em Português de Portugal por isso seguem-se alguns episódios em inglês:










Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...