segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Começar De Novo (1999-2002)

por Paulo Neto

Ainda hoje quando duas pessoas tomam a decisão de se casarem, certamente acreditam que é algo que pretendem levar para o resto das suas vidas. Mas entretanto a vida vai dando voltas, as pessoas mudam e às vezes nem todo o amor e a determinação do mundo podem evitar o fim de um casamento e o divórcio é algo cada vez mais comum. (Segundo os mais recente dados, 58 em cada 100 casamentos em Portugal acabam em divórcio.) Claro que muitas vezes o amor oferece uma segunda oportunidade, mas começar de novo com toda uma história de casamentos anteriores e filhos neles gerados é tudo menos fácil.



Foi essa premissa, cada vez mais habitual na nossa sociedade, que deu o mote à série "Começar De Novo" ("Once And Again" no original) exibida nos Estados Unidos em três temporadas entre 1999 e 2002. Em Portugal passou na RTP2 entre 2001 e 2004. Um dos criadores da série foi Edward Zwick, realizador de filmes como "Lendas Da Paixão" e "Diamante de Sangue".
A série passava-se numa cidade do estado de Illinois não muito longe de Chicago e contava a história de amor que nasce entre dois divorciados e as suas consequências não só nas suas vidas, mas também dos seus filhos, dos ex-cônjuges e de outros familiares. 



Lily Manning (Sela Ward) está recém-separada do marido Jake (Jeffrey Nordling), após ter descoberto as infidelidades deste. Os dois têm duas filhas, a insegura Grace (Julia Whelan) de 14 anos e a precoce Zoe (Meredith Deane) de 9 anos. Lily tem uma livraria chamada "My Sister's Bookstore" que gere com a sua irmã Judy (Marin Hinkle). Entre a mágoa pelas traições do marido, as pressões dos seus pais, as crises de adolescência de Grace, as inconstâncias amorosas de Judy e a esquizofrenia do irmão Aaron (Patrick Dempsey), Lily acredita que não teria tempo nem oportunidade para se apaixonar de novo.
Mas é isso precisamente que acontece no dia em que conhece Rick Sammler (Billy Campbell) durante uma reunião de pais. Rick é um arquitecto divorciado há três anos de Karen (Susanna Thompson) uma advogada pública de quem teve dois filhos: Eli (Shane West) de 16 anos, um rapaz popular do mesmo liceu de Grace que tem dificuldades de aprendizagem e Jessie (Evan Rachel Wood), de 12 anos que ainda sofre com a separação dos pais. 


À medida que Rick e Lily vão assumindo a paixão, vão se apercebendo que essa decisão afecta todos à sua volta, dos filhos (Grace e Jessie ainda sonham com a reconciliação dos respectivos pais) aos colegas de trabalho.    



O que eu mais gostava na série, e que aliás era o que a distinguia das outras, eram as cenas tipo confessionário, filmadas a preto e branco, num cenário neutro em que as personagens falavam das suas memórias e revelavam os seus pensamentos mais íntimos. A princípio essas cenas eram só com os dois protagonistas, mas aos poucos as outras personagens foram tendo essas cenas e às vezes apareciam mais que uma.



Entre as storylines que atravessaram os 63 episódios da série destaque para: quando Rick se deixa tentar pelo projecto megalómano de um cliente milionário (uma personagem que também apareceu na série "Os Trintões") e que põe em risco a sua carreira e as suas relações familiares; quando Jessie se apaixona por uma colega, Katie (Mischa Barton), naquele que foi um dos primeiros romances adolescentes lésbicos numa série americana; o envolvimento de Judy com Sam Blue (Steven Weber), um sócio de Rick, que termina quando ele lhe confessa que é casado, e que mais tarde é recuperado quando ele está divorciado; a luta de Karen contra a depressão; o crush algo obsessivo de Grace por um professor (Eric Stolz) e Jake a ser de novo pai quando Tiffany (Ever Carradine), uma das suas amantes, lhe revela que está grávida. A série terminou com um final em aberto que Rick e Lily, entretanto já casados, a terem de tomar decisões que pode mudar o rumo das suas vidas, já que ele tem uma oferta de trabalho na Austrália e ela para apresentar um programa nacional de rádio. Na cena final, Lily anuncia que está grávida.



"Começar de Novo" recebeu nomeações para diversos prémios, tendo Sela Ward ganho um Globo de Ouro e um Emmy para Melhor Actriz em Série Dramática em 2000. Este foi também o papel mais reconhecido de Billy Campbell após ter protagonizado o filme "As Aventuras de Rocketeer" e a série  revelou jovens talentos como Evan Rachel Wood e Shane West, actualmente já com larga carreira em televisão e cinema.

Genérico:


Alguns episódios com legendas em Português (do Brasil):



   

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...